• Busca
  • Esqueceu a senha?

Jesus foi convidado para o casamento!

Tenho um relacionamento especial com o capítulo 2 do Evangelho de João. O versículo 2 estava gravado no convite do meu casamento e realmente louvo a Deus porque se tornou algo fundamental para a minha esposa e para mim. Uma música cristã que gosto muito é baseada nesse texto: “O amigo da festa“, de Stenio Marcius. Tive o privilégio de pregar nesse capítulo algumas vezes, inclusive em casamentos e bodas. O sermão, feito originalmente em 2003, tem a seguinte estrutura: O que acontece em um casamento para o qual Jesus foi convidado? (1) Problemas virão (Jo 2.3-5) (2) Haverá solução (Jo 2.6-8) (3) Haverá Testemunho (Jo 2.11)   Lendo o Comentário de Donald Carson no Evangelho de João, no entanto há uns poucos anos atrás, descobri que existe um significado mais profundo nesse texto, além desse que fala sobre o dever que os casais tem de convidar Jesus para o seu casamento. Assim, nas próximas linhas apresentarei essa interpretação, apenas introdutoriamente.

2.1 Três dias depois,
…….houve um casamento em Caná da Galiléia,
…………..achando-se ali a mãe de Jesus.
…………..2.2 Jesus também foi convidado,
…………..com os seus discípulos,
…………………para o casamento.

 

  • Três dias depois: Este terceiro dia, aponta para o sétimo dia, ao todo, do relato de João: 1.19, 29, 35, 43; 2.1.
  • O fato de a mãe de Jesus ter sido convidada para o casamento e Jesus com seus discípulos também aponta a proximidade da família de Jesus com os noivos. O fato de que os noivos convidaram Jesus para o seu casamento vai fazer toda a diferença no relato.

 

2.3 Tendo acabado o vinho,
…….a mãe de Jesus lhe disse:
…………..Eles não têm mais vinho.
…….2.4 Mas Jesus lhe disse:
…………..Mulher, que tenho eu contigo?
…………..Ainda não é chegada a minha hora.
…….2.5 Então, ela falou aos serventes:
…………..Fazei tudo o que ele vos disser.

   

  • Algumas possibilidades têm sido levantadas do porque a mãe de Jesus vai até ele: (1) sendo a parente responsável pela festa, ela pede ao seu filho para ajudar-lhe a resolver um problema; (2) sendo os convidados responsáveis por trazer parte do vinho e Jesus não tendo trazido, ela pede para ele resolver o problema; (3) ela vai a ele esperando que ele faça um milagre. O fato de acabar-se o vinho na festa, responsabilidade do noivo, poderia levar até mesmo a anulação do casamento, por causa da vergonha pública da família.
  • A resposta de Jesus  à sua mãe também gera diferentes reações: Jesus foi ríspido com ela? (Jz 11.12; 2Sm 16.10; 1Rs 17.18; 2Rs 3.13; 2Cr 35.21; Mt 8.29; Mc 1.24; 5.7; Lc 8.28). A resposta é que ele não foi sem educação, mas a tratou com distância. Ela estava interferindo em seu ministério e deveriam ficar claro quem era o Senhor, Jesus.
  • Maria agora para de tentar manipular Jesus e coloca-se debaixo de seu tempo. Ela pede aos servos que se submetam ao que ele disser.

 

Purification_Jars
Abaixo da mesa, talhas (jarros) de pedra, usados para purificação. Paul H. Wright, Rose Then and Now Bible Map Atlas with Biblical Background and Culture (Torrance, CA: Rose Publishing, 2012), 182.

 

 

2.6 Estavam ali seis talhas de pedra,
que os judeus usavam para as purificações,
e cada uma levava duas ou três metretas.
2.7 Jesus lhes disse:
…….Enchei de água as talhas.
…….E eles as encheram totalmente.
2.8 Então, lhes determinou:
…….Tirai agora e levai ao mestre-sala.
Eles o fizeram.

 

2.9 Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho
……. (não sabendo donde viera,
…….se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água),
…….chamou o noivo 2.10 e lhe disse:
…………..Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e,
…………..quando já beberam fartamente,
…………..servem o inferior;
…………..tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.

 

  • Os judeus lavavam-se com frequência, normalmente por causa de impureza cerimonial (Mt 15.1-2; Mc 7.3-4). Aquelas talhas comportavam ao todo de 470 a 700 litros.
  • É exatamente neste fato de está um dos segredos do texto: Jesus é aquele que veio mudar uma velha dispensação em uma nova, transformando a necessidade de purificação de tudo, na era messiânica de abundância de vinho: Is 25.6; Jr 31.12; Amós 9.13-14. Esse significado é apontado pelo contexto, em que Jesus purifica o templo, fala sobre o novo nascimento com o fariseu mestre da lei, fala sobre uma nova vida com uma samaritana e sobre uma adoração independente do lugar físico.
  • O que temos no texto agora é a atestação do milagre. O mestre-sala, que desempenhava uma função de administração na festa, provou o vinho e atestou que aquele era melhor do que o primeiro. O que Jesus produz é melhor.

 

2.11 Com este,
…….deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia;
…….manifestou a sua glória,
…….e os seus discípulos creram nele.

 

  • Ao final de sua narrativa, João mostra qual foi o resultado daquele milagre (sinal): Jesus manifestou a sua glória e seus discípulos creram nele: Jo 20.30-31; 21.24-25.

  Tradução Literal (baseada em aktionsart) João 2.1  E no dia terceiro casamento houve em Caná da Galiléia, e estava a mãe de Jesus ali. 2 E foi convidado também Jesus bem como os discípulos dele para o casamento. 3 E faltando vinho disse a mãe de Jesus a ele: “vinho não têm” 4 E disse a ela Jesus: “O que em mim e ti, mulher? Ainda não é chegada a hora minha.” 5 Disse a mãe dele aos servos: “Qualquer coisa que ele disser a vós, fazei”. 6 E estavam ali de pedra jarras seis de acordo com a purificação cerimonial dos judeus colocadas, continha cada uma metretas duas ou três. 7 Disse-lhes Jesus: “Encham as jarras de água”. E encheram-nas até em cima. 8 E disse-lhes: “Sirvam agora e levem para o responsável da festa”. E eles levaram. 9 Quando provou o responsável da festa a água em vinho transformada (part perf) e não soube (mais que perf) de onde é, mas os serviçais souberam (mais que perf), os que derramaram a água, chama o noivo o responsável da festa 10 e diz-lhe: “todo homem primeiro o bom vinho serve e quando estão bêbados o inferior. Tu reservastes (perf) o bom vinho até agora”. 11 Este fez o princípio dos sinais de Jesus em Caná da Galiléia e revelou a glória dele, e creram nele os discípulos dele.   Conclusões / Aplicações  

  • Os sinais de Jesus manifestam a sua glória e devem aumentar a nossa fé.
  • Jesus foi convidado para aquele casamento e foi. Ele se tornou a solução para um sério problema.
  • Com Maria aprendemos primeiro como não ir à Jesus: não devemos ir a ele como se nós mandássemos ou estivéssemos em posição de exigir algo dele.
  • Com Maria também aprendemos qual é o nosso papel: fazei tudo o que ele vos mandar, submissão.
  • Jesus é aquele que veio mudar a história, tornando obsoletas e ultrapassadas algumas práticas religiosas que apontavam para ele mesmo. Ele veio trazer a realidade figurada no Antigo Testamento. Ele é o Messias prometido, o Deus conosco, aquele que nos purifica para Deus.
  • Quanto Jesus é real na sua vida? Quanto você depende dele? Quanto você fala com ele?
  • Como os noivos, convide Jesus.
  • Como Maria, vá até Jesus.
  • Como os servos, faça tudo o que Jesus disser.
  • E o Senhor Jesus, no tempo dele, da forma dele, poderá transformar água em vinho, problema em solução, vergonha em louvor, coisas ultrapassadas em novidades.
  • Para a manifestação da sua Glória e para que os seus discípulos creiam nele.

Outros recursos sobre casamento: Bases para um casamento perfeito e como estragar tudo Casamento Misto 2 em 1: serão os dois uma só carne 1 Coríntios 7.10-11: Divórcio entre Cristãos?

Criado por
João Paulo Thomaz de Aquino
Todos os artigos do autor
1 comentário
  • Boa noite e a Paz do senhor Jesus Cristo ,amei a resolução e a transferência do ensino ,ou da explicação ,mas quem da todos os entendimentos e Deus ,mas Deus abençoe a sua vida e o seu Ministério

Criado por João Paulo Thomaz de Aquino