• Busca
  • Esqueceu a senha?

Quem tem sede, venha a mim e beba!


rios-agua-vivaJo 7:37-38
“Quem tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

Ao dizer isso nesse contexto, Ele se comparou ao Rio de Água Viva que flui de Deus! Comparou também os que creem nele com o Templo de Deus, de onde fluirão as águas.

Para obter a adequada compreensão desse texto e atribuir o devido peso às palavas de Jesus com relação ao derramamento do Espírito Santo, precisamos, além de expandir o contexto bíblico, situá-lo em seu devido contexto cultural e histórico.

Expandindo o contexto bíblico

Para ajustar o contexto bíblico, vamos voltar ao início da perícope, nos primeiros versos do cap 7, Onde podemos ver que na ocasião, Jesus estava em Jerusalém para a celebração da festa dos tabernáculos.

Jo 7:1-2 Depois disso Jesus percorreu a Galiléia, mantendo-se deliberadamente longe da Judéia, porque ali os judeus procuravam tirar-lhe a vida. Mas, ao se aproximar a festa judaica dos tabernáculos.

Jo 7:10 Contudo, depois que os seus irmãos subiram para a festa, ele também subiu, não abertamente, mas em segredo.

Jo 7:14 Quando a festa estava na metade, Jesus subiu ao templo e começou a ensinar.

O contexto histórico-cultural

A Festa dos Tabernáculos era uma uma das três principais festas religiosas do povo de Israel, juntamente com a Páscoa e com o Pentecostes. Durante sete dias eles celebravam a fidelidade de Deus durante os 40 anos que peregrinaram no deserto, após a saída do Egito.

Lv 23:34 “Diga ainda aos israelitas: No décimo quinto dia deste sétimo mês começa a Festa das Cabanas do Senhor, que dura sete dias.

Lv 23:42-43 Morem em tendas durante sete dias; todos os israelitas de nascimento morarão em tendas, para que os descendentes de vocês saibam que eu fiz os israelitas morarem em tendas quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês”.

Nesses dias, eles armavam tendas sobre o telhado das casas e habitavam nelas, lembrando-se da época da peregrinação no deserto. Durante aquela jornada, houve um momento que faltou água e o povo estava desfalecendo de sede. Por duas vezes Deus providencio água sobrenaturalmente, fazendo-a sair de uma rocha.

Ex 17:5-6 Respondeu-lhe o Senhor: “Passe à frente do povo. Leve com você algumas das autoridades de Israel, tenha na mão a vara com a qual você feriu o Nilo e vá adiante. Eu estarei à sua espera no alto da rocha que está em Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber”. Assim fez
Moisés, à vista das autoridades de Israel.

Nm 20:8 “Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”.

Por esta razão, além dos rituais e sacrifícios diários da festa (onde eles reconheciam que eram peregrinos e estrangeiros nessa terra, e não tinha nenhuma cidade permanente) era costume dos sacerdotes encher cântaros de água e marchar desde o poço de Siloé até o Templo, onde derramavam a água na soleira do altar como oferta de gratidão.

Além disso, essa era uma cerimônia celebrada ao final do período de seca, quando a água era escassa e os camponeses imploravam a Deus pelas chuvas.

A Leitura das escrituras

Durante a festa, quando eram lidas as Escrituras, normalmente se citavam textos como:

Ez 47:1-5 O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar. Ele então me levou para fora, pela porta norte, e conduziu-me pelo lado de fora até a porta externa que dá para o leste, e a água fluía do lado sul. O homem foi para o lado leste com uma linha de medir na mão, e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo. Ele mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que batia na cintura. Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que chegava ao joelho. Mediu mais quinhentos, mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando.

E também:

Is 55:1-3 Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição. Deem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

Is 58:11 O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.

Zc 13:1 Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.
Eram textos que se referiam a águas vivas e purificadoras que fluíam do Templo de Deus, produzindo vida por onde passavam.

O último dia da festa

Lv 23:36 Durante sete dias apresentem ao Senhor ofertas preparadas no fogo, e no oitavo dia façam outra reunião sagrada, e também apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo. É reunião solene; não realizem trabalho algum.

