• Busca
  • Esqueceu a senha?

Conhecimento e piedade — Tito 1.1–16

1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade. 2 Escrevo na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos 3 e, no momento oportuno, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por ordem de Deus, nosso Salvador, 4 a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum. Que a graça e a paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador, estejam com você.

Deveres e qualificações dos ministros

5 Foi por esta causa que deixei você em Creta: para que pusesse em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísse presbíteros, conforme prescrevi a você: 6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de devassidão, nem são insubordinados. 7 Porque é indispensável que o bispo, por ser encarregado das coisas de Deus, seja irrepreensível, não arrogante, alguém que não se irrita facilmente, não apegado ao vinho, não violento, nem ganancioso. 8 Pelo contrário, o bispo deve ser hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, piedoso, deve ter domínio de si, 9 ser apegado à palavra fiel, que está de acordo com a doutrina, para que possa exortar pelo reto ensino e convencer os que contradizem este ensino.

Os falsos mestres e as falsas doutrinas

10 Porque existem muitos, especialmente os da circuncisão, que são insubordinados, falam coisas sem sentido e enganam os outros. 11 É preciso fazer com que se calem, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro. 12 Foi um dos cretenses, um próprio profeta deles, que disse: “Os cretenses são sempre mentirosos, feras terríveis, comilões preguiçosos.” 13 Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé 14 e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de gente que se desvia da verdade. 15 Todas as coisas são puras para os puros; mas, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. 16 Afirmam que conhecem a Deus, mas o negam por meio do que fazem; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para qualquer boa obra.

INTRODUÇÃO

Um significado simples acerca piedade que Calvino deu é: pietas (piedade em Latim) é a atitude correta do homem para com Deus.

Uma vez que se conhece a Deus e o teme, é esperado que essa vida seja vivida de um modo totalmente diferente agora — buscando agradar a Deus em todos os seus caminhos.

Piedade é: abraçar atitudes corretas para com Deus e fazer o que Ele quer. É ter uma vida centrada em Deus.

Pergunta: Quais são os princípios que encontramos na Bíblia acerca da piedade?

A. A piedade é a prova da nossa união vital com Cristo.

5 — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; Jo 15.5

O ramo que não é produtivo, que não produz fruto, não faz parte da videira.

A união com Cristo que não produz qualquer efeito sobre o coração e a vida não passa de uma união meramente formal.

B. A piedade é prova da nossa regeneração

Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado, porque nele permanece a semente divina; esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. 1Jo 3.9

C. A piedade é prova da nossa eleição

Pois aqueles que Deus de antemão conheceu ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho… Rm 8.29

D. A piedade deve ser percebida por outros

Toda árvore é reconhecida pelo seu próprio fruto (Lc 6.44).

Piedade é algo notório. Não porque você é um fariseu que faz “boas obras” na frente de todos esperando aplausos e reconhecimento, mas porque o próprio Deus produz frutos através de sua vida mesmo vivendo em anonimato.

E. É com base na nossa piedade/obras que seremos julgados no último dia do grande julgamento.

Aquele que pensa que boas obras são irrelevantes pois elas não podem nos justificar perante Deus, devem considerar esse ponto.

5 […] justo juízo de Deus, 6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras: 7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; 8 mas ira e indignação para os egoístas, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. Rm 2.5–8

F. A piedade agrada a Deus

Só esse ponto seria suficiente para considerarmos esse tema por meses!

O Deus criador dos céus e da terra, seu grande salvador, pode se alegrar, ter prazer na maneira como você vive.

Existe um modo de vida que Deus se agrada. O que mais queremos se não dar a Deus prazer com nossas vidas?

Não se esqueçam da prática do bem e da mútua cooperação, pois de tais sacrifícios Deus se agrada. Hb 13.16

Filhos, em tudo obedeçam a seus pais, pois fazer isso é agradável diante do Senhor. Cl 3.20

 — — 

Fica evidente que a bíblia nos ensina que não é somente o que cremos que é importante para Deus, mas a maneira que vivemos também é extremamente importante.

 — — 

MAS O QUE A CARTA DE TITO TEM A VER COM ISSO?

Normalmente nós não damos valor a essas cartas por acharmos que nelas só há instruções sobre governo de igreja, presbíteros, diáconos etc.

Há muito mais nelas do que simplesmente instruções para pastores.

Se lermos com atenção essa carta de Tito perceberemos que há uma urgência em Paulo ao escrevê-la: a prática das boas obras — a prática da piedade!

Ergon (ação trabalho, boas obras — 8x) — só perde para “Theos” (Deus) — 13x

Afirmam que conhecem a Deus, mas o negam por meio do que fazem; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para qualquer boa obra.
 Tt 1.16

Seja você mesmo um exemplo de boas obras. No ensino, mostre integridade, reverência, Tt 2.7

Ele deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras. Tt 2.14

Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, que sejam obedientes e estejam prontos para toda boa obra. Tt 3.1

Fiel é esta palavra, e quero que você fale ousadamente a respeito dessas coisas, para que os que creem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas para todas as pessoas. Tt 3.8

E, quanto aos nossos, que aprendam também a se empenhar na prática de boas obras a favor dos necessitados, para não se tornarem infrutíferos (mesma ideia semântica). Tt 3.14

O que Paulo quer ao escrever Tito é que ele exorte às igrejas em Creta para uma vida de boas obras, de piedade!

Mas por que Paulo considera “boas obras” tão importante?

[servos] nem furtem, mas que deem prova de toda a fidelidade, a fim de que, em todas as coisas, manifestem a beleza da doutrina de Deus, nosso Salvador. Tito 2.10

A maneira que vivemos testemunha acerca do Deus que cremos.

É o testemunho dEle, a glória dEle que está em jogo se não vivermos em boas obras, uma vida piedosa e santa!

Uma vida que não é centrada em Deus está dizendo ao mundo que Deus não é belo, não é importante, não tem valor. Está dizendo ao mundo que Deus não é tão estimado como deveria ser!

Quando vivemos uma vida centrada em qualquer outra coisa e não em Deus, dizemos ao mundo que Deus não é tão belo, desejoso e prazeroso assim…

É a verdade sobre Deus que está em jogo no nosso viver!

ESSE É O PROBLEMA!

A MANEIRA QUE VIVEMOS COMUNICA UMA MENSAGEM AO MUNDO DO DEUS QUE CREMOS!

Exemplo:

Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus. Mt 5.16

A razão pela qual Jesus nos exorta a um viver piedoso é porque a glória de Deus que está em jogo!

1. O MODELO MINISTERIAL DE PAULO (1–4)

1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade. 2 Escrevo na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos 3 e, no momento oportuno, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por ordem de Deus, nosso Salvador, 4 a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum. Que a graça e a paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador, estejam com você.

Se Paulo vai exigir uma vida cristã exemplar e frutífera e vai orientar Tito para constituir presbíteros nas igrejas, então ele precisa ser um modelo tanto de vida cristã quanto de um ministro do evangelho. É isso que ele faz nesses primeiros 4 versos…

A. POSIÇÃO

Veja que Paulo começa se descrevendo com duas características: servo e apóstolo.

1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo,

Servo de Deus (escravo de Deus)

Única ocorrência em Paulo; de resto ele se intitula “servo de Cristo Jesus”: Rm 1:1; Fp 1:1; Gl 1:10. cf. Tg 1:1;

O título “servo de Deus” é antigo, sendo usado somente para os profetas, para Abraão, Moisés, Davi: 2Sm 7:5; Sl 105:42; Dn 9:11.

Por meio desse título (incomum para o NT) Paulo se posiciona ao lado dos patriarcas e profetas. Provavelmente ele o faz em vista dos cristãos judeus hereges (v. 10).

Porque existem muitos, especialmente os da circuncisão, que são insubordinados, falam coisas sem sentido e enganam os outros. Tt 1.10

Aplicação: A descrição aqui é impressionante — a vida de Paulo…

Fp 3.4–7 — As razões em que Paulo se orgulhava: circuncisão, tribo de Benjamim, fariseu irrepreensível quanto a lei, zeloso a ponto de perseguir a igreja.

1Tm 1.13 — O caráter desse homem: fui blasfemo, perseguidor e insolente…

At 9 — A dureza de coração: “respirava ameaças de morte” — Um animal selvagem

Agora está completamente rendido — escravo.

Um escravo submete sua vontade e vida nas mãos do seu Senhor e aqui está esse homem totalmente transformado e rendido.

“apóstolo de Jesus Cristo”

É importante ele mencionar isso aqui, pois ele está conferindo autoridade a Tito para constituir presbíteros.

Tanto Tito, quanto os falsos mestres precisavam ser lembrados que ele era um apóstolo.

Aplicação: não há mais apóstolos hoje em dia

Para ser um apóstolo bíblico duas coisas seriam necessárias:

§ Ser diretamente e pessoalmente chamado para a função/ofício por Cristo (Mc 3.13–19)

§ Ter sido testemunha ocular do Jesus histórico, especialmente da sua ressureição (At 1.15–26; At 9.1–9; 1Co 15.5–9)

A posição de Paulo era tão humilde quanto a de um escravo e tão altiva quanto a de um embaixador.

B. MISSÃO

para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade.

Qual a razão do apostolado de Paulo?

i. para promover a fé que é dos eleitos de Deus

Paulo introduz uma palavra que muitos tem dificuldade de aceitar — “eleitos”.

O que é curioso aqui é que Paulo diz eleito logo na introdução de sua carta, no primeiro verso. Isso nos diz que essa descrição aos cristãos era a coisa mais normal na igreja primitiva.

Ser cristão era ser “eleito” — a ponto de serem chamados dessa forma.

Aplicação 1: que fique bem claro que EU não estou dizendo que Deus salva pessoas por eleição (escolha/predestinação). Eu não estou dizendo isso…Paulo que está dizendo.

Essa doutrina é da Trindade, do Franklin, do Thiago, de Agostinho, Calvino, Spurgeon, Lloyd Jones, Whitifield ou qualquer outro que cria nisso. Não!

Essa doutrina é do Espírito Santo que livro após livro nos ensina essa verdade…ELEITOS!

O que significa “eleitos” na bíblia?

Significa que Deus elege pessoas para salvação e outras não.

Significa que a salvação depende ultimamente da escolha soberana de Deus.

Ser Deus é ser livre: é ter misericórdia de quem ele quer.

Eleição é um ato de Deus, antes da criação, no qual ele escolhe algumas pessoas para serem salvas, não por causa de algum mérito antevisto delas, mas somente por causa de sua suprema boa vontade. – Wayne Grudem

Não acreditar nessa doutrina é não acreditar naquilo que o próprio Paulo diz…nosso papel não é negar essa preciosa doutrina, mas lutar com ela até que ela se torne doce para nós.

O que a Bíblia diz sobre eleição?

  1. Aconteceu na eternidade — Ef 1.4; 2Ts 2.13; 2Tm 1.9

Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Ef 1.4

que nos salvou e nos chamou com santa vocação, não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, 2Tm 1.9

2. Não é com base no mérito, mas na vontade divina — 1Co 1.26–31; Dt 7.7–8; 9.4–6; Tg 2.5; Ef 1.5

O Senhor os amou e os escolheu, não porque vocês eram mais numerosos do que outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Dt 7.7

nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade, Ef 1.5

3. A eleição é um motivo para louvor — Rm 11.33–36; Ef 1.3–14; 1Ts 1.2–4; Mt 11.25–26

33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão inexplicáveis são os seus juízos, e quão insondáveis são os seus caminhos! 34 “Pois quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? 35 Ou quem primeiro deu alguma coisa a Deus para que isso lhe seja restituído? 36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre. Amém! Rm 11.33–36

25Por aquele tempo, Jesus exclamou: — Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Mt 11.25–26

3. A eleição é uma fonte de conforto — Rm 8.31–39; Jo 10.27–29;

‘E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Romanos 8:28

Os predestinados chegarão na gloria!

4. A eleição é um incentivo para o comportamento justo — Cl 3.12–14; Fp 2.12–13

12 […] desenvolvam a sua salvação com temor e tremor, 13 porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Fp 2.12–13

[A objeção]

Agora, o que perceba o que Paulo diz aqui…

Normalmente a objeção à essa doutrina é: se Deus já escolheu alguns, então não devemos fazer nada, certo? É Deus quem escolhe e quem faz tudo…

Por que pregar se Deus já escolheu os que seriam salvos?

Mas veja que Paulo nos ensina exatamente o contrário — para promover a fé que é dos eleitos de Deus

Paulo nos ensina que Deus tem seus eleitos, mas esses eleitos virão à fé pela pregação do evangelho.

É porque Deus tem eleito que Paulo prega.

Seu ministério existe exatamente por causa dos eleitos.

A eleição não anula os meios de graça pois Deus decidiu salvar os eleitos pela pregação! Por isso pregamos!

Aplicação:

Por que pregamos domingo após domingo?

Qual a razão de sermos igreja?

O que faz um pregador do evangelho subir com confiança em um púlpito?

Deus salva! Deus tem eleitos! Pregue pois o Espírito usará da palavra pregada para alcançar os seus.

Sem eleição, não há razão para pregação!

II. para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade.

Essa é a segunda razão do ministério de Paulo — trazer pessoas ao pleno conhecimento da verdade.

conhecimento da verdade

. 4 x no NT — 1Tm 2.4; 2Tm 2.25; 2Tm 3.7; Tt 1.1

. Sinônimo para “evangelho”

que deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 1Tm 2.4

Aplicação: não podemos deixar passar despercebida essa palavra “verdade”.

– Paulo não diz conhecimento de uma verdade dentre muitas…

– Conhecimento de mais uma verdade…

– Conhecimento daquilo que eu penso que é verdade…

– Para Paulo existe uma verdade absoluta, e essa verdade é o evangelho!

A mente pós-moderna não trabalha com essa categoria de verdade objetiva!

– Não há verdade objetiva e universal, ela é subjetiva, se submete ao crivo da opinião pessoal.

– Em contraste com a relativização da verdade, Paulo nos ensina que há uma verdade absoluta:

. a igreja é “coluna e fundamento da verdade” (1Tm 3.15);

. é a verdade que “conduz à piedade” (Tt 1.1).

 — — 

Mas aqui está o ponto importante: Paulo não quer simplesmente a informação, ele visa e acredita na transformação — “piedade”.

 — — 

e o pleno conhecimento da verdade segundo (kata — para ) a piedade.

NVI: “que conduz à piedade”

Aqui Paulo nos ensina uma algo crucial…

É o conhecimento do evangelho (da verdade) que produzirá em nós um modo diferente de vivermos.

Nós jamais alcançaremos uma vida piedosa se não crescermos no conhecimento do evangelho.

Essa vida piedosa não é produzida automaticamente. Há algo que é necessário para que ela desenvolva… conhecimento genuíno do evangelho!

Aplicação 1: Dicotomia entre ES x Bíblia

Infelizmente um dos males que o pentecostalismo moderno nos legou é a ideia de que o Espírito Santo age independente da Bíblia

O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita. As palavras que eu lhes tenho falado são espírito e são vida. Jo 6.63

O verdadeiro conhecimento da verdade produzirá em nós uma vida piedosa…

Aplicações 2:

. Casais em crise: primeira pergunta é…como anda a vida devocional de vocês?

. Jovens perdendo para o pecado — Sl 119.11

C. MOTIVAÇÃO

O que motiva Paulo?

O que faz com que ele continue resoluto nessa missão?

2 Escrevo na esperança da vida eterna (Tito 2.13; Tito 3.7)

Ele tem esperança na vida eterna…

Ponto: Paulo precisava encorajar Tito pois a tarefa dele não seria fácil em Creta. É bom lembrar ele que mesmo com toda oposição presente, Tito deveria se motivar no que o esperava porvir!

que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos

A esperança cristã não é uma possibilidade é uma promessa!

Deus fez um pacto consigo mesmo desde os tempos eternos que salvaria pessoas…

20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos o nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, 21 aperfeiçoe vocês em todo o bem, Hb 13.20

Esse pacto é que Deus salvaria pessoas, pelo sacrifício do Filho e aplicação do Espírito.

A esperança cristã é baseada nada mais, nada menos que no caráter imutável de Deus. É porque Ele não muda e não mente que temos a certeza da vida eterna.

