• Busca
  • Esqueceu a senha?

A Validade Histórica do Novo Testamento

O Novo Testamento tem mais validade histórica do que qualquer livro da literatura clássica. Imagine fazer essa afirmação no meio de pessoas de determinados círculos que normalmente rejeitam a ideia de que a bíblia tem qualquer relevância. Mas porque poderíamos fazer essa afirmação sem medo de estar desprezando as melhores práticas da ciência que estuda o nosso passado relacionado ao presente? Uma das coisas que mais ajuda a verificar a existência e a precisão da tradução de um manuscrito original é a quantidade de cópias existentes atribuídas àquele texto. A precisão de muitos dos clássicos da literatura universal é aferida a partir de menos de uma dezena de cópias existentes. Das obras de Platão, não há mais do que 7 cópias e o manuscrito mais antigo dista mais de 1000 anos do tempo em que Platão viveu. Já para a tradução do Novo Testamento, conta-se com 14000 cópias sendo as mais antigas datando somente uma centena de anos depois dos fatos que relata. Com a comparação desses milhares de manuscritos, pode-se facilmente perceber onde houve um erro de um escriba ou qualquer outra variação de modo a se ter uma cópia precisa. Não se pode fazer o mesmo com uma dezena de cópias. Não só por isso mas considerando esses entre outros tantos argumentos, podemos afirmar a validade e a grande relevância histórica do Novo Testamento.

Quando Logos oferece a você ferramentas para a pesquisa bíblica está fazendo bem mais do que oferecer enriquecimento intelectual e cultural através do estudo de um relevante livro histórico. Nós sabemos que toda a escritura testifica de Jesus Cristo e através dela Deus fala conosco. Sabemos que é importante verificar a historicidade da bíblia mas muito mais importante é saber que ela trata do plano de Deus para através de Cristo nos dar vida eterna.

Nós incentivamos você a buscar o estudo das escrituras em versões e línguas diferentes. Clique no link abaixo e veja um pacote preparado pela Logos para esse tipo de estudo. São 8 bíblias em português e 6 em outras línguas. As possibilidades que um pacote como esse abre em termos de um estudo comparativo são imensuráveis. Adquira a Coleção de Bíblias Logos e bom estudo!

https://www.logos.com/product/32509/colecao-de-biblias

 colecao-de-biblias

COLEÇÃO DE BÍBLIAS LOGOS (14 VOLUMES)

Criado por
klaitonsilva
Todos os artigos do autor
Criado por klaitonsilva