• Busca
  • Esqueceu a senha?

A Unidade da Igreja

A Igreja está espalhada sobre a terra, em todos os continentes, em quase todas as cidades e países do mundo. Em algumas cidades existe apenas uma pequena família reunida numa casa e, em outras, encontramos muitas congregações com milhares de pessoas. São milhões de irmãos de todas as raças, povos, línguas e nações (e alguns ainda estão sendo alcançados); mas, mesmo sendo muitos, somos um só Corpo em Cristo.

O Corpo é Um só. Assim como Deus é um só, Cristo é um só e o Espírito Santo é um só, o Corpo de Cristo também é um só.

Cl 1:18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

1Co 12:12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.

Rm 12:5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente membros uns dos outros.

1Co 12:13 Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

Normalmente, as pessoas estão acostumadas a olhar a Igreja apenas do ponto de vista da congregação onde participam, mas uma congregação não é o Corpo todo. Mesmo a Igreja na cidade – que é uma unidade funcional – não é o Corpo todo. São apenas partes do mesmo Corpo, ou ainda, do único Corpo. O Corpo de Cristo é uma unidade universal e sua expressão local é apenas parte dele. Parte, porém, não separada do todo, que não deve estar isolada ou dividida conforme crenças, doutrinas e preferências, mas em perfeita união e harmonia com as outras.

⇒ Juntos, somos um Corpo. Mas separados somos uma aberração.

Ef 4:4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.

A Igreja vive hoje uma anomalia. Assim como um cristão carnal é uma anomalia (uma aberração), uma Igreja dividida é uma anomalia provocada pela carnalidade humana. Pois, embora haja unidade de Espírito, o orgulho, o egoísmo, a especulação de doutrina e a falta de conhecimento do coração de Deus afastam a unidade da fé e, consequentemente, a unidade prática.

As divisões, separações, placas e disputas religiosas atentam contra a unidade do Corpo e não permanecerão até o final dos tempos, pois o Senhor voltará para arrebatar uma Igreja única e não uma Igreja dividida.

1Co 1:10-13 Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer. Pois a respeito de vós, irmãos meus, fui informado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo. será que Cristo está dividido? foi Paulo crucificado por amor de vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?

1Co 3:3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?

Hoje em dia temos tantas denominações e divisões na Igreja que o princípio da unidade do Corpo de Cristo tem sido seriamente agredido. Mesmo dentro de uma mesma denominação, encontramos divisões, contendas e disputas. Em vez de usarmos as Escrituras para caminharmos para a unidade, a usamos para encontrar diferenças, discordâncias e divisões. A carnalidade humana usa da sã doutrina para que irmãos se separem uns do outros. A igreja deve separar-se do mundo e não de si mesma. Devemos nos apartar do mundo e não dos irmãos, pois somos parte do mesmo Corpo e não podemos agredi-lo com nossas divisões.

Quando, porém, Deus olha para seu povo, Ele não vê nomes de “igrejas”, placas e organizações. Ele não se importa tanto com a correção teológica das declarações e postulações de doutrinas, mas com o coração que temos e nossa posição em Cristo. Deus vê a Cristo e todos os que estão Nele. São esses que irão para a glória do Pai independente da denominação a que estão ligados. A denominação não pode ser a bandeira na qual nos apegamos, pois ela, em si mesma, é uma marca da divisão e só existe por causa das separações históricas que há séculos vêm ocorrendo na organização do Corpo de Cristo. A organização pode se dividir, se fragmentar, mudar, surgir e acabar, mas o Corpo não. O Corpo é um! É a Cristo, o Cabeça do Corpo, que devemos nos apegar, amar, servir e seguir; a fim de convergir para Ele e ser achado Nele.

Jo 17:20-22 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

Uma Igreja dividida reflete um Corpo enfermo, privado de seu pleno potencial. A carnalidade e as divisões são um mau testemunho para o mundo e devem acabar antes que o Senhor venha. Devemos ser um só Corpo, visivelmente, em nosso procedimento e fé, para que o mundo creia. Então o Senhor voltará para um Corpo saudável, unido, e uma Noiva santa, sem mancha, nem ruga, nem mácula.

Hb 12:1-2 Portanto, [ … ] livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Nessa corrida, ninguém vai chegar sozinho ou primeiro que os outros. Quando chegarmos, chegaremos todos juntos. Ou então permaneceremos aguardando até que a Noiva seja adornada e todo vestígio de divisão e iniquidade seja removido.

Recursos Logos Utilizados

Search Tool

Smith, J. H. (1992). The New Treasury of Scripture Knowledge – Nashville TN: Thomas Nelson.

Sociedade Bíblica do Brasil. (2002). Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil.

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli