• Busca
  • Esqueceu a senha?

Paixão: As diversas mortes de Jesus (Lucas 22 e 23)

Introdução

A nossa preocupação com toda a situação política e econômica pode nos fazer perder de vista as grandes bênçãos espirituais que já desfrutamos por causa do nosso Senhor Jesus Cristo. A morte de Jesus deveria colocar a nossa vida toda na perspectiva correta, deixando claro o que realmente tem importância fundamental. A morte de Jesus Cristo não é somente importante do ponto de vista pessoal, relacionado à nossa salvação, mas tem uma importância espiritual, cósmica e holística. Todo o cosmos foi e será afetado pela morte do Salvador. Assim, você e eu devemos colocar a nossa lista de importância no lugar devido.

Ao mesmo tempo, é possível ler o relato do evangelho e ver o processo de morte de Jesus como um processo envolvendo várias mortes (assim como o processo de morte de Adão também envolveu várias mortes). A morte de Jesus foi muito mais do que um evento bio-fisiológico, mas foi um evento com vários aspectos. É isso que pretendemos destacar ao abordar aqui as diversas mortes de Jesus Cristo.

 

1 A morte do ser aceito como Messias pelas autoridades religiosas

 

22.1 Estava próxima a Festa dos Pães Asmos, chamada Páscoa. 2 Preocupavam-se os principais sacerdotes e os escribas em como tirar a vida a Jesus; porque temiam o povo.

 

Jesus é o Messias. Ele é Deus. Ele sabia desde cedo que seria rejeitado pelos seus (João 1.11). O viver a experiência de rejeição, no entanto, experimentar ser repelido pelos principais líderes religiosos e políticos da nação que se endureciam cada vez mais, certamente foi uma experiência dolorosa para o Senhor. Isso fica claro no suspiro que Jesus dá quando profetiza a queda de Jerusalem.

 

Lucas 19.42-44 Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. 43 Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; 44 e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação.

 

Essa é a primera das “mortes” apresentadas no capítulo 22. Jesus morreu para a esperança de ser aceito como o Messias por aqueles que deveriam ser os primeiros a reconhecê-lo como Senhor.

 

2 A morte por meio da traição

 

22.3 Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze. 4 Este foi entender-se com os principais sacerdotes e os capitães sobre como lhes entregaria a Jesus; 5 então, eles se alegraram e combinaram em lhe dar dinheiro. 6 Judas concordou e buscava uma boa ocasião de lho entregar sem tumulto.

22.19 E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. 20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós. 21 Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa. 22 Porque o Filho do Homem, na verdade, vai segundo o que está determinado, mas ai daquele por intermédio de quem ele está sendo traído! 23 Então, começaram a indagar entre si quem seria, dentre eles, o que estava para fazer isto.

22.47 Falava ele ainda, quando chegou uma multidão; e um dos doze, o chamado Judas, que vinha à frente deles, aproximou-se de Jesus para o beijar. 48 Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem? 49 Os que estavam ao redor dele, vendo o que ia suceder, perguntaram: Senhor, feriremos à espada? 50 Um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita. 51 Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. 52 Então, dirigindo-se Jesus aos principais sacerdotes, capitães do templo e anciãos que vieram prendê-lo, disse: Saístes com espadas e porretes como para deter um salteador? 53 Diariamente, estando eu convosco no templo, não pusestes as mãos sobre mim. Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas.

 

  • Imagine escolher e conviver três anos com uma pessoa, investindo, cuidando, suprindo  e ensinando.
  • Imagine que depois de três anos essa pessoa revela que tudo fora falsidade.
  • Judas foi possuído por Satanás, pois já andava longe e já pertencia às trevas (João 12.6).
  • Ele vendeu Jesus porque o seu amor maior era pelo dinheiro.
  • Ele traiu Jesus com um beijo. Como você se sentiria?
  • A desilusão e a falta de amor reveladas por meio da traição foram uma espécie de morte que o Senhor Jesus suportou por nós. Tendo sido traído, ele é capaz de se compadecer de nós quando somos traídos.

3 A morte de um estilo de vida

 

14 Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos. 15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento. 16 Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus. 17 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós; 18 pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.

 

  • Por trinta e três anos Jesus viveu na terra entre os homens.
  • Embora essa vida na terra fosse parte de sua humilhação e sofrimento (Lucas 9.41), Jesus desenvolveu um relacionamento muito próximo com seus discípulos, seguidoras e especialmente com os doze.
  • Os último três da vida de Jesus foram anos extremamente intensos de milagres, pregações e, principalmente, relacionamentos. Isso tudo iria acabar e Jesus sabe disso.
  • Ele vai sofrer e seu modo de existência e convivência vai mudar radicalmente. Ele morreu para aquele modo de vida.

 

4 A morte como mestre

 

22.24 Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior

22.31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! 32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. 33 Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. 34 Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.

22.39 E, saindo, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras; e os discípulos o acompanharam. 40 Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação. 41 Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava, 42 dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua. 43 [Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava. 44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.] 45 Levantando-se da oração, foi ter com os discípulos, e os achou dormindo de tristeza, 46 e disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação.

22.54 Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe. 55 E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles. 56 Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele. 57 Mas Pedro negava, dizendo: Mulher, não o conheço. 58 Pouco depois, vendo-o outro, disse: Também tu és dos tais. Pedro, porém, protestava: Homem, não sou. 59 E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é galileu. 60 Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. 61 Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. 62 Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.

 

  • Vimos a morte relacionada à traição de Judas Iscariotes. Devemos lembrar, no entanto, que a performance dos demais discípulos nos momentos da crucificação também foi terrível. Os demais discípulos também falharam naquele momento crucial.
  • Em Lucas 22.24, em meio ao anúncios de que seria traído e morto, os discípulos começam uma conferência sobre qual deles é o mais importante! Imagine o sentimento do mestre?
  • Imagine o sentimento de Jesus sabendo que dali há poucos instantes o representante do grupo iria negá-lo quando questionado sobre seu relacionamento com Jesus.
  • Os discípulos falharam até mesmo em ficar acordados para orar junto com o Senhor no seu momento de maior angústia na terra!
  • Naqueles momentos com os seus discípulos, pode-se dizer que Jesus sofreu as mortes da decepção, do abandono e da negação…

 

5 A morte da reputação, da honra e da popularidade

 

22.35 A seguir, Jesus lhes perguntou: Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje e sem sandálias, faltou-vos, porventura, alguma coisa? Nada, disseram eles. 36 Então, lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma. 37 Pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito: Ele foi contado com os malfeitores. Porque o que a mim se refere está sendo cumprido. 38 Então, lhe disseram: Senhor, eis aqui duas espadas! Respondeu-lhes: Basta!

23.13 Então, reunindo Pilatos os principais sacerdotes, as autoridades e o povo, 14 disse-lhes: Apresentastes-me este homem como agitador do povo; mas, tendo-o interrogado na vossa presença, nada verifiquei contra ele dos crimes de que o acusais. 15 Nem tampouco Herodes, pois no-lo tornou a enviar. É, pois, claro que nada contra ele se verificou digno de morte. 16 Portanto, após castigá-lo, soltá-lo-ei. 17 [E era-lhe forçoso soltar-lhes um detento por ocasião da festa.] 18 Toda a multidão, porém, gritava: Fora com este! Solta-nos Barrabás! 19 Barrabás estava no cárcere por causa de uma sedição na cidade e também por homicídio. 20 Desejando Pilatos soltar a Jesus, insistiu ainda. 21 Eles, porém, mais gritavam: Crucifica-o! Crucifica-o! 22 Então, pela terceira vez, lhes perguntou: Que mal fez este? De fato, nada achei contra ele para condená-lo à morte; portanto, depois de o castigar, soltá-lo-ei. 23 Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E o seu clamor prevaleceu. 24 Então, Pilatos decidiu atender-lhes o pedido. 25 Soltou aquele que estava encarcerado por causa da sedição e do homicídio, a quem eles pediam; e, quanto a Jesus, entregou-o à vontade deles.

23.63 Os que detinham Jesus zombavam dele, davam-lhe pancadas e, 64 vendando-lhe os olhos, diziam: Profetiza-nos: quem é que te bateu? 65 E muitas outras coisas diziam contra ele, blasfemando.

 

  • Durante seu ministério, embora rejeitado pelas autoridade, Jesus era muito querido pelo povo. Muitos o seguiam e o buscavam para ouvir suas palavras e ver ou experimentar os seus milagres. Ao entrar em Jerusalém uma multidão acompanhava Jesus e prestava homenagens a ele.
  • Nos últimos momentos de sua vida, tudo mudou. O povo que o aclamava foi manipulado e gritou pedindo a sua morte. Ao terem a opção de o livrar, o povo preferiu escolher libertar um homicida.
  • Agora ele é tratado como mais um entre malfeitores.
  • Ele é humilhado, espancado e é alvo de chacota e blasfêmia.
  • A honra do homem-Deus Jesus Cristo foi reduzida a pó.
  • Ele morreu para aquilo que defendemos com todas as nossas forças, a própria honra.

 

6 A morte da justiça

 

22.66 Logo que amanheceu, reuniu-se a assembleia dos anciãos do povo, tanto os principais sacerdotes como os escribas, e o conduziram ao Sinédrio, onde lhe disseram: 67 Se tu és o Cristo, dize-nos. Então, Jesus lhes respondeu: Se vo-lo disser, não o acreditareis; 68 também, se vos perguntar, de nenhum modo me respondereis. 69 Desde agora, estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus. 70 Então, disseram todos: Logo, tu és o Filho de Deus? E ele lhes respondeu: Vós dizeis que eu sou. 71 Clamaram, pois: Que necessidade mais temos de testemunho? Porque nós mesmos o ouvimos da sua própria boca.

23.1 Levantando-se toda a assembleia, levaram Jesus a Pilatos. 2 E ali passaram a acusá-lo, dizendo: Encontramos este homem pervertendo a nossa nação, vedando pagar tributo a César e afirmando ser ele o Cristo, o Rei. 3 Então, lhe perguntou Pilatos: És tu o rei dos judeus? Respondeu Jesus: Tu o dizes. 4 Disse Pilatos aos principais sacerdotes e às multidões: Não vejo neste homem crime algum. 5 Insistiam, porém, cada vez mais, dizendo: Ele alvoroça o povo, ensinando por toda a Judeia, desde a Galileia, onde começou, até aqui. 6 Tendo Pilatos ouvido isto, perguntou se aquele homem era galileu. 7 Ao saber que era da jurisdição de Herodes, estando este, naqueles dias, em Jerusalém, lho remeteu.

23.8 Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo, por ter ouvido falar a seu respeito; esperava também vê-lo fazer algum sinal. 9 E de muitos modos o interrogava; Jesus, porém, nada lhe respondia. 10 Os principais sacerdotes e os escribas ali presentes o acusavam com grande veemência. 11 Mas Herodes, juntamente com os da sua guarda, tratou-o com desprezo, e, escarnecendo dele, fê-lo vestir-se de um manto aparatoso, e o devolveu a Pilatos. 12 Naquele mesmo dia, Herodes e Pilatos se reconciliaram, pois, antes, viviam inimizados um com o outro.

23.13 Então, reunindo Pilatos os principais sacerdotes, as autoridades e o povo, 14 disse-lhes: Apresentastes-me este homem como agitador do povo; mas, tendo-o interrogado na vossa presença, nada verifiquei contra ele dos crimes de que o acusais. 15 Nem tampouco Herodes, pois no-lo tornou a enviar. É, pois, claro que nada contra ele se verificou digno de morte. 16 Portanto, após castigá-lo, soltá-lo-ei.

 

  • Jesus é a Palavra eterna. Ele é o criador da Lei. Ele é a Sabedoria encarnada. Ele é a luz e a verdade. Ele é totalmente justo e santo.
  • Ainda assim, em sua morte, Jesus teve que ser julgado por um tribunal humano corrupto: a convocação foi injusta, as acusações eram injustas, as testemunhas eram falsas e a pena foi absurda.
  • Jesus passou por tudo isso de forma voluntária.
  • A maior injustiça do mundo foi cometida contra ele. A sentença mais louca (matar Deus em uma cruz) foi decidida, mas ele fez tudo isso por nós. Ele deixou sua justiça própria morrer para que pudesse se tornar o justificador dos injustos que creem.

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Jehohanan

 

7 A morte da cruz

 

22.33 Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. 34 Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes. 35 O povo estava ali e a tudo observava. Também as autoridades zombavam e diziam: Salvou os outros; a si mesmo se salve, se é, de fato, o Cristo de Deus, o escolhido. 36 Igualmente os soldados o escarneciam e, aproximando-se, trouxeram-lhe vinagre, dizendo: 37 Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. 38 Também sobre ele estava esta epígrafe [em letras gregas, romanas e hebraicas]: Este é o Rei dos Judeus.