No último dia da festa havia uma reunião solene onde todo povo se apresentava diante do Senhor para oferecer um uma oferta queimada (holocausto). Jesus havia subido secretamente à festa, mas na metade da festa, subiu ao templo e começou a ensinar o povo, confrontando-os em suas tradições religiosas e afirmando que tinha vindo de Deus e, em breve, voltaria para Deus (tentaram prendê-lo, mas não puderam).

Até que no último dia da festa, quando todo o povo estava reunido em ajuntamento solene, ele se levanta e proclama em alta voz:

Jo 7:37-38 “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

Ao dizer “venha a mim e beba”, dentro desse contexto, Jesus se comparou ao Rio de Água Viva que flui de Deus! Comparou também aqueles que creem nele com o Templo de Deus, de onde fluirão as águas, pois disse “do seu interior fluirão rios de água viva”. Ele trouxe para si o cumprimento da profecia de Ezequiel!

Mais do que um convite, essa foi uma tremenda afirmação! Como o rio que flui do templo, Jesus afirmou que estaria dentro dos seus discípulos fazendo fluir rios de água viva.

Para aquele povo sedento, que celebrava essa festa na época da seca e derramava uma pequena porção de água na soleira do altar, Ele diz que fluirão “rios” de água viva. É muita água! E água que flui de dentro, do interior de cada um!

O Espirito Santo

Essa tremenda afirmação de Jesus só pode ser cumprida mais tarde, depois de sua morte e ressurreição, quando ele derramou o Espírito Santo sobre todos os discípulos. Foi dessa maneira que Ele veio habitar no interior de cada um para fazer jorrar rios de vida.

Jo 7:39 Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.

O Espírito ainda não podia ser dado, pois a obra de redenção ainda não havia sido realizada. O preço para reaver a humanidade cativa ainda não havia sido pago. Os homens ainda estavam sob o domínio das trevas e Deus não iria colocar neles o seu Selo sem resolver a questão do pecado. Mas depois que o Santo Filho de Deus derramou seu sangue, pagou o preço pelos pecados da humanidade e comprou multidões para o nosso Pai. Depois que ele ressurgiu triunfante da morte, recebendo toda a autoridade nos céus e na terra (isso foi na festa da Páscoa). Depois que ele subiu aos céus e assentou-se a direita de Deus. Não havia mais o que pudesse impedir!

⇒ Deus derramou o seu Espírito e os rios de água viva começaram a jorrar e a fluir!!

A vida abundante de Jesus Cristo começou a jorrar do interior de cada discípulo que o confessava como Senhor e descia às águas do batismo.

Desde o dia do Pentecostes (outra festa religiosa) esse poderoso Rio de Vida tem fluído a partir do interior dos discípulos e produzido novos discípulos, curas sobrenaturais, conversões genuínas, consolo em meio ao sofrimento, revelação das Escrituras, comunhão com o Pai, paz que excede a todo entendimento, santidade ao Senhor, intrepidez, compaixão pelos perdidos e, principalmente, obediência e paixão pelo Cristo Vivo.

• É esse rio de vida que enche nossas vidas de graça e alegria!
• É esse rio de vida que enche nossas vidas de esperança!

Quem tem sede venha a mim e beba!!!
• É esse rio de vida que nos dá poder espiritual!
• É esse rio de vida que nos faz frutíferos!

Quem tem sede venha a mim e beba!!!
• É esse rio de vida que cura todas as enfermidades!
• É esse rio de vida que nos enche de paz!

Ele disse: Quem tem sede, venha a mim, e beba!!!!

Rm 14:17 Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;

1Co 3:16 Ou não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Recursos Logos Utilizados

  • Ferramenta de Pesquisa
  • Guia de Passagem Bíblica
  • Sociedade Bíblica do Brasil. (1999). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil.

 

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
1 comentário
  • Muito bom o estudo…. Alguns conceitos básicos importantes foram colocados para entender melhor as atitudes de Jesus…. Principalmente quando se refere sobre Ele falar sobre a sede espiritual.

Criado por Ricardo Meneghelli