• Busca
  • Esqueceu a senha?

Toda a Armadura de Deus

Ef 6:10-20 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

Depois de dar diversas orientação para a vida prática de um discípulo envolvendo integridade pessoal, relacionamentos familiares, relacionamentos profissionais e sociais (Ef 4:17-6:9), o apóstolo Paulo nos instrui a nos “fortalecermos no Senhor e na força do seu poder”, e também a “vestirmos toda a armadura de Deus”. É importante notar que o primeiro é pré-requisito para o segundo. Ou seja, é preciso que um soldado seja forte o suficiente para suportar o peso de uma armadura de batalha. Assim, é preciso “fortalecer-se no Senhor e na força do seu poder”, para então “vestir toda a armadura de Deus”. Sem o poder de Deus operando em nosso interior não seremos capazes de suportá-la.

Note-se também que o motivo pelo qual devemos vestir a armadura é “poder ficar firmes contra as ciladas do diabo”. Essa exortação se repete no v13, acrescentando-se que assim poderemos “resistir no dia mal” e “permanecer inabaláveis”. Isso significa que existe uma forte atividade espiritual dos poderes malignos investindo contra os filhos de Deus, tentando derrotá-los e dissuadi-los de uma vida santa conforme proposto nos vs 4:17-6:9. Para essa luta espiritual, precisamos de armas espirituais. Daí a necessidade da armadura de Deus.

O’Brian, no Pillar New Testament Commentary sustenta que a linguagem de Paulo reflete textos do Antigo Testamento onde o próprio Deus, de maneira figurada, se reveste dessas armas para guerrear contra seus inimigos:

Is 59:17 Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeça; pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto.

Is 11:5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins (a LXX, traduz fidelidade como como aletheia = verdade).

Podemos ver uma descrição de cada um dos componentes da armadura de Deus na figura abaixo, extraída do Logos Bible Software Infographics:

armadura

Vemos assim que essa é uma armadura espiritual pois “nossa luta não é contra carne ou sangue” e também “as armas de nossa milícia não são carnais” (2Co10:4). Embora seus componentes sejam descritos figuradamente como cinturão, couraça, calçados, escudo, capacete e espada; são as virtudes espirituais representadas por esses termos que constituem a verdadeira armadura de Deus: VERDADE, JUSTIÇA, PREPARAÇÃO DO EVANGELHO, FÉ, CONVICÇÃO DA SALVAÇÃO e PALAVRA DE DEUS. Devemos nos revestir de TODAS essas virtudes tal como nos revestimos do NOVO-HOMEM.

Ef 4:24 E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade

Isso não é sem motivo, pois o texto acima abre o contexto para toda a instrução sobre a nova maneira de viver e é o ponto de referencia para que se fale de uma armadura espiritual. Um cristão que se fortalece no Senhor e na força de seu poder, sustentará firme em seu viver as marcas de sua nova natureza e elas lhe serão como uma armadura que lhe protegerá contra todas as ciladas do diabo.

Recursos Logos Utilizados

Sociedade Bíblica do Brasil. (1999). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Eph 6:10–20). Sociedade Bíblica do Brasil.

Lexham Press. (2009). Logos Bible Software Infographics. Bellingham, WA: Lexham Press.

Brown, D. R., Custis, M., & Whitehead, M. M. (2013). Lexham Bible Guide: Ephesians. (D. Mangum, Ed.). Bellingham, WA: Lexham Press.

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli