• Busca
  • Esqueceu a senha?

Dicas e Truques: Destacando referências bíblicas em outros recursos

A dica de hoje pode ser aplicada em quase todos os recursos do Software Bíblico Logos. No entanto, particularmente, considero extremamente útil para comentários e, especialmente, léxicos e dicionários.

Sabemos que nem todos os comentários e léxicos são objetivos, muitas vezes eles desenvolvem um longo discurso até chegar ao ponto que desejamos. O que fica ainda mais difícil de acompanhar se falarmos de comentários e léxicos escritos em uma língua diferente da nossa. Nesse caso a atenção precisa ser redobrada.

Para nosso exemplo, usarei como ilustração o NDITEAT (Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento, Volumes 1–5), inserido nos Pacotes Ouro e Platinum em Português. Claro que essa dica se aplica aos recursos de outras línguas, facilmente.

Imagine então, que você está estudando o livro do profeta Oseias e se depara com um termo muito importante para o livro: hesed. Agora, deseja consultar o que o NDITEAT tem a dizer sobre esse termo e quantas vezes ele faz referência ao livro de Oseias em sua análise.

Sem o uso desta dica você precisaria, a olho nu, rolar todo o conteúdo, quase sem piscar os olhos, para encontrar qualquer referência a Oseias ou tentar pesquisar usando Ctrl+F, mas, talvez, isso faria você perder muito tempo, até causando confusão.

Vamos à dica! Existem inúmeras formas de fazer esse tipo de pesquisa, usarei a mais básica. Com o NDITEAT aberto, no caixa de busca você digitará o termo: hesed (imagem 01).

imagem 01
  • Embora apareçam algumas opções, para o nosso exemplo você deve escolher a segunda, que também apresenta um termo cognato para hesed.

Uma Observação muito importante:

A essa altura, você já deve estar com a sua Bíblia aberta. Isso é importante, porque os Filtros Visuais dos recursos receberão as informações da referência bíblica que está sendo mostrada no caixa de referência ativa da sua Bíblia. Deixe-a aberta em Oseias, ou seja, todo o livro. Dessa forma, todo o livro será destacado no recurso pesquisado (imagem 02).

imagem 02

Agora precisamos ativar as visualizações dos Filtros Visuais do NDITEAT. Com isso, todas as referências a Oseias serão destacadas. Veja a imagem 03 (apenas essas duas opções).

imagem 03
  • Enfatizar referências ativas: ou seja, a referência exibida exatamente na sua Caixa de Referências em sua Bíblia aberta;
  • Enfatizar lemas ativos: ou seja, se você estiver em alguma passagem específica (e.g. Os 6.6), e se o NDITEAT, ou qualquer outro recurso, fizer referência a ele, o mesmo será destacado.

Agora com os Filtros Visuais marcados (ativados), basta rolar o texto no NDITEAT para encontrar as referências a Oseias destacadas em vermelho (imagem 04).

Agora é com você! Use sua criatividade e espírito desbravador para aplicar o que foi apresentado acima aos diversos recursos da sua Biblioteca. Até a próxima! Que tudo seja feito para a Glória do nosso Senhor e Rei, Jesus Cristo!

Para assistir o que foi apresentado neste Artigo, veja o vídeo abaixo:

Deus os abençoe! Até mais!

Pr. Elivando Mesquita.
Orare et Labutare

Criado por
Pr. Elivando Mesquita

Elivando Mesquita é casado com Amanda e pastor da Igreja Batista Reformada em Russas-CE. Formado pelo Seminário Teológico Charles Spurgeon, atualmente cursando Estudos em Teologia Bíblica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Também é um dos articulistas do Blog em português do Software Bíblico Logos.

Todos os artigos do autor
Criado por Pr. Elivando Mesquita