• Busca
  • Esqueceu a senha?

Dicas e Truques: Otimizando pesquisas em Dicionários e Léxicos

Uma parte fundamental dos nossos estudos, seja na produção de aulas, sermões e até mesmo devoções pessoais, é o estudo do significado das palavras em seus mais diversos contextos. Para isso, o Software Bíblico Logos possui uma gama impressionante de Dicionários e Léxicos das línguas originais, traduzidas tanto em português quanto inglês.

Tal necessidade de pesquisa é indispensável até mesmo para aqueles que são profundos conhecedores das línguas originais! Por isso, otimizar nossas pesquisas dos sentidos das palavras são imprescindíveis em nosso labor com a Palavra do Senhor. Entretanto, as possibilidades e diversidades de recursos dependerá do tamanho da sua Biblioteca no Logos.

Primeiramente, precisamos de duas Guias abertas! Uma com a Bíblia Interlinear, já que pesquisaremos línguas originais, e outra com um Dicionário ou Léxico desejado. Vamos trabalhar com o recurso de Interligação das Guias.

Com o propósito de alcançar o maior número de usuários, a demonstração será feita com recursos básicos, tendo em vista pacotes menores, no entanto, sua aplicabilidade alcançará qualquer Dicionário e Léxico de línguas originais com traduções em qualquer língua.

1. Abra o Painel do Recurso. Em seguida, selecione qualquer Conjunto de Interligação. Em nosso exemplo selecionamos o “A”. O mesmo procedimento deve ser executado no Dicionário ou Léxico. Atenção: ambos devem estar interligados com a mesma LETRA!

Tendo realizado essa pequena configuração, basta clicar nas palavras em sua Bíblia Interlinear que o Dicionário ou Léxico mostrará a palavra na língua original com o estudo. Caso possua mais Dicionários e Léxicos e deseja interligá-los para exibir a mesma palavra, basta realizar o procedimento acima de interligação (clique para ampliar na imagem abaixo).

Em nossa próxima dica continuaremos trabalhando para a otimização em pesquisas em Dicionário e Léxicos, como exibição de múltiplos recursos na mesma Guia; exibição dos resultados estruturados para melhor visualização; comparação em recursos paralelos e outros. Enquanto isso, caso ainda não tenha visto, dá uma olhada no artigo anterior sobre o mesmo assunto!

Que a maravilhosa graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você no labor da Santa Palavra de Deus! Até à próxima!

Deus os abençoe! Até mais!

Pr. Elivando Mesquita.
Orare et Labutare

Criado por
Pr. Elivando Mesquita

Elivando Mesquita é casado com Amanda e pastor da Igreja Batista Reformada em Russas-CE. Formado pelo Seminário Teológico Charles Spurgeon, atualmente cursando Estudos em Teologia Bíblica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Também é um dos articulistas do Blog em português do Software Bíblico Logos.

Todos os artigos do autor
1 comentário
Criado por Pr. Elivando Mesquita