• Busca
  • Esqueceu a senha?

Dicas e Truques – Delimitando Pesquisas (Coleções) – II

Se você ainda não deu uma olhada em nosso último Artigo, clique aqui e dá uma conferida. Porque hoje iremos aprofundar o uso das Coleções em nossa Biblioteca. Esse conhecimento é importante devido a grande quantidade de Recursos que acumulamos, o que faz necessário delimitar nossas pesquisas para otimizar o tempo de procura. Imagine fazer uma pesquisa de um termo ou sentença comum em uma Biblioteca com mais de 6 mil Recursos?! Pois é… retornarão muitas páginas de resultado! Se você ainda não possui uma biblioteca tão vasta, não se preocupe, você terá!

Vamos direto ao ponto! Hoje oferecerei a você algumas dicas de delimitações das minhas próprias Coleções. Lembre-se, sempre que falamos sobre Coleções, estamos fazendo uma conexão direta com nossa Biblioteca. Logo, o que você está fazendo na Ferramenta de Coleções é utilizar os filtros da própria Biblioteca.

Obs. 1: Você observará que alguns operadores e termos estão em inglês devido à necessidade de abrangência ou ainda não há adequação para o português. Isso não é importante, pois quando traduzido, a delimitação ainda funcionará!

Obs. 2: Os termos que estão em maiúsculas, como OU (OR em inglês), são Operadores Lógicos do Logos (reconhecidos apenas em maiúsculas). Por isso, não devem ser usados em letras minúsculas! Detalhe: as Coleções são salvas automaticamente!

Com os vários exemplos oferecidos você pode criar suas próprias Coleções. Agora, abra a Ferramenta em: Ferramentas > Biblioteca > Coleções. Vamos iniciar com exemplos mais simples e desenvolvemos a partir daí (pode copiar e colar os exemplos da forma apresentada):

  • tipo:bíblia; idioma:português – Agrupa todas as Bíblias em português, até mesmo as inseridas em Livros Pessoais. Pode ser reproduzido para qualquer idioma.
  • tipo:comentário – Agrupa todos os Comentários em todos os idiomas.
  • tipo:journal – Agrupa todas as Revistas (periódicos) em todos os idiomas.
  • autor:Calvin – Agrupa todas as Obras de João Calvino em todos os idiomas. Pode ser reproduzido para qualquer autor.
  • tipo:gramática OU título:gram – Agrupa todas as Gramáticas em todos os idiomas.
  • título:dic OR título:enc OR título:lex – Agrupa todos os Dicionários, Léxicos e Enciclopédias em todos os idiomas.

Obs. 3: Caso deseje remover algum Recurso de qualquer delimitação da lista, basta arrastar e soltar no campo à direita: “Arraste para cá os recursos ou coleções que deseja retirar”.

Por fim, você também pode personalizar ainda mais suas Coleções. Basta abrir sua Guia da Biblioteca ao lado da Ferramenta de Coleções. Em seguida, arraste o Recurso de sua Biblioteca para sua Coleção. Veja a imagem abaixo:

É isso! Foram muitos exemplos, agora você pode fazer os seus! Que nosso Santo e Poderoso Deus o guarde e capacite para o serviço do Seu Reino!

Deus os abençoe! Até mais!

Pr. Elivando Mesquita.
Orare et Labutare

Criado por
Pr. Elivando Mesquita

Elivando Mesquita é casado com Amanda e pastor da Igreja Batista Reformada em Russas-CE. Formado pelo Seminário Teológico Charles Spurgeon, atualmente cursando Estudos em Teologia Bíblica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Também é um dos articulistas do Blog em português do Software Bíblico Logos.

Todos os artigos do autor
Criado por Pr. Elivando Mesquita