• Busca
  • Esqueceu a senha?

Dicas e Truques – Delimitando Pesquisas (Coleções)

Nossa dica de hoje também está relacionada ao Recurso de Pesquisas do Logos, mais especificamente na delimitação de recursos da Biblioteca a serem varridos ao usarmos uma linha de comando para pesquisa.

Deixe-me esclarecer! Aquilo que acontece com livros físicos também acontece no Logos. Uma certa “compulsão” por acumular mais e mais livros. Isso porque, dessa forma, nossas pesquisas e estudos são potencializados. Com o Logos não é diferente, na verdade, é ainda mais intenso, visto que, com o Logos, as pesquisas são profundamente otimizadas por causa do seu sistema de indexação.

Entretanto, à medida que nossa Biblioteca aumenta, mais dados são apresentados das pesquisas que realizamos. Isso quer dizer que, se você não delimitar seu campo de busca na pesquisa em sua Biblioteca, precisará analisar dados desnecessários para sua linha de estudo.

Deixe-me dar um exemplo! No tipo de Pesquisa Básico, você faz uma busca com a seguinte linha de comando: “amor ao próximo”. Ora, se você está utilizando a categoria de Pesquisa Básico, você deseja que outros recursos da sua Biblioteca sejam analisados e não suas Bíblias. Mas, não é isso que acontece! Veja a imagem abaixo:

Minha proposta, portanto, é fornecer uma linha de comando para remover do campo de pesquisa todas as Bíblias, e com isso, sua pesquisa retornará dados de todos os recursos de sua Biblioteca, exceto suas Bíblias. Isso porque, se você deseja fazer uma pesquisa em suas Bíblias já existe um campo específico para isso.

Como também, com essa mesma linha de comando, criaremos uma Coleção de Recurso em Bíblias, para você usar sempre que desejar. E você usará muito! Vamos lá, então!

 Abra o Recurso de Pesquisa e siga as orientações da imagem abaixo:

Linha de comando: “tipo:* -tipo:bíblia” (sem as aspas | com acento).

Observe o passo 4 da imagem 2. Ao inserir a linha de comando, clique sobre o resultado apresentado.

Explicando a linha de comando:

  • Buscando por todos os TIPOS de recursos (tipo:*);
  • Configurando a cláusula de exceção ( -tipo:bíblia) – observe que tem um ESPAÇO depois do *. (tipo:* -tipo:bíblia).
  • Observe o resultado na imagem 3 abaixo, sem Bíblias:

Criando uma Coleção sem Bíblicas:

Agora, para não ser preciso memorizar toda essa linha de comando, vamos criar uma Coleção com essa mesma configuração.

  • Acesse: Ferramentas > Biblioteca > Coleções;
  • Observe as orientações da imagem 04;

1. Nomeie sua Coleção. Esse nome aparecerá para você escolher no lugar da linha de comando na pesquisa;

2. Insira a linha de comando. O resultado será o mesmo, será feita a mesma delimitação.

Agora basta fechar a Guia de Coleção, o Logos salva automaticamente. Para usar essa Coleção em suas pesquisas, basta seguir o mesmo caminho anterior. Veja imagem 05. Você pode rolar para encontrar ou apenas digitar o nome no lugar da linha de comando.

Para Visualizar ou Editar suas Coleções, você pode ir em: Documentos > Filtro > Tipo > Coleção de Recursos.

Creio que hoje foi bastante produtivo! Com esse exemplo você pode fazer os mais diversos tipos de delimitações: apenas comentários; séries; léxicos e dicionários; enciclopédias e muitos outros. Suas necessidades e criatividade apontarão o limite! Aproveite!

Se o Senhor nos conceder Sua maravilhosa graça, no próximo artigo podemos aprofundar mais o uso de Coleções, especialmente para consulta de múltiplos recursos na mesma Guia. Que o Senhor Jesus Cristo seja sempre seu alvo! Ore pela situação do nosso País e do mundo.

Deus os abençoe! Até mais!

Pr. Elivando Mesquita.
Orare et Labutare

Criado por
Pr. Elivando Mesquita

Elivando Mesquita é casado com Amanda e pastor da Igreja Batista Reformada em Russas-CE. Formado pelo Seminário Teológico Charles Spurgeon, atualmente cursando Estudos em Teologia Bíblica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Também é um dos articulistas do Blog em português do Software Bíblico Logos.

Todos os artigos do autor
Criado por Pr. Elivando Mesquita