• Busca
  • Esqueceu a senha?

Dicas e Truques – Refinando Pesquisas

Por causa da situação atual que o mundo vive (pandemia), algumas porções das Sagradas Escrituras parecem mais especiais aos nossos olhos, isso é natural. É a nossa experiência em contato com o consolo específico da Palavra de Deus. Nisso, Salmo 91 salta aos nossos olhos e oferece alívio ao nosso coração. Diante disso, um artigo em inglês me chamou atenção e gostaria de compartilhar com vocês algo a partir dele, mostrando como desenvolver pesquisas mais específicas e simples.

No verso Salmo 91.14 o Senhor afirma:  

Porque a mim se apegou com amor,

—————- eu o livrarei;

—————- pô-lo-ei a salvo,

porque conhece o meu nome.

Observe o paralelismo! Colori as partes que correspondem para facilitar a compreensão. É muito interessante observar que no paralelismo hebraico a segunda linha (colon) não apenas repete de uma forma diferente o que foi dito na primeira, mas ela desenvolve o conceito da primeira linha com uma característica adicional. Isso é importante porque nos ajuda a compreender de forma mais profunda o que foi proferido na primeira linha.

Por exemplo, entendemos mais plenamente o que significa a mim se apegou com amor quando observamos seu paralelo correspondente, porque conhece o meu nome. Bom, para aprofundar seu estudo você pode estudar melhor o termo conhece (ידע), você perceberá que não significa apenas conhecimento intelectual, embora o paralelismo já deixe implícito.

Contudo, meu ponto é para onde o verso nos chama a atenção. O Senhor diz que o justo conhece o meu nome. Então, você pesquisa todas as vezes que essa expressão aparece:

No entanto, sua pesquisa retornou expressões que não correspondem apenas a pronunciamos de Deus (124). Agora, seu próximo passo é refinar sua pesquisa para retornar apenas os pronunciamentos em que Deus se refere a essa expressão meu nome.

Para isso, você usará o Operador que faz o cruzamento das informações que deseja pesquisar. No inglês o termo é INTERSECT, mas já está traduzido para o português e bem menor, CRUZA. Sua pesquisa ficará assim:

OBS.: Ao iniciar a digitação do termo “Deus“, escolha a opção fornecida pelo Logos. Isso contempla as informações indexadas no software.

Clique aqui para abrir essa linha de pesquisa direto no seu Logos!

Agora, foi localizado somente as referências em que a expressão meu nome é cruzada (se referindo) com o personagem Deus (84). A partir dessa dinâmica você pode mudar para qualquer outra expressão e qualquer outro personagem bíblico. Não há limites!

É isso! Espero que tenha sido útil! Confira outros artigos aqui no Blog para mais Dicas e Truques e acesse o meu Canal no YouTube: https://bit.ly/2Vr3WgZ

Deus os abençoe! Até mais!

Pr. Elivando Mesquita.
Orare et Labutare

Criado por
Pr. Elivando Mesquita

Elivando Mesquita é casado com Amanda e pastor da Igreja Batista Reformada em Russas-CE. Formado pelo Seminário Teológico Charles Spurgeon, atualmente cursando Estudos em Teologia Bíblica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Também é um dos articulistas do Blog em português do Software Bíblico Logos.

Todos os artigos do autor
2 comentários
  • Bom dia!!! O Logos não lista os versículos aplicando o filtro mencionado: “meu nome” CRUZA. Somente encontra os 124 resultados considerando o filtro “meu nome”
    Estou utilizando a Bíblia Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong”.

    • Oi Jorge, obrigado por seu comentário.

      Esses comandos utilizando Operadores como CRUZA precisam ser feitos em alguma Bíblia com o Interlinear, como é o caso da Almeira Revista e Atualizada, a única interlinear em português. Isso porque são necessárias as marcações por traz das traduções.

      Observe que não basta apenas pesquisar pelo nome “Deus”, mas pela marcações . Porque isso faz com que o Logos pesquise por pronomes que se referem a Deus. A linha fica assim: “meu nome” CRUZA .

      Deus o abençoe.

Criado por Pr. Elivando Mesquita