• Busca
  • Esqueceu a senha?

A Edificação do Corpo de Cristo

Ef 4:11-12 Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.
O versículo acima é chave na compreensão da função ministerial, diretamente ligada com a maneira como cada um de nós vai realizar a obra que o Senhor designou.O início do v11 está em conexão com o v8, onde vemos que Ele (Cristo) concedeu dons aos homens. “Concedeu” (em grego ἔδωκεν), significa dar, atribuir, conceder; e “dons” (em grego δόματα), significa presente, algo transferido a uma pessoas sem a necessidade de compensação. Isso significa que o Senhor Jesus designou os ministérios como dádiva, sem que houvesse alguma característica especial ou qualquer mérito na pessoa que o recebe e exerce. É o dom que faz da pessoa um ministro de Cristo e não suas habilidades e competências.
Ninguém pode se tonar apóstolos, profetas, evangelistas ou pastores e mestres por iniciativa própria. É o Senhor quem escolhe e capacita para a obra por meio do dom que ele mesmo concede. Ser pastor e mestre, por exemplo, não é uma questão de iniciativa ou treinamento humano, mas é um ministério que surge por causa do dom concedido pelo próprio Jesus.
Além da função específica de cada um desses ministérios (que não abordarei nesse momento), o texto também aponta para uma função comum para todos eles.  Usando o High Definition New Testament podemos ver que o v12 pode ser estruturado da seguinte maneira:
  • com vistas ao aperfeiçoamento dos santos (1)
    • para o desempenho do seu serviço, (2)
    • para a edificação do corpo de Cristo. (3)
A cláusula (1) é chamada “Elaboration”: uma sentença ou parte de uma sentença que amplifica ou expande a ação da sentença principal (que está no v11). A preposição “para” indica que as cláusulas (2) e  (3) consistem no objetivo da clausula (1). Assim, vemos que o motivo pelo qual Cristo “concedeu” no v11 está na clausula (1), com o objetivo de atingir o objetivo (2), e em seguida (3). Ou seja:
A função comum dos ministérios do v11 é aperfeiçoar os santos, para que eles desempenhem o seu serviço, e assim o corpo de Cristo será edificado.
  • A obra dos ministérios é aperfeiçoar.
  • A obra dos santos é desempenhar o seu serviço.
  • O resultado final é a edificação.
“Aperfeiçoar”, no texto grego é καταρτισμὸνς, cujo amplo significado inclui equipar, preparar, por em ordem.
Essa breve análise nos ajuda a compreender que a missão dos ministérios principais não é, em primeira instância, edificar o Corpo de Cristo, mas aperfeiçoar os santos para que eles edifiquem.
  • O serviços dos santos é a edificação.
  • O serviço dos ministérios é equipá-los, prepará-los, pô-los em ordem.
Isso concorda com os v15-16 que diz:
Ef 4:15-16 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
⇒ O Corpo edifica-se a si mesmo com a justa cooperação de cada parte.
A função dos ministérios é equipar cada parte e colocar cada parte para funcionar. Assim, como registrado também em Cl 2:19, “todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus”.

Recursos logos Utilizados

Guia exegético
Sociedade Bíblica do Brasil. (1999). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Ef 4.11–12). Sociedade Bíblica do Brasil.
Runge, S. E. (2008). In The Lexham High Definition New Testament: Logos Bible Software.
Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli