• Busca
  • Esqueceu a senha?

Verdadeiros Discípulos

A Igreja do Senhor Jesus Cristo é formada de discípulos. Ao contrário do que normalmente se pensa, um discípulo não é um tipo especial de cristão. No contexto bíblico não existe uma pessoa que seja salva e não seja um discípulo do Senhor. Os termos “cristão”, “crente” e “discípulo”, são usados para se referenciar a aspectos diferentes de uma mesma pessoa, porém o termo mais usado é “discípulo”.

  • A palavra cristão aparece apenas 2 vezes
  • A palavra crente (ou crentes) aparece 15 vezes
  • A palavra discípulo aparece 258 vezes

Podemos nos referenciar a uma pessoa que nasceu de novo usando qualquer um desses termos, mas é importante saber, que o termo discípulo não é usado para alguém especial, mas é o termo mais comum para se referir a alguém que está no Reino de Deus.

Se quisermos saber o significado da palavra discípulo, podemos simplesmente procurar em um dicionário e obteremos resultados como “seguidor”, “aprendiz”, etc. Mas se desejarmos o que Jesus entende por um discípulo e que tipo de pessoa ele quer que sejamos, precisamos buscar em suas próprias palavras e ver o que ele diz.

Existem 5 versículos nos evangelhos nos quais que Jesus apresenta as características de um discípulo, vamos ver quais são elas:

1) Amar a Jesus sobre todas as coisas

Lc 14:26 “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo.”

Segundo Darrel L. Bock, o uso de “aborrecer”, nesse texto é retórico, significando “amar menos”. Adicionalmente, todos a lista que segue re´presnta relacionamento os afetivos que uma pessoa pode ter. Ou seja, O verdadeiro discípulo ama a Jesus acima de qualquer um de seus relacionamentos afetivos pessoais, inclusive acima de sua própria vida

2) Renunciar a tudo quanto possui

Lc 14:33 “Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.”

Um discípulo deve renunciar a tudo que possui. Ou seja, abrir mão de seu legítimo direitos sobre qualquer uma de suas posses. Quando alguém decide seguir a Jesus, nada mais do que tem é realmente seu. Tudo passa a ser de Jesus: bens, propriedades, dinheiro, tempo, planos, etc. Ele passa a ser o senhor de tudo que a pessoa tem.

3) Obediência à Palavra de Deus

Jo 8:31 “Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos”

Quem é verdadeiramente um discípulo de Jesus permanece na palavra na sua palavra, ou seja, em seus ensinamentos. Permanecer é mais do que conhecer ou obedecer. Podemos dizer que inicialmente alguém pode ouvir e entender a palavra. Em seguida pode concordar e crer. Depois pode obedecer, colocando-a em prática na sua vida. Permanecer seria a repetição contínua de todas essas coisas: ouvir+entender+crer+obedecer.

“E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo?” Lc 6:46

O conhecimento e a prática da Palavra de Deus devem ser notórios no viver diário do discípulo.

4) Amar como Ele amou

Jo 13:34-35 “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”

A grande marca de um discípulo de Jesus é o amor. Amor ao Senhor, aos irmãos, amor ao próximo, amor aos inimigos. Não qualquer tipo amor, mas o mesmo tipo de amor com o qual o Senhor nos amou: o amor agape. Esse tipo de amor é incondicional e não espera ser retribuído para acontecer.

É dessa maneira que se conhece um discípulos de Jesus:

  • Se a pessoa é um discípulo, ela ama.
  • Se a pessoa ama, ela é um discípulo.

5) Multiplicar a vida de Jesus

Jo 15:7-8 “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”

Finalmente, um discípulo de Jesus dá fruto. Sua vida não é estéril. Não somente o fruto do Espírito, mas como o contexto de Jo 15 sugere, ele reproduz a própria vida de Cristo (a Videira), multiplicando-a e gerando novos discípulos.

Jo 15:16 “Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”

O fruto não em pelo esforço. É o resultado natural de estar na videira:

  • O discípulo permanece em Jesus
  • A palavra permanece no discípulo
  • O discípulo dá fruto
  • O fruto permanece.

Frutificar é consequência de uma vida sob o governo de Jesus

Essas cinco características devem aparecer na vida daqueles que são discípulos de Jesus. Ainda que possamos não tê-las plenamente desenvolvidas em nós, devemos persegui-las, contando com a operação do Espírito Santo para que elas surjam e nos tornem o tipo de seguidor que o senhor planejou.

 

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli