• Busca
  • Esqueceu a senha?

As Tragédias e os Cristãos

Tragédias acontecem com grande frequência. Terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis, furacões, acidentes aéreos, naufrágios, terrorismo e injustiças tantas deixam em seu rastro grande destruição, muitos corpos e uma lista opaca de pessoas feridas física, psicológica e espiritualmente. É comum questionar a existência de Deus face à tragédias e, assim, tratamentos filosófico-religiosos do problema de Deus e  mal, a teodicéia, proliferam, abrangendo ateísmo, teísmo aberto, teísmo e cada um com diferentes formulações e afirmações.

O objetivo desse post é bem mais limitado do que tais tratamentos. Quero aqui apenas apresentar seis pontos que, creio, a Bíblia afirma sobre tais eventos.

 

1) Deus é Senhor Soberano e a Primeira Causa de todas as coisas, inclusive das tragédias.

A Bíblia está eivada de textos que advogam o governo total de Deus sobre tudo o que acontece no Universo. Deus é a causa primeira de todas as coisas. É aquele que decretou tudo o que acontece, mas o fez de tal forma que ele não se torna moralmente responsável pelas coisas erradas que acontecem, pelo contrário, tudo que Deus faz tem um objetivo bom e é feito de forma justa. Mesmo em meio às tragédias é possível ver a mão soberana e cuidadora do Deus que decide quem vive e quem morre.

 

Daniel 4.35 Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?

Salmo 75.7-8   Deus é o juiz; a um abate, a outro exalta.  Porque na mão do SENHOR há um cálice cujo vinho espuma, cheio de mistura; dele dá a beber; sorvem-no, até às escórias, todos os ímpio

Efésios 1.11   nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,

Salmo 139.16   Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

Mateus 10.28-30   Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.

Romanos 8.28   Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

 

2) Todos aqueles que irresponsavelmente tornaram-se causa secundária serão punidos por Deus. A justiça será feita.

Se de um lado existe a verdade inegável de que Deus está sempre no controle em meio aos caos, por outro lado, a Bíblia também assegura que os homens (e anjos) são moralmente responsáveis pelas suas atitudes e serão responsabilizados no tribunal de Deus. Embora a justiça humana falhe com frequência, a verdadeira justiça será feita.

 

Gênesis 45:5   Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.

1 Crônicas 21.1-2 Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel. Disse Davi a Joabe e aos chefes do povo: Ide, levantai o censo de Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a apuração para que eu saiba o seu número.

2 Samuel 24.1 Tornou a ira do SENHOR a acender-se contra os israelitas, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá.

Lucas 22.22 Porque o Filho do Homem, na verdade, vai segundo o que está determinado, mas ai daquele por intermédio de quem ele está sendo traído! (Veja Atos 2.23)

Salmo 7.11-16  Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias.  Se o homem não se converter, afiará Deus a sua espada; já armou o arco, tem-no pronto; para ele preparou já instrumentos de morte, preparou suas setas inflamadas. Eis que o ímpio está com dores de iniqüidade; concebeu a malícia e dá à luz a mentira. Abre, e aprofunda uma cova, e cai nesse mesmo poço que faz. A sua malícia lhe recai sobre a cabeça, e sobre a própria mioleira desce a sua violência.

Jeremias 17.10   Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

Jeremias 32.19   grande em conselho e magnífico em obras; porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas obras.

 

3) Para aqueles que morreram sem aceitar Jesus Cristo como Salvador, a tragédia é o início de uma punição que será eterna. Não podemos ter certeza de quem são esses.

A mensagem bíblica é radical e exclusivista. Fora de Jesus não há salvação. Depois da morte, não há oportunidade de salvação. É por isso que os cristãos devem pregar a mensagem de salvação para todas as pessoas, aproveitando todas as oportunidades.

 

Hebreus 9.27   E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,

Provérbios 16.4 O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade.

Marcos 9.48  onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.

Apocalipse 20.13-15   Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.  Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

 

4) Para os cristãos que morreram em Cristo, o dia de morte em meio à tragédia é o dia que que começarão a provar as delícias prometidas na Bíblia.

 

Gênesis 5:24   Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.

Salmo 116.15   Preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos.

Lucas 23.42-43   E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.  Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

Romanos 8.18   Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

Filipenses 1.23   Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.

Apocalipse 21.3-7   Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.  E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.

 

5) Para os cristãos a tragédia deve ser uma oportunidade de pregar, demonstrar compaixão e fazer uma auto-avaliação.

 

Romanos 12.15   Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.

Lucas 10.28-37  Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.  Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?  Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.  Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.  Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.  Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.  E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.  No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.  Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?  Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.

Lucas 13.1-5  Naquela mesma ocasião, chegando alguns, falavam a Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam.Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.

 

6) Para aqueles que ainda não receberam Cristo como Salvador de seus pecados, o acidente se torna uma oportunidade de salvação.

 

Eclesiastes 7.2   Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração.

Ezequiel 18.23-28  Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? — diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?  Mas, desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniqüidade, fazendo segundo todas as abominações que faz o perverso, acaso, viverá? De todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu e no seu pecado que cometeu, neles morrerá.  No entanto, dizeis: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi, agora, ó casa de Israel: Não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos tortuosos?  Desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniqüidade, morrerá por causa dela; na iniqüidade que cometeu, morrerá.  Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida.  Pois se considera e se converte de todas as transgressões que cometeu, certamente, viverá; não será morto.

2 Pedro 3.9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

1 Timóteo 2.3-6   Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.

 

CONCLUSÃO

1) Deus é soberano sobre todas as coisas.

2) Cada homem é responsável por suas ações e será responsabilizado por Deus.

3) Aqueles que morrem sem Cristo sofrerão eternamente.

4) Aqueles que morrem em Cristo imediatamente passam a gozar as maravilhas celestiais. Morrer e estar com Cristo é incomparavelmente melhor (Fp 1.23). Para os cristãos o sofrimento não é punição, é disciplina (Hb 12) e a morte é promoção, garantia de vitória, presença com Cristo e gozo eterno. (Leia aqui)

5) As tragédias devem ser momentos de misericórdia prática em prol dos que estão sofrendo, oração, pregação do evangelho.

6) Se você ainda não conhece a Cristo, hoje é o tempo oportuno. Hoje é dia de crer no Senhor, ter os pecados perdoados e ter garantida a vida eterna com Deus.

Criado por
João Paulo Thomaz de Aquino
Todos os artigos do autor
Criado por João Paulo Thomaz de Aquino