• Busca
  • Esqueceu a senha?

Perseverar no Senhor

house-rockRm 5:3-5 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Este texto da carta aos Romanos mostra que devemos nos gloriar quando passamos por tribulações, pois elas dão início a uma seqüência que renova em nós a esperança da glória de Deus.

Quando estamos no Senhor e as tribulações vem sobre nós, o Espírito Santo produz em nós perseverança, ou seja , a capacitação para permanecermos firmes no Senhor a toda prova. Perseverando em meio a tribulação é produzida a experiência. Não meramente uma experiência circunstancial da qual se diz: ” Ah…. Já passei por isso, agora posso aconselhar outros.” , mas sim uma experiência com o Senhor em meio a tribulação, onde ele nos concedendo paz, consolo, edificação, provisão, vitória, etc. E finalmente, quando experimentamos do Senhor e meio a tribulação, a nossa esperança se renova, somos edificados e podemos ir adiante no caminho, cheios do Espírito Santo.

A sequencia é a seguinte:

TRIBULAÇÃO → PERSEVERANÇA → EXPERIÊNCIA → ESPERANÇA

É por esse motivo que Paulo nos diz que a tribulação produz em nós “eterno peso de glória”.

Esse tremendo princípio operava profundamente na vida da igreja primitiva (e por ser um princípio, opera ainda hoje). A Igreja que vemos na Bíblia era cheia de esperança, cheia de experiências com o Senhor e cheia do Espírito Santo (em fruto e dons ). O Sobrenatural operava freqüentemente na vida deles. Veja alguns exemplos:

  • Pedro e João na porta Formosa – At 3:1-9
  • O tremor no templo – At 4:31
  • Enfermos eram curados – At 5:12-16
  • Um anjo liberta Pedro e João – At 5:18-20
  • Pedro é solto milagrosamente – At 12:5-11
  • Filipe é trasladado – At 8:39-40
  • Paulo e Silas soltos dos grilhões – At 16:25-26

Existem muitas outras passagens onde podemos constatara operação do poder de Deus entre nossos primeiros irmãos. É importante observarmos também que, apesar dessas grandes manifestações de poder sobrenatural, a igreja bíblica era muito perseguida e enfrentava constantes dificuldades e provações.

At 8:1 Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária.

At 12:1-3 Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; e matou à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, continuou.

A perseguição era real. Eles precisavam se reunir escondidos e, muitas vezes, os guardas dos sacerdotes judeus entravam pelas casas prendendo os irmãos. Alguns morriam pela espada, outros morriam enforcados e ainda outros (na época de Nero, em Roma) eram lançados na arena dos leões.

Agora vem a pergunta: Qual a ligação entre estas duas características da igreja (perseguição e esperança)?

A resposta está exatamente no princípio do qual estamos falando: Eles perseveravam em tudo no Senhor! O princípio de Rm 5:3-5 estava sendo diretamente aplicado na vida de cada um deles.

Em Mateus 7:24-25, vemos o exemplo mais claro do que é a perseverança:

Mt 7:24-25 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

A casa sobre a Rocha é a figura da perseverança: vieram os ventos , as águas , mas ela permaneceu firme, pois estava edificada sobre a rocha (a pratica da palavra).

A palavra usada no texto grego é proskartereō, que segundo o “Theological Lexicon of The New Testament” significa permanecer firme, permanecer fiel a uma pessoa ou a uma tarefa, constância, diligência, persistência. Esta era a notória atitude da igreja primitiva em face as tribulações:

At 2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Esse texto mostra que a perseverança da Igreja era aplicada em quatro aspectos principais:

1) Na doutrina dos apóstolos

Eles permaneciam fiéis aos ensinamentos dos apóstolos, às bases firmes da doutrina de Cristo, aos fundamentos da fé ( Hb 6:1-2 ). Eles não negavam nem questionavam os ensinamentos, mas procuravam aprender, dedicando-se ao estudo da palavra, a compreender as verdades de Deus. E assim, porque eles perseveravam na doutrina, o Espírito Santo lhes proporcionava revelação da Palavra e experiência, de modo que o plano de Deus para eles era simples e claro.

2) Na comunhão

Eles estavam sempre juntos, reunidos nas casas e no templo. Havia um relacionamento intenso entre os discípulos, que comiam juntos, frequentavam as casas uns dos outros, amavam uns aos outros, oravam uns pelos outros. Eles se dedicavam a isso, se empenhavam nisso, e o Espírito Santo enriquecia os relacionamentos produzindo experiências tremendas como a de Pedro que foi libertado da prisão e imediatamente procurou os irmão que oravam por ele. ( At 12:12-17 )

3) No partir do pão

Partir o pão era muito mais que dividir o alimento, pois repartiam tudo o que tinham. Ninguém passava fome, ninguém era rico ou pobre (tinham tudo em comum). Ninguém considerava seu aquilo que possuía, mas do Senhor. E eles perseveravam também nesta questão, de modo que o Senhor cuidava de todos, e não deixava que houvesse nenhum necessitado entre eles. (At4:31-37)

4) Nas orações

Perseverar nas orações não é “orar eventualmente”, ou quando aparecer uma situação difícil, estamos falando de uma vida de oração, que não desiste apesar do passar do tempo. É orar pedindo, orar agradecendo, orar para conhecer a vontade de Deus, orar para ser cheio do Espírito, se entregar a Deus em oração. Veja alguns exemplos:

  • Após se converter, Paulo se pôs em oração – At 9:11
  • Cornélio estava orando e o Senhor enviou Pedro – At 10:30
  • Pedro estava orando e teve visão do lençol – At 10:9
  • Oravam em todo lugar – At 16:3
  • Oravam para que as pessoas recebessem o Espírito Santo – At 8:14-15
  • Oravam antes de enviar os apóstolos – At 13:2-3

Como conseqüência dessa atividade de oração, o Espírito Santo operava sinais e prodígios através deles, concedia revelação, entendimento, profecias, curas, livramento, provisão e tudo mais.

Assim, vemos o princípio de Rm 3:3-5 aplicado na vida da igreja primitiva:

TRIBULAÇÃO → PERSEVERANÇA → EXPERIÊNCIA → ESPERANÇA

O Capítulo 29 do livro de Atos está sendo escrito em nossos dias e, tal como nossos primeiros irmãos, precisamos perseverar no senhor para experimentar seu  poder capacitando a Igreja a viver com esperança em um mundo em trevas.

Recursos logos Utilizados:

Spicq, C., & Ernest, J. D. (1994). Theological lexicon of the New Testament. Peabody, MA: Hendrickson Publishers.

Sociedade Bíblica do Brasil. (1999). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil.

 

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli