A grande maioria das falsas doutrinas se apoia num conceito errado sobre Deus. Por outro lado, a verdade se apoia no fato de conhecermos realmente a Deus.
Deus é o mais importante de todos os fundamentos. Se o seu entendimento sobre quem Ele é estiver correto, tudo irá bem, senão, mais cedo ou mais tarde, tudo ira desabar. Acreditar num Deus formado por ideias extraídas de filosofias, superstições e especulações é semelhante a criar seu próprio deus e as consequências finais serão trágicas – as mesmas que virão sobre aqueles que pensam que Ele não existe.
Jo 4:24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
Deus é Espírito. Não é matéria. Não tem forma física. Ele é eterno, invisível, incomparável, infinito. Ele é o único ser não criado, eternamente existente, puro, bom, santo, justo e poderoso. No princípio, antes que o próprio Universo existisse, só havia Deus – Pai, Verbo e Espírito Santo. Três pessoas em um único Deus. Maravilhoso demais para tentarmos explicá-lo em conceitos compreensíveis à mente humana e poderoso demais para que pensemos que Ele não possa ser assim.
Deus é um ser único. Não existe nenhum outro como Ele. Ele é diferente de anjos e de homens (jamais pode ser referenciado como diz a blasfêmia popular: “o homem lá em cima”). Ele é o que é: Deus. O único que existe. Todas as demais coisas que existem foram feitas por Ele e para Ele. Ele é a fonte de tudo que é bom, o Autor e o Doador da vida.
Gn 1:1 No princípio Deus criou os céus e a terra.
Foi Deus quem criou o mundo espiritual e invisível onde habitam os anjos, os arcanjos, os querubins, os serafins e os demais seres espirituais nas regiões celestiais. Também foi Ele quem criou o mundo físico e visível e toda a matéria existente, estabelecendo todas as leis da física e da ciência, que regem o funcionamento do Universo, desde de sua criação. Ele moveu e ajuntou as substancias, formou as estrelas, planetas, sistemas, galáxias e os inúmeros corpos celestiais. Formou a Terra, preparando-a cuidadosamente com uma atmosfera especial, própria para sustentar a vida, e fez surgir a vegetação e todos os seres vivos.
Como Criador, Ele é o supremo soberano de todo o Universo e habita em luz inacessível, em meio à adoração das miríades de anjos, nas alturas das regiões celestiais e tem direito e autoridade sobre tudo que existe. Ele age conforme seus próprios planos, desígnios e intensões, interferindo no mundo de acordo com Seu supremo propósito, e tudo que Ele faz é bom.
Como uma obra de arte revela algumas características do artista que a criou. Toda a criação revela características do seu Criador. Os seres humanos, feitos por Ele, podem perceber a grandeza, a sabedoria e o poder daquele que tudo criou (Rm 1:19-21).
Sl 19:1 Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.
Porém, nenhum homem jamais viu a Deus, pois nenhum homem poderia vê-lo e permanecer vivo (Ex 33:20). Por isso, ninguém poderia conhecer a Deus a menos que Ele mesmo queira se revelar a ele.
Jo 1:18 Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.
O único que viu a Deus e o conhece verdadeiramente é Jesus, o Verbo, o Deus unigênito que está com o Pai desde o princípio. Sendo Deus, Ele desceu das regiões celestiais e tornou-se homem com a finalidade de revelar o coração de Deus aos homens. Por isso, somente por meio de Jesus podemos conhecer a Deus.
Mt 11:27 “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.
Nenhum ser humano jamais viu a Deus, mas Jesus foi visto, ouvido e tocado por muitos. Nenhum homem jamais entrou nos céus diante de Deus, mas Deus entrou no mundo, no meio dos homens através de Jesus e viveu entre nós. Por isso, se quisermos conhecer a Deus, precisamos conhecer a Jesus. Se quisermos aprender sobre Deus, precisamos aprender sobre Jesus. E quem quiser entrar para a vida eterna junto com Deus, precisamos crer e Jesus, pois: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17:3).
Dica : Ferramenta de Pesquisa
Com a Ferramenta de Pesquisa do Logos você pode realizar pesquisas avançadas em toda a sua biblioteca, incluindo dicionários, comentários e livros de teologia, tendo os resultados apresentados rapidamente e de forma organizada, facilitando a elaboração de estudos abrangentes e precisos, mesmo sobre os temas mais complexos.