• Busca
  • Esqueceu a senha?

O Dinheiro Fala. A Bíblia também (Atos 4.32-35)

O dinheiro fala. E fala alto. O dinheiro fala muitas vezes ao ponto de calar a verdade, a amizade e a honra. O dinheiro por vezes cala até mesmo a devoção devida ao Deus que fez todas as coisas e a todos sustenta. A Bíblia também fala. E fala muito sobre dinheiro. Por exemplo:

.

O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo. (Provérbios 28.20)

Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5.8)

Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Lucas 12.33-34)

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. (Lucas 16.13)

Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.  (1 Timóteo 6.8-10)

Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. (Hebreus 13.5)

.

Visto que o dinheiro tem um poder de sedução grande o suficiente para disputar o lugar de Deus em nossas vidas, o livro de Atos faz questão de mostrar como a verdadeira conversão de pessoas mudou o seu senso de valores e sua maneira de lidar com suas posses. Em uma tradução dinâmica, Atos 4.32-35 fica assim: “O coração e a alma da multidão dos que creram eram um só. Ninguém considerava exclusivamente sua nenhuma das coisas que possuía, mas tudo entre eles era comunitário. Os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus com grande poder e havia grande graça sobre cada um deles, pois ninguém passava necessidade entre eles. Como? Todos aqueles que eram donos de terrenos ou casas os vendiam. Eles traziam o dinheiro e deixavam diante dos apóstolos e o mesmo era distribuído conforme a necessidade”.

.

Diversas vezes em Atos, Lucas faz questão de mostrar como os cristãos eram altruístas, em vez de egoístas. Aqueles que tinham maiores condições financeiras tinham prazer em vender suas propriedades em prol daqueles que passavam necessidade e que pertenciam à comunidade dos cristãos. Essa não era uma atitude obrigatória, exigida pelos apóstolos, mas era gerada pela transformação causada pelo evangelho. Como o coração e alma eram um, eles sentiam as necessidades dos outros como se fossem suas e não conseguiam ficar inertes. O grande poder e a grande graça refletidos na pregação apostólica, eram vividos na prática pela comunidade de forma que não havia nenhum necessitado entre eles.

.

O desejo pelo acúmulo egoísta de casas e terrenos foi transformado em disposição de vendê-los a fim de que não houvesse necessidades não supridas. Havia confiança de que os apóstolos distribuiriam o dinheiro fiel e sabiamente e assim, a igreja pregava e vivia o evangelho genuinamente. Não havia comunismo, pois havia direito à propriedade privada, mas havia uma disposição espiritual (vinda do Espírito Santo) em cada um de colocar os seus bens à disposição dos necessitados. É claro que também havia desafios. Mesmo a igreja primitiva sofreu para manter esse padrão. Ananias e Safira mentiram a respeito da venda de seus bens (Atos 5) e as viúvas gregas reclamaram por estarem sendo esquecidas na distribuição de alimentos (Atos 6). Ainda assim, essa “comunitariedade” continuou mesmo quando a igreja se internacionalizou e as igrejas passaram a enviar dinheiro para os cristãos de Jerusalém que estavam sofrendo necessidades (Atos 24.17). Os próprios apóstolos davam o exemplo ensinando e dando dos seus próprios bens (Gálatas 2.10)

.

A luz de Atos, portanto, e de todas as Escrituras, a conversão ao cristianismo genuíno muda a maneira que a pessoa lida com o dinheiro. O dinheiro deixa de ser uma obsessão e meio de adquirir prazeres egoístas e se transforma em um instrumento de bênção a ser administrado para a glória de Deus e investido nos necessitados e no reino de Deus. Se você é dominado pelo dinheiro, você ainda não é servo do Senhor. Se você é servo do Senhor, comece a usar o “seu” dinheiro e bens da maneira que Cristo usaria.

.

.

Estrutura e Tradução Literal

.

32 Τοῦ δὲ πλήθους τῶν πιστευσάντων

…..ἦν καρδία καὶ ψυχὴ μία,

…..καὶ οὐδὲ εἷς τι τῶν ὑπαρχόντων αὐτῷ ἔλεγεν ἴδιον εἶναι

…..ἀλλʼ ἦν αὐτοῖς ἅπαντα κοινά.

33 καὶ δυνάμει μεγάλῃ ἀπεδίδουν τὸ μαρτύριον οἱ ἀπόστολοι τῆς ἀναστάσεως τοῦ κυρίου Ἰησοῦ,

χάρις τε μεγάλη ἦν ἐπὶ πάντας αὐτούς.

……….34 οὐδὲ γὰρ ἐνδεής τις ἦν ἐν αὐτοῖς·

……………ὅσοι γὰρ κτήτορες χωρίων ἢ οἰκιῶν ὑπῆρχον,

………………..πωλοῦντες

……………ἔφερον τὰς τιμὰς τῶν πιπρασκομένων

……………35 καὶ ἐτίθουν παρὰ τοὺς πόδας τῶν ἀποστόλων,

………………..διεδίδετο δὲ ἑκάστῳ καθότι ἄν τις χρείαν εἶχεν.

 .

32 Da multidão dos que creram

…..era um coração e alma

…..e nenhum daqueles que possuíam algo dizia ser seu

…..mas tudo entre eles era comum.

33 E com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus

E assim havia grande graça sobre todos eles,

…..34 pois nem mesmo havia necessitado entre eles

……….Pois todos que eram donos de campos ou casas,

………………..vendendo,

……………traziam o valor do que fora vendido

……………35 e colocavam aos pés dos apóstolos

………………..sendo distribuído a cada um conforme alguém tinha necessidade.

 

Criado por
João Paulo Thomaz de Aquino
Todos os artigos do autor
3 comentários
  • Os cristãos primitivos vendiam seus bens e dividiam com os pobres. Porque a Igreja hoje acumular riquezas e luxo e esquece de dividir com os pobres? Existem tesouros muitos valiosos no Vaticano, que poderiam ser vendidos ? Afinal, Jesus não disse para nos preocuparmos mais com as coisas do céu do que da terra?

Criado por João Paulo Thomaz de Aquino