22.39 Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. 40 Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? 41 Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. 42 E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. 43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

22.44 Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona. 45 E rasgou-se pelo meio o véu do santuário. 46 Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou. 47 Vendo o centurião o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Verdadeiramente, este homem era justo. 48 E todas as multidões reunidas para este espetáculo, vendo o que havia acontecido, retiraram-se a lamentar, batendo nos peitos. 49 Entretanto, todos os conhecidos de Jesus e as mulheres que o tinham seguido desde a Galiléia permaneceram a contemplar de longe estas coisas.

22.50 E eis que certo homem, chamado José, membro do Sinédrio, homem bom e justo 51  (que não tinha concordado com o desígnio e ação dos outros), natural de Arimateia, cidade dos judeus, e que esperava o reino de Deus, 52 tendo procurado a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus, 53 e, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado. 54 Era o dia da preparação, e começava o sábado. 55 As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. 56 Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos.

 

  • É possível na internet ver fotos de crucificações que ainda ocorrem, especialmente contra cristãos, em alguns lugares do mundo. Tais fotos são terrivelmente feias e perturbadoras. (https://en.wikipedia.org/wiki/Crucifixion)
  • Os primeiros leitores dos evangelhos conheciam crucificações. A maioria já tinha visto uma crucificação ao vivo e sabiam o horror de tais cenas, a vergonha e o sofrimento absurdo do  crucificado.
  • A crucificação surgiu como a forma de tortura e pena de morte mais violenta, vergonhosa e feia. Era o instrumento de Roma para manter a “pax“. Não era vista com orgulho e não era permitida a cidadãos romanos, mas somente aos povos dominados e àqueles acusados de traição contra a nação.
  • Veja esse pequeno trecho de uma descrição médica da crucificação:
  • Depois de algumas horas o coração começava a falhar, os pulmões entravam em colapso e se enchiam de fluido, o que diminuía a entrega de oxigênio aos tecidos. A perda de sangue e hiperventilacão se combinavam e causavam desidratação severa. Depois de um período de diversas horas a combinação de pulmões em colapso, coração fraco, desidratação e a inabilidade de conseguir suprimento adequado de ar para os tecidos dos corpo causavam a morte eventual da vítima. A vítima, na verdade, não podia respirar adequadamente e vagarosamente sufocava até morrer. Em casos de estresse cardíaco severo, como o da crucificação, o coração da vítima podia até mesmo romper. http://mudpreacher.org/2012/04/03/the-crucifixion-of-jesus-in-excruciating-detail/
  • Jesus Cristo, Deus encarnado, o Senhor da Glória, o Cordeiro-Leão vitorioso de Apocalipse passou por tudo isso por amor aos pecadores que nele crêem.

 

Conclusão

 

  • Jesus não é simplesmente um Tiradentes ou um John Kennedy, e tantos outros mártires mortos por uma causa nobre.
  • Jesus é o próprio Senhor Deus encarnado. Todas as mortes que ele enfrentou foram mortes do Deus encarnado que veio ao mundo para salvar pecadores.
  • Eu e você não estávamos lá e não participamos da morte histórica de Jesus. Mas na nossa maneira de viver, fazer escolhas e nos relacionarmos com Jesus podemos, de alguma forma, matá-lo novamente. Ao escolhermos a nós mesmos em vez do Reino, nossos planos em vez dos dele, nossos sonhos em vez do serviço ao corpo dele, estamos virando as costas novamente ao nosso Salvador.
  • A morte de Jesus foi exemplar: eu e você somos chamados a tomar a nossa cruz (Lucas 9.23-26) e negarmos a nós mesmos se quisermos seguir adequadamente a Jesus.
  • A morte de Jesus foi substitutiva. Ele sofreu essas mortes e, principalmente, sofreu a morte final para tomar sobre si a condenação que era nossa, a fim de que nós usufruamos da salvação e recompensa que ele conquistou pela sua obra. Jesus morreu na cruz por pecadores! Ele morreu por todos os que crêem nele. Creia em Cristo Jesus como seu Salvador. Ele é o cordeiro perfeito de Deus que purifica o homem do pecado. “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8.1). Deus seja louvado por tamanho amor!
  • A morte de Jesus não foi definitiva. Ele ressuscitou. Ele venceu a morte. Jesus matou a morte. E ele voltará para reinar nessa terra transformada. Deus seja louvado! Cristo seja exaltado! Maranata!
Criado por
João Paulo Thomaz de Aquino
Todos os artigos do autor
Criado por João Paulo Thomaz de Aquino