• Busca
  • Esqueceu a senha?

O Pastor e as Ovelhas

Ez 34:31 “Vós, ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto, sois homens, e eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus”.

Seguir a Jesus é andar por onde ele andou, seguir os seus passos, ir por onde ele for. É confiar o rumo de sua vida ao Filho de Deus e obedecer aos seus mandamentos. No contexto bíblico, uma figura que ilustra bem essa questão é a do pastor e suas ovelhas. O pastor guia suas ovelhas pelas veredas dos campos até locais seguros onde elas desfrutam de pastagens e descanso. Ele vai adiante delas e elas o seguem pelo caminho. Elas dependem totalmente dele para encontrar alimento, água proteção e descanso. Quando há mal tempo, ele as conduz para o aprisco, um abrigo seguro para o inverno.

Um texto que ilustra essa relação, e que precisamos olhar de perto, é o conhecido Salmo 23:

Sl 23:1-3 O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Mais do que ser o pastor do rebanho, o texto diz que o Senhor é o “meu” pastor. Ele cuida de mim pessoalmente e dirige meu caminhar por todas as veredas da vida (se eu assim o permitir). Ele é quem me dá direção e supre todas as minhas necessidades. Como discípulo, eu sigo seus passos por por toda parte, ouço sua voz e obedeço. Como é importante ter a revelação de que Jesus é o nosso pastor. Como discípulos, devemos segui-lo bem de perto e estar atentos a todos os seus movimentos. Se seguirmos de longe, não ouviremos a sua vós e podemos nos perder pelo caminho.

Devemos saber também que o Senhor sempre nos guia para um lugar bom. O salmo cita “verdes pastos”, “águas tranqüilas”, “veredas da justiça”. Não é necessário temer pelo futuro, ou ficar preocupado com o nosso destino. Aquele que nos guia, nos ama, e quer o melhor para nós. Seu objetivo não é nos levar à tristeza, ao sofrimento, à angústia ou à morte. Ele sempre nos leva a um lugar de descanso, refrigério e segurança.

Sl 23:4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

O “vale da sombra da morte” não é o objetivo do Pastor. Não é para lá que Ele nos conduz. Esse vale é uma possibilidade – “ainda que” – e não o objetivo final. Em nossa caminhada, muitas vezes precisamos passar por sofrimentos, angustia, dor, tristeza e o “vale da sombra da morte” se torna bem real. Mas lembre-se: esse não é o objetivo final, é apenas uma etapa do caminho até chegarmos ás “águas tranquilas”.
Se entrarmos por esse vale, não devemos temer mal algum, o Senhor estará conosco! Ele é quem nos guiará. Se Ele disser que temos que passar por aí para nos aperfeiçoar, podemos proseguir seguros. A sua vara e o seu cajado vão nos consolar, edificar e mesmo nos corrigir e disciplinar se necessário, pois muitas vezes entramos nesse vale por causa da nossa desobediência, ou por não estar bem perto do Dele. Seja como for, devemos manter nossos olhos no Senhor. Ele é quem nos guia para fora do “vale da sobras da morte”.

Sl 23:5 Preparas uma mesa para mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Quem pode ficar tranqüilo rodeado pelos seus inimigos? Quanto mais sentar-se para comer diante de valentes que desejam a sua morte. Mas com o Senhor estamos protegidos. Ele prepara um banque para nós na presença deles e nos diz: “sente-se e coma tranquilamente. Nenhuma arma levantada contra ti prosperará. Eu sou teu escudo e sua torre forte”. E voltando-se para nossos inimigos diz: “Que ninguém ponha as mãos nele”. Que tremendo é seguir o Senhor. Ele unge nossas cabeças com óleo, mostrando que somos consagrados e separados para Ele. Enche nosso cálice e o faz transbordar. O cálice de vinho faz referência à alegria. Ele nos enche de alegria a ponto de transbordarmos, pois “na presença de Deus há plenitude de alegria”.

Sl 23:6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Seguindo ao Senhor, sua bondade e sua misericórdia virão logo atrás. Eles são o seu suprimento diário para todas as dificuldades do caminho. Em sua presença jamais nos faltarão amor, misericórdia e perdão. Davi registrou essas palavras em adoração, proclamando as benção de sua vida com Deus. Certamente, se nos propusermos a andar bem perto do Senhor, essa também será nossa canção.

 

 

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli