• Busca
  • Esqueceu a senha?

Dicas e Truques – Começando bem com o Logos – III | Filtros Visuais [com vídeo]

Esse Artigo dá continuidade a breve série Começando Bem com o Logos. Assim como os Artigos anteriores, a proposta é oferecer de forma prática, por isso a apresentação com Vídeos, de tópicos e assuntos já abordados no Blog, como também instruir os primeiros passos com o Logos.

Caso ainda não tenha visto os primeiros dois Artigos, dá uma olhada!

  • O primeiro apresenta as Configurações Básicas e a Escolha da Bíblia Principal, clique aqui!
  • O Segundo apresenta a Criação Duplicação de Layouts, clique aqui!

Segundo o meu ranking pessoal, os Filtros Visuais estão na categoria de Recursos Fantásticos de aumento de produtividade. Visto que as possibilidades para criação e utilização desse Recurso são praticamente ilimitadas.

Para você ter uma ideia, todas as linhas de comandos que são utilizadas no Recurso de Pesquisa podem ser usadas para a criação de um Filtro Visual. Marcações Morfológicas, Sintaxe, Identificação de Personagens (dá uma olhada nesse Artigo!), Destaques de notas linguísticas, e muitos outros.

Uma proposta interessante é ter aparato, por exemplo, para uma exegese inicial do texto bíblico, considerando as línguas originais, mesmo olhando à tradução em português.

Além do Artigo mencionado logo acima, você pode conferir outros dois já tratados no Blog:

  1. Descreve as Características do Recurso (Filtros Visuais), propondo um exemplo de filtro, clique aqui!
  2. Oferece dois filtros considerando a Morfologia Hebraica e Grega, basta clicar aqui!

O presente Artigo oferece, em forma de vídeo, o desenvolvimento de outras opções de Filtros Visuais, apontando diferentes modalidades e utilizações. Aproveite:

Que a maravilhosa Graça do Senhor da Igreja seja sempre conosco na devida utilização de tão maravilhosa ferramenta. Que esse software seja um instrumento rico em suas mãos para a Glória do Deus Trino!

Deus os abençoe! Até mais!

Pr. Elivando Mesquita.
Orare et Labutare

Criado por
Pr. Elivando Mesquita

Elivando Mesquita é casado com Amanda e pastor da Igreja Batista Reformada em Russas-CE. Formado pelo Seminário Teológico Charles Spurgeon, atualmente cursando Estudos em Teologia Bíblica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Também é um dos articulistas do Blog em português do Software Bíblico Logos.

Todos os artigos do autor
2 comentários
  • Sou usuário da Logos 9 – Ouro e estou com um problema chatinho. Não consigo abrir estudo da palavra nem pesquisa. Ao clicar sobre o termo que quero explorar, recebo a seguinte mensagem: “Uma ou mais das palavras selecionadas não são suportadas pelo recurso ‘Consultar’ ou você não possui um léxico que contenha uma das palavras. Tente selecionar uma palavra de cada vez.”
    Isso só ocorre com as Bíblias em português. Se estiver lendo na versão americana ESV, por exemplo, o recurso abre normalmente. Alguém pode me explicar o que ocorre?

    • Oi Emmanuel, não estou mais escrevendo para o Logos, mas deixa eu ver se consigo lhe ajudar. Antes, algumas observações:

      ► Essa função deve ser aplicada a Bíblias que possuem a versão de interlinear reverso, a língua original por trás da tradução;

      ► Caso você utilize o Microsoft Windows, ele deve estar completamente atualizado;

      Caso não seja esses os problemas, veja o Fórum que tem ticket relacionado a isso: https://community.logos.com/forums/123.aspx

      Outra opção seria enviar um e-mail para o suporte: portugues@faithlife.com

      Espero que você consiga resolver esse problema! Grande abraço!

      Deus seja contigo!

Criado por Pr. Elivando Mesquita