• Busca
  • Esqueceu a senha?

O Que a Bíblia diz Sobre o Aborto?

image

Ju e eu fomos ontem visitar o memorial construído em homenagem às vítimas do ataque terrorista contra o World Trade Center. O sóbrio memorial contém o nome de cada uma das 2606 vítimas do ataque terrorista contra a cidade de Nova Iorque, ocorrido em 11 de setembro de 2001. Um registro que me chamou a atenção de maneira especial foi “JENNIFER L. HOWLEY AND HER UNBORN CHILD” [Jennifer L. Howley e seu(sua) filho(a) não nascido(a)].[1] Fiquei impactado com o fato de que no memorial, uma criança ainda não nascida foi tratada como de fato deve ser, como um ser humano! Embora haja uma tentativa de certos setores da sociedade de desumanizar a criança que uma mulher grávida tem o privilégio de abrigar, a tristeza da mulher grávida que perde um bebê e a culpa que acompanha a maioria dos abortos aponta na direção oposta.[2] O cálculo de quantos abortos induzidos acontecem por ano no Brasil é muito difícil de ser feito, mas alguns estudiosos afirmam que o número em 2013 ficou entre 687 mil e 860 mil.[3]

 

O que a Bíblia tem a dizer sobre esse assunto tão importante e atual?

 

Deus faz questão, na Bíblia, de ser conhecido como aquele que forma os seres humanos. Jó, em meio ao seu sofrimento, declara: “Lembra-te de que me formaste como em barro; e queres, agora, reduzir-me a pó?” (Jó 10.9). Essa obra divina de formação do ser humano no ventre materno é chamada de “assombrosamente maravilhosa” (Salmo 139.14)[4]! Detalhes sobre a formação do bebê no ventre materno são atribuídos a Deus, como a formação dos ouvidos e dos olhos (Salmo 94.9)[5] e dos órgãos internos (Salmo 139.13)[6]. A Bíblia também afirma que Deus é aquele que supervisiona a formação do ser humano, incluindo os momentos mais iniciais do desenvolvimento do bebê (Salmo 139.15-16).[7] Além de todo o desenvolvimento do corpo, Deus também é aquele que forma o espírito da criança (Zacarias 12.1).[8] Por tudo isso a Bíblia afirma que em certo sentido, todo ser humano é gerado por Deus (Atos 17.24-31).[9]

 

Além de Deus ser apresentado como aquele que forma o ser humano, a Bíblia também mostra que Deus por vezes entra em relacionamento com um ser humano já no ventre materno! Foi assim com Davi (Salmo 22.9-10)[10], Jeremias (Jeremias 1.5)[11] e Paulo, que sabia ter sido separado mesmo antes de nascer para ser pregador do evangelho (Gálatas 1.15-16).[12] Foi assim também com João Batista que antes de nascer já sentia e se alegrava com a presença do bebê Jesus que também estava no ventre de Maria (Lucas 1.19-45).[13] É por isso que os filhos são herança e presente de Deus para aqueles que tem o privilégio de serem pais e mães (Salmo 127.3).[14]

 

Em suma, a Bíblia aponta Deus como aquele que desenvolve uma criança, desde a concepção até o nascimento e amamentação. Deus também é aquele que entra em relacionamento com algumas crianças mesmo quando elas ainda estão no ventre de suas mães. Diante disso tudo, podemos afirmar que na concepção bíblica uma criança que está no ventre de sua mãe deve ser tratada como um ser humano, como uma bênção e um presente especial de Deus.

 

É evidente que nesse contexto, um aborto, a partir do ponto de vista da Bíblia, deve ser considerado como a morte provocada de um ser humano criado por Deus, desenvolvido por Deus e com quem Deus talvez já tivesse um relacionamento especial. Aos olhos de Deus, ainda que estejam no ventre, filhos são sempre bênção e nunca maldição. Assim, seja você uma mulher pensando em abortar o seu feto, um parceiro concordando com tal possibilidade ou alguém que trabalhe nessa militância ou lúgubre ocupação médica, saiba que o aborto nunca foi, nem será o projeto de Deus para resolver nenhum problema, pois filhos são bênção e herança de Deus. E, quem sabe se o bebê que você carrega já não esteja desenvolvendo um relacionamento com o Senhor do Universo?

 

Finalmente, se você já participou da terrível experiência de um aborto provocado, você é culpada ou culpado de um pecado sério e asqueroso aos olhos do Deus que diz “Não matarás” (Êxodo 20.13). Ao mesmo tempo, no entanto, o evangelho do Jesus Cristo que morreu na cruz é uma boa notícia para todos os pecadores. O mesmo Deus que perdoou Davi e o apóstolo Paulo dos seus crimes de assassinato é o Deus que afirma que pela fé em Cristo todo aquele que crê pode ser perdoado de todos os seus pecados: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1.9). Portanto, “arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1.15).

 

_____________________________________

[1] Veja mais informações e fotos aqui: https://www.google.com/?gws_rd=ssl#q=unborn+child+9+11+memorial

[2] http://www.colorado.edu/studentgroups/studentsforlife/cost.html

[3] http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-teve-queda-de-26-no-numero-de-abortos-nos-ultimos-20-anos–diz-estudo,1748631

[4]  Salmo 139.14  Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;

[5] Salmo 94.9  O que fez o ouvido, acaso, não ouvirá? E o que formou os olhos será que não enxerga?

[6] Salmo 139.13  Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.

[7] Salmo 139. 15  os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 16  Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

[8] Zacarias 12.1 Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel. Fala o Senhor, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele.

[9] Atos 17. 24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25 Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; 26 de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; 27 para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; 28 pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. 29 Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30 Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; 31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

[10] Salmo 22.9  Contudo, tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe. 10 A ti me entreguei desde o meu nascimento; desde o ventre de minha mãe, tu és meu Deus.

[11] Jeremias 1.5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.

[12] Gálatas 1.15 Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve 16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue…

[13] Lucas 1.39 Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, 40 entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo. 42 E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre! 43 E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor? 44 Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim. 45 Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor.

[14] Salmo 127.3 Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.

 

Criado por
João Paulo Thomaz de Aquino
Todos os artigos do autor
2 comentários
  • O Salmo 139.16 diz que todos os dias estavam escritos e determinados. Portanto os dias de vida de cada criança gerada no ventre de uma mãe que aborta estão também contados. Isto significa que a vida/morte daquela criança, seja por qual meio for, estava determinada. Certo?

    • Certo, o que certamente não justifica o pecado de assassinato de uma criança não nascida. Todos os nossos pecados são conhecidos de Deus antes que o cometamos. Certamente isso não é um “passe-livre” para que os cometamos. Certo?

Criado por João Paulo Thomaz de Aquino