• Busca
  • Esqueceu a senha?

O Jugo de Jesus

Todo que precisamos está em Deus. Ele é a única fonte de tudo que é bom. Ele é o soberano, o autor e criador da vida. A Palavra diz que ele entregou tudo a Jesus – a paz, o perdão a salvação, a alegria, o gozo, a sabedoria, a justiça, o juízo, a vida eterna, enfim… tudo. O Pai entregou tudo ao Filho e o estabeleceu como a única fonte de revelação de si mesmo aos homens. Assim, tudo que precisamos é Jesus.

Mt 11:28-30 “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Venham a mim

Jesus olhava para as multidões e via pessoas aflitas, endurecidas, enfermas, cegas pela religião, sobrecarregadas com o fardo pesado de seus pecados, cansadas de viver sob o império opressor das trevas.

E então ele chama: “venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu lhes darei descanso”, convocando a todos a encontrar alivio em sua pessoa. Não importa o que o esteja afligindo ou qual a sua carga, Jesus chama a todos. Nele temos descanso, por isso precisamos ir até ele.

Porém, temos descanso quando tomamos sobre nós o seu “jugo” e “aprendemos” o que ele tem a nos ensinar. Parece paradoxal tomar um jugo sobre si para ter descanso, mas o Senhor complementa dizendo que seu jugo é suave e seu fardo e é leve.

O que é o Jugo?

O “jugo” é um aparato normalmente feito de madeira, que se colocava no pescoço dos bois para puxarem um arado ou uma carroça. Havia jugos para um ou para dois bois. O boi que puxava o arado deveria ser manso e constante, para não se desviar do caminho e estragar a terra, comprometendo o todo trabalho. Quando se desejava ensinar um boi novo e arredio a puxar o arado, costuma-se colocar o animal no mesmo jugo de um boi mais experiente, mais manso e mais forte. Esse boi mais experiente seguia firme e constante no caminho, impondo a marcha, até que por fim, o boi novo e arredio se rendia ao curso constante do boi mais experiente.

Aprender com Jesus

Tomar o jugo de Jesus é se colocar sob o seu governo e senhorio, num discipulado firme com ele. É andar segundo seus passos, obedecendo seus mandamentos e ensinamentos. Jesus nos chama para ir até ele e tomar o seu jugo, remetendo-nos à figura dos bois: Jesus o mais forte e experiente, e nós, ligados a ele pelo jugo, aprendemos a “andar como ele andou”.

Dentre as diversas virtudes de Jesus, o texto acima destaca duas: mansidão e humildade. Tomando seu jugo aprenderemos a ser mansos como Jesus e humildes como Jesus.

Como o jugo se torna suave.

Se tentarmos “puxar” o jugo de nossas vidas sozinhos, nos depararemos com um fardo pesado demais para carregar. Se, porém, nos dispusermos a andar com Jesus, mas teimarmos em continuar fazendo as coisas do nosso jeito, fazermos muita força, ficaremos cansados e não mudaremos o seu caminho.

No entanto, se nos submetermos a ele, e buscarmos em primeiro lugar o seu reino, toda a força para “puxar” o fardo de nossas vidas será feita por ele, que é mais forte e experiente e nossa tarefa apenas segui-lo pelo caminho como verdadeiros discípulos. Assim, encontraremos descanso para nossas almas.

 

Recursos logos utilizados:

The New American Commentary: Matthew
Craig L. Blomberg 

Lexham Bible Dictionary
Yoke: Jermiah K. Garret

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli