• Busca
  • Esqueceu a senha?

A Lei do Espírito – Parte 1

Romanos 8:2 porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

O texto acima mostra que, em todas as pessoas, existem duas leis operando de forma a determinar seu comportamento: A Lei do Espírito e a Lei do Pecado.

A Lei do Pecado é uma fora ativa, que leva a pessoa a cometer pecados, ainda que seja contra a sua vontade (Rm 7:19-24). A natureza humana é prisioneira da lei do pecado, está subjugada a um poder estranho a sua vontade e, por si mesma, não consegue livrar-se. A conclusão inevitável, quando alguém olha para a carne, então é: “miserável homem que sou”, preciso ser liberto do domínio que o pecado exerce sobre meu corpo mortal.

Lei do Espírito, por sua vez, vigora por meio da presença viva do Espírito Santo dentro de nós e nos liberta do poder do pecado e da morte. Ele agirá interiormente, convencendo do pecado, gerando sede de Deus, desejo de ler as Escrituras e produzindo adoração, louvor, amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Ela se oporá a todo pecado e chegará até nossas fraquezas concedendo poder e graça para sermos santos. A lei do Espírito foi estabelecida com a autoridade de Deus por meio de Cristo Jesus, sobre todos os Seus filhos, sendo a única forma de libertação da lei do pecado.

A lei do Espírito de vida em Cristo Jesus vai influenciar diretamente a maneira como vivemos, pois o Espírito Santo vai agir em nós guiando nossa conduta conforme a vontade de Deus.

Romanos 8:5-6 Quem vive segundo a carne tem a mente voltada (phronousin) para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade (phronema) da carne é morte, mas a mentalidade (phronema) do Espírito é vida e paz.

A chave para a compreensão dessa passagem, está na palavra grega “phroneo”, da qual derivam “phronousin” e “phronema”, traduzidas nos textos acima como “mente voltada para” e “mentalidade”. Ela tem um significado muito rico e difícil de ser expresso em um único termo. Traduzi-la simplesmente como “inclinação” ou “mentalidade” prejudica significativamente a ideia que ela transite e, consequentemente, a compreensão do texto, pois além da ideia de “pensar” ela também envolve em seu significado o “cogitar interior”, “julgar”, “sentir”, “forma de pensar”, “dirigir a mente para algo”, “ter opinião”, “forma de pensar” (veja também outros textos onde encontramos esse termo e seu amplo significado: Mt 16:23, Fp 2:2, 2:5, 3:15, 4:2, Cl 3:2, Rm 12:16, 14:6). Ele expressa mais do que o agir da mente, envolve também o sentimento, está relacionada ao conceito de “atitude” (do qual deriva o comportamento) e com o objeto da atenção, ou seja, para onde está voltada a atenção, o pensamento ou a atitude. Ela expressa a disposição ou a orientação da atitude interior que determina a conduta da pessoa. Uma tradução alternativa para o texto poderia se a seguinte:

“Os que são segundo a carne, tem a ‘orientação da atitude interior voltada para’ a carne. Mas os que são segundo o Espírito, para o Espírito. A ‘orientação da atitude interior voltada para a carne’ é morte, mas a ‘orientação da atitude interior’ voltada para o Espírito é vida e paz”.

É a “orientação da atitude interior” expressada pela palavra phronema que determina como será nossa conduta e nossa maneira de viver. Se nossa disposição interior estiver voltada para a carne, nossa conduta será carnal. Mas se ela estiver voltada para o Espírito, nossa maneira de viver será espiritual. Visto ser esse fator central para a questão do comportamento humano, surgem as seguintes questões: É possível mudar essa orientação da atitude interior e transformar a maneira de viver de uma pessoa? Caso seja possível, o é que determina essa orientação interior?

Em uma pessoa não regenerada, embora essa orientação interior possa variar, ela está restrita a esfera da carne e é impossível que ela se volte para Deus por causa da força do pecado. Ela vive segundo a carne e sua conduta será sempre carnal. Sua disposição interior não tem alternativa e estará sempre alinhada com sua natureza pecaminosa. Porém, para aqueles que nasceram de novo e receberam uma nova natureza livre do domínio de pecado, essa orientação pode ser mudada pela atuação do Espírito Santo, tornando o comportamento da pessoa agradável a Deus. Em seu interior existem duas leis, ou forças, capazes de alterar essa orientação interior: a lei do pecado e a lei do Espírito.

Recursos Logos Utilizados:

Louw, J. P., & Nida, E. A. (1996). Greek-English lexicon of the New Testament: based on semantic domains (electronic ed. of the 2nd edition.). New York: United Bible Societies.

Sociedade Bíblica do Brasil. (2002). Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico. Sociedade Bíblica do Brasil.

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
1 comentário
  • Paz querido irmão! Gostei do seu comentário sobre fronema! Onde posso aprimorar minha pesquisa! Abraço! Estevão

Criado por Ricardo Meneghelli