Para que a Bíblia, como um “livro aberto”, realmente exerça a devida autoridade em nossas vidas e produza a transformação necessária, devemos ter a atitude correta para com ela:
A Atitude Correta Diante da Palavra
Is 66:2b “…o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra.”
É preciso que compreendamos que a Bíblia não é autoajuda, mas a Palavra do Deus todo poderoso. Não podemos ser negligentes nem fazer pouco caso dos seus ensinamentos, pois eles provêm de Deus. A autoridade da Bíblia deriva da autoridade do seu autor. Por isso, é importante salientar que ela tem dupla autoria:
Autoria Humana: cada um dos livros da bíblia foi escrito por um autor humano (Moisés, Paulo, Mateus, Isaías, etc.), que escreveu em sua época e cultura para atender necessidades específicas.
Autoria Divina: Foi o Espírito Santo quem inspirou estes autores humanos a escrever Suas palavras conforme a vontade de Deus. Por isso ela é a Palavra de Deus e daí procede toda sua autoridade.
2Tm 3:16-17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
Isso faz da Bíblia um livro especial, com características que são exclusivas: coesão, veracidade, poder, autoridade, etc., sendo ela fundamental para a formação do ser humano dentro da vontade de Deus.
Observe os seguintes textos:
2Pe 1:20-21 “sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
1Pe 1:10-12 “Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.”
O Espírito e a Palavra
A mente por trás das palavras da Bíblia é espiritual e divina, por isso os seres humanos precisam da ajuda do Espírito Santo para compreendê-la. A obra do Espírito Santo não foi apenas inspirar a Palavra. Depois de ter capacitado homens de Deus a escrever os livros sagrados, agora Ele inspira quem lê, para que tenha revelação e entenda.
Se apenas lermos a Bíblia, teremos informação, mas se o Autor Divino falar conosco em oração enquanto lemos, teremos revelação.
Ef 1:16-18 “não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”
Nesse trecho, o apóstolo Paulo ora para que seus discípulos recebam espírito de sabedoria e revelação:
Revelação: é quando os olhos do nosso coração são iluminados e compreendemos a Verdade. É como se uma luz se acendesse sobre o assunto e a Verdade ficasse clara aos nossos olhos. (1Co2:9-10 ,12-14 e 2Co3:13-16)
Sabedoria: é a aplicação prática da revelação que recebemos de Deus, em nossas vidas.
É o Espírito Santo quem nos ensina a Palavra e nos capacita a obedecê-la
João 14:26 “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
Assim, mais importante do que o método que usamos para estudar a Bíblia é a atitude do nosso coração com relação a ela. Para que ela se torne um livro aberto para nós, capaz de nos comunicar a Palavra de Deus com toda sua verdade e vida temos que nos aproximar dela com o coração aberto, quebrantado, reconhecendo com obediência a sua autoridade e crendo que o Espírito de Deus nos ensinará toda a verdade, concedendo também a graça e capacidade para praticar.
Estudando a Bíblia com o Software Logos
O Logos coloca as melhores ferramentas de estudo da Bíblia do mundo em seu PC, Tablet ou Smartphone. Suas enormes bibliotecas, pesquisas inteligentes e poderosos recursos de linguagem originais permitem uma experiência de estudo bíblico sem precedentes. Usando recurso digitais o Logos poupa seu tempo de pesquisa, espaço de prateleira e permite que você leve toda sua biblioteca onde quer que você for.
Comece sua biblioteca com um pacote de básico (ou mesmo gratuito) e passe a desfrutar dessa poderosa ferramenta de estudo da Bíblia no seu PC.