• Busca
  • Esqueceu a senha?

As Palavras dos Profetas

Isaías 2:1 Palavra que, em visão, veio a Isaías, filho de Amoz, a respeito de Judá e Jerusalém.

As palavras dos profetas do Antigo Testamento registram um importante período da história de Israel e trazem precioso conteúdo da palavra de Deus para a humanidade. Os profetas, porém não falavam com o objetivo primordial de registrar a história, mas primordialmente visavam transformar a comunidade a sua volta. Apesar de serem mensageiros de Deus para Judá e Israel, ainda hoje, quando lemos suas palavras elas continuam a tocar nossas vidas.

Eles declararam palavras de Deus a homens e mulheres comuns, reis, sacerdotes e juízes, e também a grandes grupos em eventos públicos. Os livros proféticos são o registro escrito do que o Espírito comunicou aos profetas para que eles comunicassem a suas audiências. Alguns profetas condenaram aqueles que oprimiram os pobres, enquanto outros deram respostas espirituais para as difíceis questões da vida cotidiana. Esses mensageiros de Deus desafiaram o público a transformar o seu comportamento para que eles pudessem desfrutar a bênção da presença de Deus.

Apesar de seus ouvintes (ou leitores) serem pessoas que viveram centenas de anos atrás, suas palavras contêm princípios teológicos que são aplicáveis ​​a cada nova geração de leitores. A descrição da santidade de Deus (p.e. Is 6) e o desafio de confiar no poder de Deus e em suas promessas (p.e. Is 7), têm extrema relevância neste mundo moderno de incerteza. Além disso, a fidelidade dos profetas ao chamado de Deus estabelece um exemplo para todos os que desejam proclamar a palavra de Deus hoje.

Todos esses fatores nos mostram que a palavra profética precisa estar bem contextualizada para ser corretamente compreendida. Não é correto simplesmente tomá-las das páginas da bíblia e aplicá-la diretamente sem o devido entendimento. Para ajudar nessa tarefa, cito aqui quatro perguntas básicas que devemos fazer antes para entendermos e nos beneficiarmos das mensagens proféticas:

1) Quando o profeta falou?

2) Qual foi o contexto político, social e espiritual em que suas palavras foram proferidas?

3) Qual era a audiência do profeta?

4) Por que este público precisava desta mensagem?

As respostas a estas perguntas levam a investigações mais detalhadas sobre a estrutura de cada livro, a interpretação das formas literárias do discurso, o significado de imagens e linguagem simbólica, e também a teologia envolvida em suas mensagens.

Para um estudo mais aprofundado, Recomento o livro de Gary Smith, The Prophets as Preachers: An Introduction to the Hebrew Prophets, disponível e indexado na biblioteca do Logos.

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli