• Busca
  • Esqueceu a senha?

O Que Significa “Arrependimento”

Mt 4:23 Jesus foi por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo

Mc 1:14-15 Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus. “O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam- se e creiam nas boas novas

Jesus andava por toda parte pregando o evangelho do Reino de Deus, convocando as pessoas ao arrependimento. Essa convocação era parte integrante de sua mensagem e também um requisito para o reino (Lc 13:35). Se era parte do evangelho de Jesus, deve também ser parte do evangelho que pregamos hoje; e se Jesus exigia arrependimento de seus seguidores, certamente o faz também hoje. Porém, a palavra “arrependimento” nem sempre é bem compreendia. Muitos a associam com “remorso”, palavra de origem latina, que traz o sentido de remorder, pesar; sentimento de vergonha ou a reprovação da consciência por haver cometido um erro.

No entanto, o arrependimento bíblico tem um significado muito diferente. Diferente de um sentimento negativo, arrependimento é uma atitude positiva. Usando software Logos, podemos clicar sobre o texto de Mc 1:15 e “abrir” o versículo usando o Guia Exegético. Isso irá expor cada palavra que consta no texto grego e os detalhes semânticos e sintáticos, para que possamos encontrar o significado correto do arrependimento requerido por Jesus.

 Screen Shot 2014-11-27 at 23.39.52

A ferramenta apresenta todas as informações sobre o termo usando diversos Léxicos da biblioteca, inclusive o Léxico de Strong em Português. Clicando no TAG de cada Léxico podemos ver a definição completa de cada termo. Em suma, percebemos que arrependimento, no contexto bíblico, não é o mesmo que remorso. Ele tem um significado importantíssimo para explicar o que deve acontecer quando alguém se torna um cristão.

Arrependimento vem da palavra grega metanoeo, que significa mudança de mente, mudança de coração ou mudança de atitude interior.

Sendo a atitude interior, ou o coração, o agente determinante do comportamento de uma pessoa, o arrependimento requerido pelo evangelho é fundamental para que ela tenha uma nova maneira de viver.

Adicionalmente, o New Bible Dictionary acrescenta que o uso de metanoeo no Novo Testamento é muito influenciado pelo significado do termo equivalente hebraico šûḇ, usado no A,T., que significa voltar, converter, uma mudança básica na motivação e na vida de alguém.

Desse modo, vemos que o arrependimento é uma mudança positiva na atitude e na motivação de uma pessoa pela qual ela se converte de sua antiga maneira de viver, voltando-se exclusivamente para Deus. Isso explica por que o arrependimento é parte integrante da mensagem de Jesus e tão necessário no evangelho que pregamos atualmente.

Recursos Logos Utilizados:

Guia Exegético

Logos Bible Software
https://www.logos.com/features#Guides

Léxico de Strong

Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.

New Bible dictionary

Dunn, J. D. G. (1996). Repentance. In D. R. W. Wood, I. H. Marshall, A. R. Millard, J. I. Packer, & D. J. Wiseman (Orgs.), New Bible dictionary (3rd ed.). Leicester, England; Downers Grove, IL: InterVarsity Press.

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
1 comentário
  • Boa noite, foi muito bom ter encontrado este blog, vai me ajudar bastante no trabalho exegético,

Criado por Ricardo Meneghelli