• Busca
  • Esqueceu a senha?

Precisamos Ouvir e Obedecer a Deus

davi-saulEm meu artigo anterior, falei sobre a necessidade que temos de ouvir a Deus para que possamos caminhar sempre de acordo com a sua vontade. No entanto, saber que precisamos de Deus para nossas decisões diária e procurar sua orientação é apenas uma parte da história. Se ouvirmos a Deus necessitamos obedecê-lo.

 

 

Saul e Davi

Lendo o livro de 1Samuel encontramos a história do reinado de Saul e em 2Samuel encontramos a história do reinado de Davi. Esses dois homens estavam a frente do povo de Deus e sabiam que precisavam dele para cumprir suas responsabilidades corretamente.

Saul sabia que precisava de Deus para ganhar suas batalhas e ser um rei vitorioso. Ele chegou a levar a arca da aliança para o campo de batalha a fim de obter o favor de Deus e por vezes oferecia sacrifícios antes e depois dos combates. No entanto, ele não era um homem que estava muito interessado em ouvir a Deus e, quando o ouvia, não obedecia fielmente as suas palavras. Ele estava interessado no favor divino para conseguir atingir seus próprios objetivos e acatava apenas aquilo que lhe era conveniente. Por isso, numa dada ocasião, o profeta Samuel lhe disse:

1Sa 15:22-23 Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniquidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei.

É preciso ouvir a Deus, mas ouvir sem obedecer não é suficiente. Não obedecer a voz do Senhor é rebeldia e isso coloca a pessoa em uma situação seríssima. Robert D. Bergen no New American Commentary of The Old Testament, comenta: “Quando Saul rejeitou a autoridade de Deus, Deus também rejeitou sua autoridade como rei”.

Davi, por outro lado, era um homem que ouvia a Deus. Mesmo sabendo que era o ungido do Senhor para reinar sobre Israel, após a morte de Saul ele não foi imediatamente para Judá, mas perguntou a Deus o que deveria fazer:

2Sa 2:1 Sucedeu depois disto que Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? Respondeu-lhe o Senhor: Sobe. Ainda perguntou Davi: Para onde subirei? Respondeu o Senhor: Para Hebrom.

Davi obedeceu a voz do Senhor e, chegando a Hebrom, foi aclamado rei sobre toda a casa de Judá.

Mesmo nas ocasiões de guerra iminente, veja qual era sua atitude:

2Sa 5:17-19 Quando os filisteus ouviram que Davi fora ungido rei sobre Israel, subiram todos em busca dele. Ouvindo isto, Davi desceu à fortaleza. Os filisteus vieram, e se estenderam pelo vale de Refaim. Pelo que Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei contra os filisteus? entregar-mos-ás nas mãos? Respondeu o Senhor a Davi: Sobe, pois eu entregarei os filisteus nas tuas mãos. Então foi Davi a Baal-Perazim, e ali os derrotou; e disse: O Senhor rompeu os meus inimigos diante de mim, como as águas rompem barreiras. Por isso chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim. Os filisteus deixaram lá os seus ídolos, e Davi e os seus homens os levaram. Tornaram ainda os filisteus a subir, e se espalharam pelo vale de Refaim. E Davi consultou ao Senhor, que respondeu: Não subirás; mas rodeia-os por detrás, e virás sobre eles por defronte dos balsameiros. E há de ser que, ouvindo tu o ruído de marcha pelas copas dos balsameiros, então te apressarás, porque é o Senhor que sai diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus. Fez, pois, Davi como o Senhor lhe havia ordenado; e feriu os filisteus desde Geba, até chegar a Gezer.

Veja só, a orientação de Deus pode ser muito diferente do que estávamos pensando em fazer. Mesmo quando ela é um “Não”, ela é perfeita e nos conduz sempre à vitória! O New Bible Commentary acrescenta que “o Senhor nunca deixou de responder a Davi, em contraste com o que aconteceu com Saul”:

1Sm 28:6 Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.

Assim, devemos estar cientes que não servimos a um ídolo mudo. Servimos a um Deus vivo que fala conosco! Estejamos então desejosos e disponíveis para ouvi-lo, bem como para obedecê-lo.

Recursos Logos

Bergen, R. D. (1996). 1, 2 Samuel (Vol. 7). New American Commentary of The Old Testament. Nashville: Broadman & Holman Publishers.

Carson, D. A., France, R. T., Motyer, J. A., & Wenham, G. J. (Orgs.). (1994). New Bible commentary: 21st century edition (4th ed.). Leicester, England; Downers Grove, IL: Inter-Varsity Press.

 

Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli