• Busca
  • Esqueceu a senha?

Não Havia Lugar Para Eles

Lc 2:1-7 Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

É comum encontrarmos várias reconstituições do nascimento de Jesus em comerciais, desenhos e filmes durantes as festividades de final de ano. Entre elas, está a figura do “maldoso” dono da hospedaria negando abrigo a José e sua esposa grávida. Vamos usar esse cenário para ver como os recursos de ‘Background” e as ferramentas do Logos nos ajudam a ter uma melhor compreensão dos fatos e evitar enganos (e de quebra, redimir a imagem do estalajadeiro).

O livro “A Visual Guide to Gospel Events possui informações riquíssimas sobre o contexto histórico-cultural dos diversos eventos dos evangelhos. Dispondo dele em suam biblioteca, ele será listado quando você abrir o “Guia de Passagem” para o versículo Lc 2:1-7. No artigo referente a esse versículo, você verá que nos tempos bíblico estalagens comerciais eram raras e numa cidade pequena como Belém, certamente não existiam. As pessoas costumavam se hospedar nas casas de parentes, amigos ou pessoas dispostas a ceder abrigo. Havia nas casas um cômodo pequeno para guardar mantimentos que era cedido aos hospedes quando necessário. Esse cômodo era chamado em grego “kataluma“. Para hospedarias comerciais usava-se o termo “pandocheion” como em Lc 10:34.

Em Lucas 2:6-7, o termo usado é kataluma, e não pandocheion, sugerindo que se tratava de uma casa particular. Como Belém era a cidade natal de José e Maria, eles certamente procuraram abrigo na casa de um parente, mas por causa do grande número de pessoas que tinha viajado para a cidade em função do recenseamento, a família que os hospedava não tinha lugar no quarto destinado aos hospedes.

Outra característica das casas de Belém no primeiro século é que possuíam dois pavimentos. O pavimento superior acomodava a famílias e o pavimento inferior era usado para guardar os utensílios da lavoura e, à noite, abrigava os animais. No fundo desses recintos, normalmente no canto mais interior, era comum encontrar um nicho de pedra, usado para alimentar os animais, chamado manjedoura. Foi nesse comodo que José e Maria foram hospedados.

Uma melhor visualização desse cenário pode ser obtida com a ferramenta “Fatos da Bíblia” do software Logos. Ela pesquisa a biblioteca e apresenta todas as informações disponíveis sobre eventos bíblicos, incluindo imagens, ilustrações, descobertas arqueologias, personagens, etc. Para o evento “Nascimento de Jesus em Belém”, podemos selecionar uma imagem apresentada e ver como seria uma típica casa de Belém e o lugar onde ficaram hospedados:

img-14-12-01a

Clique na imagem para ampliar.

Assim, podemos dizer que, quando José e Maria chegaram à Belém, procuraram a casa de um parente para se hospedarem. Por causa do recenseamento, não havia lugar para eles no pavimento superior e eles foram abrigados no pavimento inferior, provavelmente sem a presença dos animais. Estando alojados ali, chegou a hora do bebe nascer e Maria deu à luz o seu primeiro filho, envolveu-o em panos e colocou-o numa manjedoura.

 

Recursos Utilizados:

Logos

Fatos da Bíblia
https://www.logos.com/features

Livros

Sociedade Bíblica do Brasil. (1999). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Lc 2.1–7). Sociedade Bíblica do Brasil.

Martin, J. C., Beck, J. A., & Hansen, D. G. (2010). A Visual Guide to Gospel Events: Fascinating Insights into Where They Happened and Why. Grand Rapids, MI: Baker Books.

 

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli