• Busca
  • Esqueceu a senha?

O Mistério da Vontade de Deus

Ef 1:4-6 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Um mistério é algo que está escondido. Algo que ninguém sabe o que é, a não ser o detentor do mistério. A vontade de Deus também é um mistério, oculto nele e, desse modo, somente ele a pode revelar. Por isso, nós seres humanos, temos muitas indagações com relação ao que  esta no coração de Deus. Qual a sua intenção para com a humanidade? Por que ele nos criou? Por que ele enviou Jesus? Qual seu plano para a Igreja? Essas perguntas são respondidas quando passamos a conhecer a vontade de Deus, o mistério que só ele pode revelar. O texto acima nos mostra que a vontade de Deus está ligada a um propósito – na verdade um “bom propósito” –  motivo pelo qual ele nos adotou como filhos por meio de Jesus. Cumprindo sua vontade Deus atingirá seu propósito.

Ef 1:9-10 E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Deus revelou o mistério da su vontade e já não há mais segredo. Conforme o texto nos diz, Deus quer “fazer convergir em Cristo todas as coisas”. Sendo a vontade de Deus algo tão importante e central, ligada a seu propósito para toda a raça humana, quando encontramos um texto como esse precisamos focar nossa atenção nele para descobrir o seu significado com precisão. Olhando com atenção, vemos que ele nos apresenta duas ações principais:

  • “revelou”: ação no passado, que informa que o mistério da vontade de Deus já foi desvendado.
  • “fazer convergir”: ação no infinitivo, que expressa o que Deus está fazendo para cumprir sua vontade.

“Fazer convergir” é o ponto central para compreendermos esse tema, e assim, vamos ver como o Software Logos pode nos auxiliar a compreender melhor o significado dessa expressão. Fazendo  uma rápida pesquisa no Guia Exegético, podemos ver que essa expressão é a tradução de uma única palavra grega: ἀνακεφαλαιώσασθαι/anakephalaiosastai. Adicionalmente, o “Theological Dictionary of the New Testament” (electronic ed., Vol. 3, p. 682) nos diz que essa é uma palavra rara tanto no N.T. quanto na literatura extra-bíblica, sendo difícil escolher entre seus diversos significados – razão pela qual temos vária traduções diferentes desse termo tanto nas bíblias em português quanto em inglês.

Tendo seu significado derivado de κεφαλαιον/kephalaion, que significa o mais importante, a coisa principal; anakephalaiosastai traz a idéia de “colocar todas as coisas juntas sob um princípio unificador ou uma pessoa” (segundo o “Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong), que aponta para a intenção de Deus de fazer Cristo o ponto principal e mais importante de tudo o que existe. No entanto, seu significado ainda é mais rico e podemos ter mais clareza sopre o que o apóstolo Paulo pretendia comunicar ao usar essa palavra se analisarmos o contexto no qual ela está inserida, que se desenvolve desde 1:9 até 1:23.

Ef 1:22-23 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

Aqui vemos que Deus designou Cristo como o “Cabeça” (κεφαλὴ /kephale) de todas as coisas, trazendo a ideia de autoridade, comando e governo. Como o “Cabeça” do corpo, Jesus comanda e governa a Igreja com suprema autoridade. Acrescentando isso ao nosso estudo, devemos considerar que kephale é a raiz tanto de kephalaion quanto de anakephalaiosastai, de modo que, seu significado deve ser acrescentado pela força do contexto

kephale -> kephalaion -> anakephalaiosastai

Assim concluímos que:

A vontade de Deus é fazer Cristo o governante supremo de todas as coisas, reunindo tudo debaixo do seu reino (e esse é um processo contínuo, caracterizado pela prefixo “ana”) até o final dos tempos.

Essa análise concorda plenamente com outros textos bíblicos como:

Fp 2:9-11 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Recursos Logos usados:

 

 

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
1 comentário
  • Muito bom Estudo Bíblico! Parabéns! Glória a Deus!

Criado por Ricardo Meneghelli