• Busca
  • Esqueceu a senha?

Esperança Natalina para o Brasil e o Mundo

Infelizmente o Brasil vive uma crise institucional e política como há anos não se via. O gigante havia acordado (1), mas infelizmente aquilo que parecia um vôo seguro rumo a um país mais desenvolvido e igual se tornou em uma decolagem desastrada (2) que vitimou o sonho, a esperança e as promessas de um país mais sério, instalando descrédito generalizado.

Alguns colocam a sua esperança no partido X, no próximo governo, no candidato Y. Outros desistem do país e consideram a melhor saída aquela do aeroporto. Outros se entregam a vandalismos e à desonestidade exemplificada por engravatados que deveriam cuidar do país em vez de espoliá-lo.

Há esperança?

Sim! Há esperança porque ela não depende de partidos, governos, homens, mulheres, filosofias ou avanço científico. A esperança de um país e mundo melhor só existem “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.

Na época em que as nações eram governadas por reis, havia uma alegria especial quando o rei tinha um filho homem. Era a garantia da continuidade daquela dinastia e o evento era comemorado por todos. Os capítulos 7—11 de Isaías colocam o foco no nascimento de crianças. A salvação virá por meio do filho da virgem chamado Emanuel (Deus conosco) e do rebento de Davi.

O capítulo 8 termina falando de caos, desgoverno, fome, angústia e opressão, resultados de uma nação que buscava respostas no ocultismo de necromantes. O capítulo 9 começa com uma boa notícia: “Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos… O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.” (Isaías 9.1-2).

O que mudaria a situação de opressão de forma tão radical? O nascimento de um menino, um príncipe, cujo reino será interminável e de paz. Se a solução não pode estar vinculada aos homens que se corrompem, porque esse há esperança nessa criança?

Há esperança porque ele não é corrompido como um de nós. Ele não coloca os seus interesses próprios à frente dos interesses do povo, mas até mesmo em seu nome anuncia suas credenciais. Ele se chama “Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”.

Sendo Maravilhoso Conselheiro, ele tem a palavra certa de consolo e de restauração em meio às tribulações e pecados. Sendo Deus Poderoso ele tem poder sobre as forças da natureza, do corpo e espirituais. Sendo o Pai Eterno ele tem poder sobre a morte, o céu e o inferno. Sendo o Príncipe da Paz ele instaurará Shalom (harmonia cósmica) no tempo oportuno e pode trazer shalom existencial para você hoje, enquanto ele não instaura o seu reino visível na terra.

Jesus é o rei esperado. Ele é aquele cujo nome é “Maravilhoso Conselheiro[1], Deus Poderoso[2], Pai Eterno[3], Príncipe da Paz[4]”. A esperança não está na direita, nem na esquerda. Não existe esperança verdadeira do fim da corrupção no Brasil e no mundo enquanto os governantes forem pecadores como nós.

O menino-rei nasceu, cresceu, viveu, morreu e ressuscitou. Deus garante que Ele voltará. Então, será instaurado um reino perfeito com justiça e retidão que procedem da verdade. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso. “Cantai e exultai, o Messias chegou!” Jesus Nasceu! Ele voltará! Feliz Natal!

 

 

 

_______________________________________________

João Paulo Thomaz de Aquino é casado com Juliana, pai de João Jr., Maria Eduarda e Gabriel. É pastor presbiteriano e professor do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper (CPAJ), doutor em ministério pelo CPAJ/RTS e doutorando em Novo Testamento pela Trinity Evangelical Divinity School.

[1] Leia sobre Jesus como Maravilhoso Conselheiro: Lucas 12.22-32 (não andeis ansiosos) - A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.
João 8.10-11 (perdão de pecados / restauração) - Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.
Mateus 11.28-30 (descanso) - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
João 14.16-18 (consolo) - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.


[2] Leia mais sobre Jesus como o Deus Forte: Mateus 8.23-27 (Poder sobre a Natureza) - Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! 26 Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. 27 E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?
Lucas 9.37-43a (Poder sobre  o Sobrenatural) - No dia seguinte, ao descerem eles do monte, veio ao encontro de Jesus grande multidão. E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; um espírito se apodera dele, e, de repente, o menino grita, e o espírito o atira por terra, convulsiona -o até espumar; e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado. Roguei aos teus discípulos que o expelissem, mas eles não puderam. Respondeu Jesus: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco e vos sofrerei? Traze o teu filho. Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai. E todos ficaram maravilhados ante a majestade de Deus.
Mateus 8.1-4 (Poder sobre as doenças) - Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou -o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra. Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo.
Mateus 28.1-7 (Poder sobre a morte) - No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve. E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos. Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia. Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. É como vos digo!


[3] Jesus como Pai da Eternidade: Mateus 24.29-31 (Jesus voltará) - Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.
Mateus 25.31-43 (Julgará e levará os seus) - Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.
João 11.25 e 26 (Quem crer nele não morrerá) - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?
Lucas 23.39-43 (Ladrão foi para eternidade) - Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu -o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.


[4] Lucas 1.78 e 79 (nos guiará pela paz) - graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
Lucas 24.36 (paz seja convosco) - Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco!
João 14.27 (minha paz vos dou) - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 14.1-3 (não fiquem perturbados) - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
Apocalipse 21.1-7 (Nova Jerusalém) - Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.
Apocalipse 22.1-5 (Nova Jerusalém) - Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.

 

Criado por
João Paulo Thomaz de Aquino
Todos os artigos do autor
Criado por João Paulo Thomaz de Aquino