• Busca
  • Esqueceu a senha?

Vida Eterna em Cristo – Parte 4

Continuação da parte-3

4) Cristo jesus, Nosso Senhor

Rm 6:23 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Mesmo merecendo a morte, recebemos a vida eterna em Jesus Cristo, pela graça de Deus, por que ele é o nosso Senhor! Essa última palavra é muito importante nesse versículo, pois ela estabelece qual a natureza de nossa relação com Jesus: Sendo ele “nosso Senhor”, resta-nos, necessariamente, a posição de “seus servos”. No contexto do novo testamento, as palavras senhor e servo tem os seguintes significados: Senhor (em grego κύριος/kyrios) : Aquele a quem uma pessoa ou coisas pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão; mestre, senhor

  • o que possui e dispõe de algo
  • proprietário; alguém que tem o controle da pessoa, o mestre
  • no estado: o soberano, príncipe, chefe, o imperador romano
  • é um título de honra, que expressa respeito e reverência e com o qual servos tratavam seus senhores
  • título dado: a Deus, ao Messias

(Léxico de Strong) Usando o Estudo de Palavras do Software Logos encontramos que esse termo aparece 714 vezes no N.T., sendo que pelo menos 640 dessa ocorrência se referem a Jesus (segundo o que o NAS Greek dictionary). è de longe o termo mais usado com referencia a Cristo, enqanto a palavra salvador (σωτήρ/soter), ocorre 24x, sendo 14 delas associadas a Cristo (segundo o Manual Greek Lexicon of the New Testament de Abbott-Smith) Servo , por sua vez, traduz frequentemente as palavras gregas διακονος/diakonos ou δουλος/doulos:

  • Diakonos (ocorre 29 vezes): alguém que executa os pedidos de outro, servo de um rei.
  • Doulos (126x): escravo, servo, homem de condição servil; alguém que se rende à vontade de outro.

(Léxico de Strong) Desse modo, dizer que Jesus é nosso Senhor, significa dizer que ele é o dono, chefe e tem o governo sobre as nossas vidas. Por outro lado, dizer que nós somos seus servos, significa que devemos-lhe obediência, honra, respeito, fazendo sempre a sua vontade. Essa é a verdadeira natureza de nosso relacionamento com Jesus:

  • Ele é o Senhor e nós somos os servos.
  • Ele é o Dono e nós somos sua propriedade
  • Ele é o Cabeça e nós somos seu corpo.
  • Ele é o Rei e nós vivemos sob o seu governo.

Cl 1:9-12 Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá- lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria, dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.

Nossas vidas devem ser inteiramente consagradas ao Senhor e nosso procedimento deve refletir a glória do nosso Rei. Nossas palavras, nossos pensamentos, nossos atos, em todos os detalhes devem ser condizentes com a vontade daquele que governa nossas vidas. Na verdades estas coisas denunciam quem é que está no governo de nossas vidas: Jesus, eu, ou mesmo o Diabo.

A boa nova é que mão estamos mais sob o domínio das trevas para vivermos levianamente, muito menos em delitos e pecados. Veja o que Paulo afirma na sequência:

Cl 1:13-14 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

A palavra redenção em grego é απολυτρωσις/apolutrosis, que significa libertar pagando o preço de um resgate. Todos nós vivíamos nas trevas e o nosso mau procedimento nos afastava de Deus. Eramos escravos de Satanás e do pecado, mas Jesus pagou o preço pelo nosso resgate e tornou-se nosso dono. ele é nosso Senhor por direito. Ou somos dele e vivemos para ele, ou ainda permanecemos em trevas.

Cl 1:21-23 Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá- los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Essa é uma reflexão que todos devemos fazer: nosso procedimento tem agradado o Senhor?

Nossas vidas refletem a santidade e a glória do nosso Senhor? é ele quem nos governa?

“Selah”

 

Recursos Logos utilizados:

Estudo de Palavras

Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.

Thomas, R. L. (1998). New American Standard Hebrew-Aramaic and Greek dictionaries

Abbott-Smith, G. (1922). A Manual Greek Lexicon of the New Testament. New York: Charles Scribner’s Sons.

 

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli