• Busca
  • Esqueceu a senha?

Estudando Teologia no Livro dos Salmos: Lição 2 – Quem é Deus? (Salmo 139)

Esta é a segunda lição do curso de Bíblia que começamos a postar na semana passada. A lição anterior abordou a teologia da revelação. Esta lição fala sobre os atributos de Deus. A nossa expectativa é que a presente lição seja usada por Deus para cumprir o que Ele mesmo expressa por meio de Jeremias: “Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o SENHOR; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração (Jeremias 27.7)

 

Lição 2

Quem é Deus?

 

Texto base: Salmo 139

 

Na lição passada estudamos o fato de que Deus tem falado. Esta lição dá continuidade ao nosso curso respondendo às seguintes perguntas: O que Deus tem falado? O que Ele tem a dizer? Em primeiro lugar, Deus tem falado acerca de si mesmo. Deus tem se dado a conhecer, se revelado. Da mesma forma que duas pessoas se apresentam quando querem se conhecer melhor a fim de desenvolver um relacionamento. Da mesma forma, querendo estabelecer um relacionamento conosco, Deus tem falado acerca de Suas características (perfeitas) e do que Ele faz. Assim, ainda que seja impossível conhecer tudo acerca de Deus, é possível conhecer fatos verdadeiros sobre Deus, porque ele mesmo nos tem falado. É isto que vemos no Salmo 139. Davi conhecia a Deus. Davi sabia quem Ele era e por isso escreve um dos mais belos salmos da Bíblia.

 

 

SENHOR, tu me sondas e me conheces.

Sabes quando me assento e quando me levanto;

de longe penetras os meus pensamentos.

Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.

Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.

Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.

Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim:

é sobremodo elevado, não o posso atingir. (Salmo 139.1-6)

 

Uma característica muito interessante deste salmo é o fato de que Davi sabe verdades profundas sobre Deus, mas estas verdades não são apenas alimento para a mente dele, mas são verdades usadas no relacionamento de Davi com Deus. Davi está ciente de que Deus sabe de todas as coisas. A onisciência (qualidade de quem sabe tudo) de Deus é a característica divina que Davi ressalta nestes versos.

 

Davi confessa que Deus é aquele que sabe de todas as coisas e consequentemente conhece de todas as coisas acerca de Davi (história, pensamentos, motivações). É impressionante que Deus usa suas características perfeitas no relacionamento conosco. A onisciência de Deus faz com que Ele nos conheça profundamente como nem mesmo conhecemos a nós mesmos. Ele sabe a hora que acordamos, conhece os nossos pensamentos, sabe o que fizemos no transcorrer do dia, ouviu as palavras que falamos e aquilo que não falamos e sabe a que horas fomos dormir. É impossível esconder o que quer que seja de Deus, pois Ele sabe. O Seu conhecimento é sobremodo elevado, impossível de atingir. Como você se sente sabendo que Deus usa a onisciência dele para te sondar e te conhecer pessoalmente?

Após considerar a onisciência de Deus, Davi se volta para outra perfeição do Senhor.

 

Para onde me ausentarei do teu Espírito?

Para onde fugirei da tua face?

Se subo aos céus, lá estás;

se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;

se tomo as asas da alvorada

e me detenho nos confins dos mares,

ainda lá me haverá de guiar a tua mão,

e a tua destra me susterá.

Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão,

e a luz ao redor de mim se fará noite,

até as próprias trevas não te serão escuras:

as trevas e a luz são a mesma coisa. (Salmo 139.7-12)

 

Aqui Davi foca sua atenção na imensidão de Deus, ou seja, Sua grandeza. Essa característica de Deus também é chamada de onipresença, que aponta para a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Veja que Davi continua falando sobre tais características não como se estivesse escrevendo um manual de teologia, mas considerando como tais caraterísticas afetam sua relação com Deus. Quais são as implicações da onipresença de Deus para a tua vida e relacionamento com Ele? Pensando com Davi: não importa aonde eu vá: céu, terra, mar, abismo, aonde o sol nasce, nas trevas ou na luz… para onde eu for, Deus estará ali. Davi já tinha afirmado que Deus o cercava por trás e por diante, e agora ele explica apresenta detalhes. Deus, sendo Espírito Infinito e Todo Poderoso, tem plenas condições de estar inteiro em qualquer lugar do cosmos e em todos os lugares ao mesmo tempo. Qual é a implicação desta verdade? Deus está agora na minha sala comigo, estará comigo quando você estiver lendo esta frase, mas ao mesmo tempo está com você agora e estará quando você estiver lendo. E quando você sair para o lazer, ou quando estiver dirigindo, estudando ou trabalhando, Deus estará ao teu lado. Ainda que você corra para fugir da presença de Deus, aonde quer que você vá, Deus estará com você no seu ponto de partida, durante o trajeto e estará te esperando em seu destino final. Ele estará em todos estes e muitos outros lugares ao mesmo tempo! Ninguém mais no céu ou na terra tem este poder! Conclusão: Deus usa a sua onipresença para te acompanhar por onde você vai, Ele sempre está com você, nas horas de tristeza e alegria, nas horas de santidade e de pecado. Deus está com você. Isto te acalma ou te angustia? Alivia ou dá medo?

 

Além de ser o Deus Onisciente e Onipresente, Deus também é o Soberano Criador.

 

Pois tu formaste o meu interior

tu me teceste no seio de minha mãe.

Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste;

as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;

os meus ossos não te foram encobertos,

quando no oculto fui formado

e entretecido como nas profundezas da terra.

Os teus olhos me viram a substância ainda informe,

e no teu livro foram escritos todos os meus dias,

cada um deles escrito e determinado,

quando nem um deles havia ainda. (Salmo 139.13-16)

 

Quem é Deus? Deus é Aquele que sabe de todas as coisas, está em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus também é o Poderoso e Soberano Criador de todas as coisas, inclusive de você e de mim. A maneira que Davi fala acerca do cuidado de Deus em seu nascimento é profunda e íntima e este é o padrão de Deus com cada ser humano. Pela sua grandeza, poder, onisciência e onipresença é possível para Deus cuidar de maneira personalizada de cada um de nós. Ele é Aquele que no princípio criou todas as coisas celestes, terrenas, visíveis e invisíveis pela palavra do seu poder. Mesmo quando você era uma substância sem forma, Deus já te conhecia, antes que você nascesse. Ele escreveu os teus dias num livro. Ninguém te conhece melhor do que Deus! Ele sabe os detalhes mais pequeninos e os fatos mais fundamentais da tua vida. Ele viu o óvulo sendo fecundado, acompanhou e guiou a gestação de sua mãe, viu você mamando. Ele cuidou de todo este processo. Ninguém te conhece melhor do que Deus! Você se sente cuidado e amado por Deus?

 

Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos!

E como é grande a soma deles!

Se os contasse, excedem os grãos de areia;

contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim. (Salmo 139.17-18)

 

Mais uma vez, Davi exalta a sabedoria de Deus para depois, poder abrir seu coração diante de Deus e confessar qual era o seu problema que gerou este salmo:

 

Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso;

apartai-vos, pois, de mim, homens de sangue.

Eles se rebelam insidiosamente contra ti e como teus inimigos falam malícia.

Não aborreço eu, SENHOR, os que te aborrecem?

E não abomino os que contra ti se levantam?

Aborreço-os com ódio consumado;

para mim são inimigos de fato.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração,

prova-me e conhece os meus pensamentos;

vê se há em mim algum caminho mau

e guia-me pelo caminho eterno. (Salmo 139.19-24)

 

Você já teve alguma atitude que depois ficou “martelando em sua cabeça”: será que o que eu fiz estava certo? Será que eu deveria ter agido assim? Será que pequei contra Deus? Se você já se sentiu assim então você sabe o que Davi estava passando quando escreveu este Salmo. Davi estava com ódio daqueles que são inimigos decididos e declarados de Deus. Davi tinha ódio daqueles que tem ódio de Deus e os considerava inimigos. Assim, uma vez que Deus sabe todas as coisas, está em todos os lugares, foi quem o criou, ou seja, já que é impossível esconder qualquer coisa de Deus, então Davi pede a Deus que o ajude com esta questão: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações. Vê se há em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno” (Salmo 139.23-24 – Nova Versão Internacional).

 

Deus sabe todas as coisas a teu respeito. Ele sabe tudo o que você faz no seu dia a dia. Ele está em todos os lugares aonde você vai. Ele te conhece como um artista conhece a sua obra. Como você se sente? Por um lado, é muito gostoso saber de todo este cuidado de Deus por nós. Ele nos ama, conhece e cuida de nós como ninguém. Ao mesmo tempo, por outro lado, Ele sabe os pensamentos maus, as palavras mal ditas, as motivações impuras… O Deus santo e poderoso sabe de todos os nossos pecados. Isso não te assusta? O conforto é que este mesmo Deus quer ouvir nossa confissão e nossos temores como ouviu os de Davi. Deus quer que O conheçamos, que falemos com Ele e que confessemos os nossos pecados a Ele. Ele também quer saber as nossas inquietações e finalmente, quer nos guiar pelo caminho eterno. Por qual caminho você tem andado? Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. (Mateus 7.13-14). O Deus que é Grande e Poderoso, Onisciente e Onipresente, quer te guiar pelo caminho eterno. Confesse e aceite o convite daquele que diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”

 

Oração: Senhor Deus, quão Grande és Tu! Tu sabes de todas as coisas. Tu estás em todos os lugares ao mesmo tempo. Tu és o Criador de tudo e o Deus Soberano sobre tudo. E por tudo o que és, Tu és digno do nosso louvor, adoração, e também da nossa obediência. Mas a verdade, Senhor, é que nós temos pecado contra ti por pensamentos, palavras e atitudes. O Senhor conhece cada um dos nossos pecados. Assim, ó Deus, já que seria impossível nos escondermos de ti, pedimos-te perdão pelos nossos pecados. Pedimos também que nos sonde para ver se há conceitos, sentimentos e disposições erradas em nosso coração e, por fim, pedimos: guia-nos pelos caminhos que levam à eternidade. Em nome de Jesus, o Salvador, Amém.

 

Leituras Sugeridas para a Semana

 

1º Dia: Lucas 5.1-11 (Pedro vê o poder de Deus, confessa seus pecados e é levado a um novo caminho)

2º Dia: Isaías 57.15-21 (Deus é transcendente – Alto, Sublime, Eterno, Santo, Soberano, – mas também relacional – habita com o abatido de espírito. Ele sarará os que choram e não dará paz aos perversos)

3º Dia: Salmo 135 (Motivos para louvar a Deus)

4º Dia: 2Pedro 3.1-14 (A paciência e o juízo de Deus)

5º Dia: Salmo 136 (Motivo para louvar a Deus: misericórdia na Criação e na Redenção)

6º Dia: Seleção de Textos: Quem é Deus?

 

Seleção de Textos

 

Deuteronômio 6:4 … Deus, é o único SENHOR.

Deuteronômio 6:15  … Deus, é Deus zeloso no meio de ti…

Deuteronômio 10:17  Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno;

Deuteronômio 32:4  Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.

2Crônicas 2:5  A casa que edificarei há de ser grande, porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.

Salmos 7:10 Deus é o meu escudo; ele salva os retos de coração.

Salmos 7:11  Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias.

Salmos 46:1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.

Salmos 47:7  Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico.

Salmos 54:4 Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida.

Salmos 62:8 Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.

Salmos 68:19  Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação.

Salmos 68:20  O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o SENHOR, está o escaparmos da morte.

Salmos 73:26  Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.

Salmos 75:7  Deus é o juiz; a um abate, a outro exalta.

Salmos 84:11  Porque o SENHOR Deus é sol e escudo

Salmos 116:5  Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso.

Isaías 12:2  Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.

Isaías 26:4  Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna;

João 4:24  Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

1Coríntios 10:13  …Deus é fiel

1Coríntios 12:6  E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.

Gálatas 3:20  Ora, o mediador não é de um, mas Deus é um.

Hebreus 12:29  porque o nosso Deus é fogo consumidor.

1João 1:5Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.

1João 4:8  Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

 


Textos Sugeridos para a Semana

 

Lucas 5.1-11 Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; 2 e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. 3 Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. 5 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. 6 Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. 7 Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique. 8 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. 9 Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, 10 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11 E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.

 

Isaías 57.15-21 Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos. 16 Pois não contenderei para sempre, nem me indignarei continuamente; porque, do contrário, o espírito definharia diante de mim, e o fôlego da vida, que eu criei. 17 Por causa da indignidade da sua cobiça, eu me indignei e feri o povo; escondi a face e indignei-me, mas, rebelde, seguiu ele o caminho da sua escolha. 18 Tenho visto os seus caminhos e o sararei; também o guiarei e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos que dele choram. 19 Como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o SENHOR, e eu o sararei. 20 Mas os perversos são como o mar agitado, que não se pode aquietar, cujas águas lançam de si lama e lodo. 21 Para os perversos, diz o meu Deus, não há paz.

 

Salmo 135.1-21 Aleluia! Louvai o nome do SENHOR; louvai-o, servos do SENHOR, 2 vós que assistis na Casa do SENHOR, nos átrios da casa do nosso Deus. 3 Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável. 4 Pois o SENHOR escolheu para si a Jacó e a Israel, para sua possessão. 5 Com efeito, eu sei que o SENHOR é grande e que o nosso Deus está acima de todos os deuses. 6 Tudo quanto aprouve ao SENHOR, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos. 7 Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair o vento dos seus reservatórios. 8 Foi ele quem feriu os primogênitos no Egito, tanto dos homens como das alimárias; 9 quem, no meio de ti, ó Egito, operou sinais e prodígios contra Faraó e todos os seus servos; 10 quem feriu muitas nações e tirou a vida a poderosos reis: 11 a Seom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Basã, e a todos os reinos de Canaã; 12 cujas terras deu em herança, em herança a Israel, seu povo. 13 O teu nome, SENHOR, subsiste para sempre; a tua memória, SENHOR, passará de geração em geração. 14 Pois o SENHOR julga ao seu povo e se compadece dos seus servos. 15 Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 16 Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; 17 têm ouvidos e não ouvem; pois não há alento de vida em sua boca. 18 Como eles se tornam os que os fazem, e todos os que neles confiam. 19 Casa de Israel, bendizei ao SENHOR; casa de Arão, bendizei ao SENHOR; 20 casa de Levi, bendizei ao SENHOR; vós que temeis ao SENHOR, bendizei ao SENHOR. 21 Desde Sião bendito seja o SENHOR, que habita em Jerusalém! Aleluia!

 

2Pedro 3.1-14 Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, 2 para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos, 3 tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões 4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 5 Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, 6 pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. 7 Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios. 8 Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 10 Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. 11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, 12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. 13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. 14 Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis

 

Salmo 136.1-26 Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. 2 Rendei graças ao Deus dos deuses, porque a sua misericórdia dura para sempre. 3 Rendei graças ao Senhor dos senhores, porque a sua misericórdia dura para sempre; 4 ao único que opera grandes maravilhas, porque a sua misericórdia dura para sempre; 5 àquele que com entendimento fez os céus, porque a sua misericórdia dura para sempre; 6 àquele que estendeu a terra sobre as águas, porque a sua misericórdia dura para sempre; 7 àquele que fez os grandes luminares, porque a sua misericórdia dura para sempre; 8 o sol para presidir o dia, porque a sua misericórdia dura para sempre; 9 a lua e as estrelas para presidirem a noite, porque a sua misericórdia dura para sempre; 10 àquele que feriu o Egito nos seus primogênitos, porque a sua misericórdia dura para sempre; 11 e tirou a Israel do meio deles, porque a sua misericórdia dura para sempre; 12 com mão poderosa e braço estendido, porque a sua misericórdia dura para sempre; 13 àquele que separou em duas partes o mar Vermelho, porque a sua misericórdia dura para sempre; 14 e por entre elas fez passar a Israel, porque a sua misericórdia dura para sempre; 15 mas precipitou no mar Vermelho a Faraó e ao seu exército, porque a sua misericórdia dura para sempre; 16 àquele que conduziu o seu povo pelo deserto, porque a sua misericórdia dura para sempre; 17 àquele que feriu grandes reis, porque a sua misericórdia dura para sempre; 18 e tirou a vida a famosos reis, porque a sua misericórdia dura para sempre; 19 a Seom, rei dos amorreus, porque a sua misericórdia dura para sempre; 20 e a Ogue, rei de Basã, porque a sua misericórdia dura para sempre; 21 cujas terras deu em herança, porque a sua misericórdia dura para sempre; 22 em herança a Israel, seu servo, porque a sua misericórdia dura para sempre; 23 a quem se lembrou de nós em nosso abatimento, porque a sua misericórdia dura para sempre; 24 e nos libertou dos nossos adversários, porque a sua misericórdia dura para sempre; 25 e dá alimento a toda carne, porque a sua misericórdia dura para sempre. 26 Oh! Tributai louvores ao Deus dos céus, porque a sua misericórdia dura para sempre.

 

Seleção de Textos sobre Deus

 

Deuteronômio 6:4 … Deus, é o único SENHOR.

Deuteronômio 6:15  … Deus, é Deus zeloso no meio de ti…

Deuteronômio 10:17  Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno;

Deuteronômio 32:4  Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.

2Crônicas 2:5  A casa que edificarei há de ser grande, porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.

Salmos 7:10 Deus é o meu escudo; ele salva os retos de coração.

Salmos 7:11  Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias.

Salmos 46:1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.

Salmos 47:7  Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico.

Salmos 54:4 Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida.

Salmos 62:8 Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.

Salmos 68:19  Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação.

Salmos 68:20  O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o SENHOR, está o escaparmos da morte.

Salmos 73:26  Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.

Salmos 75:7  Deus é o juiz; a um abate, a outro exalta.

Salmos 84:11  Porque o SENHOR Deus é sol e escudo

Salmos 116:5  Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso.

Isaías 12:2  Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.

Isaías 26:4  Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna;

João 4:24  Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

1Coríntios 10:13  …Deus é fiel

1Coríntios 12:6  E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.

Gálatas 3:20  Ora, o mediador não é de um, mas Deus é um.

Hebreus 12:29  porque o nosso Deus é fogo consumidor.

1João 1:5Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.

1João 4:8  Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

 

Criado por
João Paulo Thomaz de Aquino
Todos os artigos do autor
Criado por João Paulo Thomaz de Aquino