• Busca
  • Esqueceu a senha?

“Meu Senhor, tu o sabes”: Por Uma Escatologia Mais Humilde

Alguns estudiosos querem saber tudo sobre o Apocalipse! Aqueles símbolos complicados que o próprio livro não interpreta são expostos como se fossem fáceis e sua interpretação certeira, sendo uma vergonha para qualquer outro estudioso pensar diferente ou, ainda pior, assumir que não sabe o significado de alguma coisa. Cores, números, tempos, bestas, cidades, pedrinhas e medidas são explicados com uma segurança de fazer inveja a João, o autor do livro.

Será que essa segurança hermenêutica exagerada e auto confiada é mesmo a melhor atitude com relação ao livro de interpretação mais difícil da Bíblia? Uma das maiores lições hermenêuticas mais importantes para interpretar o Apocalipse está no capítulo 7, versículos 13 e 14: “Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes“.

Imagine a cena: João está em meio às suas visões, acompanhado do anjo exegeta. João já viu o Soberano Deus Pai (Cap 4) e O Cordeiro Jesus Cristo (Cap. 1 e 5). Ele já recebeu dicas de interpretação de símbolos (Ap 1.20), já viu o livro selado e está no meio da abertura dos selos. Nesse contexto, o anjo exegeta lhe pergunta quem são os que se vestem de branco. O que você imagina? Uma resposta clara e precisa de João, aquele que era a pessoa mais próxima de Jesus e fez o melhor seminário (3 anos) e pós graduação (40 dias pós ressurreição) em teologia que alguém possa desejar, certo?

Errado! Não é isso o que você encontra. Encontramos a mesma resposta de Ezequiel 37: “Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes” (Ez 37.3). Ou seja, nem o próprio João, vivendo naquele contexto histórico e experimentando aquelas visões em primeira mão sabia o significado de tudo o que estava vendo!!

Creio que o ponto já está claro. Como é que nós, vivendo em outro contexto histórico totalmente diferente, depois de vinte séculos e com as visões mediadas pelo texto queremos entender perfeita e completamente os símbolos? Eu realmente creio ser possível fazer exegese do Apocalipse, mas acredito profundamente que ao fazê-la precisamos ser mais dependentes do Espírito Santo, menos dogmáticos (no sentido ruim da expressão), mais doxológicos (mais dispostos a receber o impacto das visões em vez de entendê-las totalmente) e mais humildes.

Qual de nós, sinceramente, ao ler as profecias do Antigo Testamento (sem o conhecimento do NT) diria que o Messias viria, morreria em uma cruz e, depois, se ausentaria por mais de dois mil anos? … Pois é, profecia é assim.

Que o Senhor nos ajude!

Criado por
João Paulo Thomaz de Aquino
Todos os artigos do autor
Criado por João Paulo Thomaz de Aquino