• Busca
  • Esqueceu a senha?

A Bíblia: um Livro Aberto (1)

Sl 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”

O texto acima afirma a importância da Palavra de Deus na condução de nossas vidas.  Mas será que nós já aprendemos a encontrar os tesouros escondidos nas Escrituras reservados apenas para aqueles que estão dispostos a procurar? Temos procurado na Bíblia a orientação que precisamos para nossa vida pessoal, profissional e familiar? Será que temos a atitude adequada com relação à Palavra de Deus?

Em países onde o evangelho é proibido muitas pessoas clamam por uma Bíblia, mas não tem acesso a ela. Em nosso contexto, muitas pessoas têm mais de uma Bíblia mas não temo habito de ler as Escrituras. Ainda existem outros que leem a Bíblia, mas não a compreendem! É como se ela fosse um livro fechado. Uns a põem embaixo do braço para ir a uma reunião da igreja, outros a deixam aberta na sala de visitas no livro dos Salmos e outros já leram a Bíblia de capa a capa, mais de uma vez, sabem textos de cor, mas apesar de tudo isso ela ainda permanece um livro fechado.

Deus quer fazer da Bíblia um “livro aberto” para você, que comunique vida, que fale ao seu coração!

Como a Bíblia pode se tornar um “livro aberto”

Em Lucas 8:4-15 temos a conhecida “parábola do semeador”. Dentre os vários ensinamentos desta parábola, podemos observar que as sementes caíram em quatro tipos diferentes de solo, que representam quatro atitudes diferentes do coração de uma pessoa com relação a Palavra:

  • Uma parte das sementes caiu “a beira do caminho”, onde o chão é duro e batido, tipificando um coração duro e resistente a Palavra.
  • Outra parte caiu entre as pedras, onde a semente fica na superfície e não atinge o solo, tipificando um coração superficial.
  • Outra parte caiu entre os espinhos, que representam as coisas da vida que nos distraem, nos desviam e sufocam a Palavra, tipificando um coração distraído.
  • Outra parte caiu em solo fértil, tipificando um coração bom, aberto para a Palavra.

Os três primeiros corações estão fechados para a Palavra de Deus e o último está aberto para ela. Para que a Bíblia se torne um livro aberto para você, a mudança precisa começar no coração:

  • Quem tem o coração duro deve reconhecer isso e se arrepender. Deve buscar a Deus e se humilhar e deixar que o Espírito Santo opere a obra da cruz em seu coração. (Salmo 51:10-12)
  • Quem tem o coração superficial recebe a Palavra mas não a retêm, ela não chega a formar raiz. Este precisa manter uma vida de intimidade com Deus em oração e obedecer a Palavra de Deus em todas as circunstâncias de sua vida.
  • Quem tem o coração distraído não deve andar ansioso por coisa alguma e sim buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça (Mateus 6:24-34).  Deve limpar o coração de tudo que o distrai e que tira sua atenção das coisas de Deus (faça uma lista das coisas que ocupam o seu tempo e elimine tudo o que concorre com Deus).
  • Quem tem o coração aberto é como o solo arado e fértil, que tem um sulco aberto onde a Palavra pode cair e frutificar. (Oséias 10:12)

Assim, podemos dizer o seguinte:

  • Coração Aberto  →   Livro Aberto
  • Coração Fechado  → Livro Fechado

Características de um Coração Aberto

1)    Sede da Palavra de Deus

Não é suficiente apenas abrir a Bíblia e ler um trecho. É necessário ter um desejo intenso de que Deus se revele a você em sua Palavra. Se este não for o seu caso, faça disso uma prioridade em suas orações. Peça sede, sabedoria, revelação. (Provérbios 2:1-6, Salmos 19:7-11)

2)    Obediência à Palavra de Deus

Quando Deus destaca certa área de sua vida enquanto você está lendo a Palavra, certamente ele quer alguma mudança e você deve corresponder com sua obediência. Leia Tiago 1:22-25, 1João 2:36, João 15:46-49, Lucas 6:46-49. O que esses textos das Escrituras dizem  ao seu coração?

A seguir: “A atitude correta diante da Palavra”

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli