• Busca
  • Esqueceu a senha?

Dicas e Truques – Otimizando pesquisas e visualizações em Dicionários e Léxicos

Conforme prometido no Artigo anterior, seguiremos trabalhando a otimização de pesquisas em Dicionário e Léxicos, agora, destacando também a exibição de recursos paralelos na mesma Guia, como também, a exibição de resultados estruturados para melhor visualização e compreensão.

Primeiro, veremos como exibição de recursos paralelos na mesma Guia:

Vamos iniciar seguindo o mesmo exemplo do artigo anterior. Abra sua Bíblia Interlinear (ARA) em Mateus 5.1 e consulte o Lema “discípulos” no DNTG (Dicionário do Novo Testamento Grego, a partir do Pacote Prata). Veja na imagem 01 abaixo:

imagem 01

Digamos que agora você deseja pesquisar esse mesmo termo em outros Dicionário e Léxicos sem ter que abrir novas Guias. Para isso basta usar o Conjuntos de recursos paralelos. Ao selecionar essa opção todos os recursos que você possui em sua Biblioteca, que trabalham os termos consultados, aparecerão disponíveis. Basta clicar no recurso desejado para alterná-los na Guia. Veja imagem 02 abaixo:

imagem 02

Segundo, veremos a exibição de resultados estruturados para melhor visualização e compreensão:

Essa opção não está disponível em todos os Dicionários e Léxicos. Isso porque, sua necessidade se destina a recursos mais complexo e exaustivos em suas análises. Infelizmente, não temos nenhum desses recursos em língua portuguesa. Contudo, mesmo em língua inglesa, temos um dos melhores Léxicos do mundo em um dos nossos Pacotes em português: A Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature, 3rd ed | BDAG. Contido no Pacote Platinum.

O BDAG está do lado do Liddell and Scott Greek–English Lexicon | LSJ, como os mais bem conceituados do mundo no estudo dos termos gregos do Novo Testamento e a cultura da época.

Portanto, utilizando o que você aprendeu na dica acima, altere o Léxico para o BDAG.

imagem 03

Agora, para estruturar a exibição do BDAG em forma de Esboço, para melhor visualização do conteúdo, basta configurar os Filtros Visuais, conforme as orientações da imagem 04 abaixo:

imagem 04
Resultado | imagem 05 | Clique para ampliar

É isso! Espero que as Dicas tenham sido úteis para você! Temos a responsabilidade de usar com profundidade os recursos que o Senhor nos concedeu para melhor equipar o povo de Deus! Que seja assim! Até à próxima! Não esqueça de orar pela situação do nosso País e do Mundo!

Deus os abençoe! Até mais!

Pr. Elivando Mesquita.
Orare et Labutare

Criado por
Pr. Elivando Mesquita

Elivando Mesquita é casado com Amanda e pastor da Igreja Batista Reformada em Russas-CE. Formado pelo Seminário Teológico Charles Spurgeon, atualmente cursando Estudos em Teologia Bíblica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Também é um dos articulistas do Blog em português do Software Bíblico Logos.

Todos os artigos do autor
Criado por Pr. Elivando Mesquita