3 e, no momento oportuno, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,

Em outras palavras, essa aliança foi revelada no Antigo e Novo Testamento.

mediante a pregação que me foi confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,

A autoridade de Paulo…ele recebeu algo de Deus para entregar para Tito.

Deus confiou algo a ele.

4 a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum.

Tito, verdadeiro filho

– Porque provavelmente Tito foi convertido pelo ministério de Paulo.

– Temos poucas informações sobre Tito — mencionado em 2Coríntios, Gálatas, 2Tm e Tito.

– Era grego (Gl 2.3) e companheiro de Paulo e colaborador do ministério (2Co 8.23)

– Ele levou a carta de segunda Coríntios para a igreja de Corinto e era respeitado por eles.

– Depois que Paulo foi solto da prisão em Roma, Paulo deixou em Creta para colocar as coisas em ordem.

segundo a fé comum

Paulo não só recebeu a mensagem da parte de Deus, mas Tito está na mesma fé que ele, ou seja, Tito deve ser respeitado no que ensinar.

A imagem de passando o bastão da fé….

Que a graça e a paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador, estejam com você.

POSIÇÃO à Escravo e apóstolo

MISSÃO à Trabalhar pela fé dos eleitos — dar conhecimento para piedade

MOTIVAÇÃO à A vida eterna

2. A NECESSIDADE DE PRESBÍTEROS QUALIFICADO

§ Paulo colocou seu exemplo de um verdadeiro ministro do evangelho

§ Paulo disse que o pleno conhecimento produz piedade

§ Agora ele precisa falar então acerca dos presbíteros

§ Paulo entendia que a saúde espiritual do povo de Deus dependeria da qualidade dos seus presbíteros

 — — 

5 Foi por esta causa que deixei você em Creta: para que pusesse em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísse presbíteros, conforme prescrevi a você:

Pluralidade:

§ Principais textos bíblicos sobre a pluralidade de presbíteros nas igrejas do Novo Testamento: At 13.1; 14.23; 15.4; 20.17, 28; Fp 1.1; 1Ts 5.12, 13; 1Tm 5.17; Tt 1.5; Hb 13.17, 24; Tg 5.14; 1Pe 5.1–3.

E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor, em quem haviam crido.

At 14.23 (antes dos anos 50 — igrejas da Galácia)

De Mileto, Paulo enviou uma mensagem a Éfeso, pedindo aos presbíteros da igreja que se encontrassem com ele.

At 20.17

Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos.
 Fp 1.1
(por volta de 62 d.C.)

Terminologia:

§ Também chamado de anciãoou bispo(At 20.17, 28; Tt 1.5, 7) e pastor(Ef 4.11).

§ O termo pastor aparece uma só vez no Novo Testamento (Ef 4.11), e seu significado, idêntico ao de presbítero e ancião, não é perfeitamente seguro, mas bem possível.

Porque é indispensável que o bispo, por ser encarregado das coisas de Deus,

Tt 1.7

Inácio de Antioquia (c.50–117) foi o primeiro defensor de um “episcopado hierárquico”. Ele se identifica como bispo e pressupõe que cada uma das igrejas a que ele escreve seja dirigida por um bispo.

O padrão bíblico é: unidade, pluralidade e paridade.

A. IRREPREENSÍVEL NO LAR

6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de devassidão, nem são insubordinados.

7 Porque é indispensável que o bispo, por ser encarregado das coisas de Deus, seja irrepreensível, não arrogante, alguém que não se irrita facilmente, não apegado ao vinho, não violento, nem ganancioso.

A palavra grega é ἀνέγκλητος (anenkletos).

Aparece 3x nas pastorais Tt 1.6,7; 1Tm 3.10 num sentido de ética cívica, ou seja, culpado ou inocente perante um tribunal (por exemplo).

Não acusável” seria a melhor tradução. Não significa “sem mácula”, mas “sem culpa”, “caráter impecável” — não poderiam ter brechas para ser criticados.

Se o ministério é um ofício público, a reputação pública do candidato é importante!

6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de devassidão, nem são insubordinados.

. Não está falando de solteiros que desejam o ministério

Mas tanto Jesus quanto Paulo afirmaram que alguns são chamados para permanecer solteiros (Mt 19.10–11; 1Co 7.7) .

. Não está falando dos enviuvados que casaram-se novamente

Mas o NT permite de modo específico o casamento de viúvas e viúvos Rm 7.1ss. 1Co 7.39; 1Tm 5.14; 4.3

De qual situação Paulo está falando aqui?

. Polígamos

. Principalmente: todos os que cometem o pecado de infidelidade no casamento.

O candidato teria que ser fiel à sua única mulher, devotado à sua única esposa, moralmente inquestionável. Reputação imaculada na área de sexo e casamento.

[Parêntesis]

Os que se divorciaram, mas se casaram de novo.

Nem sempre pastores que se divorciaram e recasaram foram culpados no relacionamento anterior. O pastor deve sempre submeter seu ministério para a igreja decidir se essa situação torna ele repreensível ou não.

O princípio é o da irrepreensibilidade.

6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de devassidão, nem são insubordinados.

Devassidão (Ef 5.18) — um jeito selvagem de viver / sem controle/ sem freio / vida desperdiçada / licença pecaminosa / luxúria

Insubordinados — rebelde / não se submete / indisciplinado

Filhos (tekna) crentes — também não temos como entrar em toda a discussão aqui.

Alguns querem afirmar que a palavra para “filhos” seja majoritariamente usada para crianças pequenas, mas não — “criança como descendência” aparece 53x das 104.

Ponto principal:

. Os filhos podem se tornar rebeldes um dia, mas a igreja pode entender que os pais não tiveram culpa na criação deles.

O princípio é o da irrepreensibilidade.

B. IRREPREENSÍVEL NO CARÁTER E CONDUTA

7 Porque é indispensável que o bispo, por ser encarregado das coisas de Deus, seja irrepreensível,

Paulo emprega aqui 11 termos, cinco negativos e seis positivos.

não arrogante,

Não obstinado, não teimoso…

Aqui está a tentação de todo líder — poder, prestígio — normalmente líderes fazem mal-uso de sua condição — cedem à vaidade.

Não aceitam crítica ou conselho.

Se impõem sobre as pessoas. São autocráticos.

alguém que não se irrita facilmente,

Não violento — colérico — apimentado

Pastores normalmente ministram a pessoas complicadas e são tentados a se irritarem rapidamente.

não apegado ao vinho,

Veja que não há proibição — abstêmio.

A bíblia fala positivamente do uso do vinho em circunstâncias apropriadas (Sl 104.15; Ec 10.19; Is 55.1; Jo 2.3–11; 1Tm 5.23)

15 o vinho, que alegra o coração,

o azeite, que lhe dá brilho ao rosto,

e o pão, que lhe sustém as forças.

Sl 104.15

Se ele apreciar o vinho, deve saber o contexto e o limite.

O AT tem advertências muito sérias para os líderes com respeito ao efeito nocivo do álcool:

. Sacerdotes eram proibidos de beber quando estavam em função

. Os reis e outros dirigentes não deviam beber bebida forte para que não se esquecessem das leis da nação e não deixarem de fazer justiça aos oprimidos (Pv 31.4; 20.1; 23.19, 29)

. Os magistrados também pervertiam a justiça quando se descontrolavam com o vinho (Is 5.22–23).

. Os profetas quando eram vencidos pelo vinho não tinham condições de ensinar (Is 28.7)

não violento,

Liderança geralmente nos tenta com prepotência.

Contudo liderança bíblica é aprendida com Jesus, é se humilhar e servir.

Devemos liderar pelo nosso exemplo e não pela força — humildade e não autoimposição.

nem ganancioso

Desejoso por lucro desonesto

Realizar ministério motivado pela cobiça.

Tipo do pastor que só prega em igrejas que pagam bem…que promovem melhor seu nome!

A motivação do pastor deve ser o serviço, não a cobiça.

Agora as 6 virtudes…

8 Pelo contrário, o bispo deve ser hospitaleiro,

Aqui eu fico chocado às vezes de membros que dizem que nunca visitaram a casa do pastor. A casa pastoral é como se fosse uma fortaleza que ninguém entra…

Se pastor não gosta de receber ninguém em sua casa, como fica essa questão?

Pastor deve ser exemplo de hospitalidade tanto para membros quanto para visitantes.

Às vezes há limitações financeiras, de tempo e de circunstâncias familiares, mas sempre que possível sua casa deve estar aberta.

amigo do bem

Que pratique caridade…

De apoio a toda boa causa…

sensato,

Ter capacidade de julgar as coisas com sobriedade e sensibilidade

Um estilo de vida disciplinado.

justo,

Imparcial

Tratar as pessoas com igualdade, não por posição ou condição social

A pior coisa são pastores que só conversam na igreja com os de condição social mais elevada. Só se relacionam com esses…

piedoso,

Exemplo de vida cristã, de santidade…

deve ter domínio de si,

Domínio próprio está no fim da lista assim como na lista do fruto do Espírito.

Autocontrole é o clímax por assim dizer, cobre tudo o que foi dito anteriormente.

O pastor não deve dominar só sua casa, mas sua própria vida.

C. IRREPREENSÍVEL NA DOUTRINA

9 ser apegado à palavra fiel, que está de acordo com a doutrina, para que possa exortar pelo reto ensino e convencer os que contradizem este ensino.

ser apegado

Ser devotado totalmente a algo…

ser apegado à palavra fiel, que está de acordo com a doutrina

“Fiel” (pistos) — é verdadeira, Deus nunca mente (v.2)

“de acordo com a doutrina” (didache), ou seja, segundo o “ensino” dos apóstolos — ver At 2.42; 2Tm 2.2 — é a “forma de ensino que lhes foi transmitida” (Rm 6.17) e “ensino que vocês têm recebido” (Rm 16.17). É um conjunto de instruções bem definido.

Aplicação:

Pastores são amarrados ao mastro da palavra…

Sua vida se resume em estudar a palavra fiel…

Ele não tem liberdade nenhum para inovar ou trazer revelação nova…

Ele tem que trazer o que está de acordo com a doutrina apostólica revelada na Bíblia!

Aplicação 2

É isso que vocês devem exigir e possibilitar que seus pastores façam.

De um lado vocês devem cobrar isso de nós — queremos pregação. Queremos ensino — queremos palavra.

De outro lado vocês devem possibilitar isso: com tempo, encorajamento, sustento, oração.

para que possa exortar pelo reto ensino e convencer os que contradizem este ensino.

Duplo ministério do ensino!

. “Exortar” — encorajar — instruir

. “Refutar” — vencer a argumentação — precisamos combater o falso ensino! Eles sempre estarão no nosso meio (1Jo 2.18–19)

O pastor precisa ter duas vozes, uma para ajuntar as ovelhas e outra para afastar os lobos e os ladrões…”

– João Calvino

Por isso o dom de ensino é fundamental para o ministério pastoral — 1Tm 3.2 (apto para ensinar)

3. OS FALSOS MESTRES

Nessa última seção Paulo vai contrastar essas qualidades que ele acabou de mencionar com os falsos mestres que estavam presentes nas igrejas de Creta.

Por que precisamos de presbíteros como Paulo descreveu?

10 Porque existem muitos, especialmente os da circuncisão, que são insubordinados, falam coisas sem sentido e enganam os outros.

Lição importante: Como combater o falso ensino e os falsos mestres?

Paulo nos ensina que a maneira que combater falsos mestres, em primeiro lugar, é ordenando novos presbíteros…

Veja a lógica…

5 Foi por esta causa que deixei você em Creta: para que pusesse em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísse presbíteros, conforme prescrevi a você:

[Parêntesis com as qualificações 6–9]

10 Porque existem muitos, especialmente os da circuncisão, que são insubordinados, falam coisas sem sentido e enganam os outros.

Essa lição constantemente é passada despercebida.

Aplicação

Normalmente achamos que venceremos a guerra contra o falso ensino indo para a internet e fazendo post no facebook, fazendo chacota dos charlatões. Esse trabalho é fácil, qualquer um faz, mas não resolve!

Eles continuam se multiplicando no nosso meio…

A maneira que venceremos a guerra é através de um trabalho muito mais penoso e demorado — FORMANADO NOVOS HOMENS PARA O MINISTÉRIO!

Uma igreja local tem a obrigação de treinar novos homens para o ministério!

Exemplo: Poimênica

A. Identidade

10 Porque existem muitos, especialmente os da circuncisão, que são insubordinados, falam coisas sem sentido e enganam os outros.

existem muitos

Não são poucos…

Se proliferam rapidamente…

Se reproduzem a todo instante…

Satanás sempre tem um exército para guerrear contra a verdade…

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando grandes sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos.

Mt 24.24

Amados, não deem crédito a qualquer espírito, mas provem os espíritos para ver se procedem de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído mundo afora.

1Jo 4.1

A ênfase é globalização do seu ministério! São muitos e estão em todos os lugares. Tem ministérios frutíferos! Plantam igrejas! Operam poderosamente no mundo com sinais e milagres!

que são insubordinados,

Contraste com o verso 9: apegue-se à mensagem fiel…

Eles são insubordinados. Você o confronta com a Escritura, mas ele continua com seu ponto!

falam coisas sem sentido (ocos — sem profundidade)

Falam bonito, faladores, mas palavras vazias, sem verdade.

A prova de um ministro verdadeiro não é a oratória, mas a verdade!

e enganam os outros. (enganadores)

Suas palavras não edificam, não levam à piedade, pelo contrário — levam ao erro!

B. Influência

11 É preciso fazer com que se calem, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro.

porque andam pervertendo casas inteiras…

Tanto o bom ensino quanto o falso ensino geram resultados…

A imagem aqui não é de somente alguns caindo no erro, mas “casas inteiras”, talvez igrejas inteiras que se reuniam em casas.

Olha a gravidade e o poder do falso ensino!

com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro…

Contraste com o verso 7 — “não apegado ao vinho, não violento, nem ganancioso.”

C. Caráter

12 Foi um dos cretenses, um próprio profeta deles, que disse: “Os cretenses são sempre mentirosos, feras terríveis, comilões preguiçosos.”

Pais da igreja — Epimênides — 6 séc a.C.

Paulo não poupa franqueza aqui…assim devemos tratar os falsos mestres.

13 Este testemunho é verdadeiro.

Paulo faz uso da graça comum aqui…

Ele acha verdade divina na boca de um pagão…

Toda verdade é verdade de Deus independente de onde ela esteja…

D. Suas doutrinas (fábulas e legalismo)

14 e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de gente que se desvia da verdade.

fábulas judaicas

Inovações — iam além do que estava revelado.

mandamentos de gente que se desvia da verdade.

Veja que não são mandamentos de Deus, mas de homens.

— Rejeitando o mandamento de Deus, vocês guardam a tradição humana.

Mc 7.8

Eram legalistas…

15 Todas as coisas são puras para os puros; mas, para os impuros e descrentes, nada é puro.

Achavam que os rituais externos, as tradições de homens, mudariam a vida deles…

Paulo diz que as coisas são puras para os puros, ou seja, a pureza deve vim do interior, de uma fé salvífica e então sim nossos atos serão puros.

Nada adianta o legalismo se o coração não for purificado pela fé!

Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

A religiosidade de nada adianta…

Ele tinham a mente e a consciência corrompidas.

16 Afirmam que conhecem a Deus, mas o negam por meio do que fazem; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para qualquer boa obra.

Veja que Paulo fecha o ciclo do seu argumento aqui…

Ele diz que eles diziam que conheciam a Deus, mas a prova de que esse conhecimento não era verdadeiro, estava na maneira que eles viviam.

 — — 

Qual o tratamento que devemos dar a eles?

11 É preciso fazer com que se calem… colocar uma amordaça na boca deles! Tirar do púlpito e de qualquer contexto de ensino rapidamente. Nunca mais ouvi-los!

Aplicação: Não compartilhe o que é ruim com ninguém…

12 Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé

A ordem não é espere mais um pouco…

Ore a respeito…

Vai conversando com a liderança sobre esse problema…

A ação deve ser imediata:repreenda-os severamente

 — — 

O CONHECIMENTO VERDADEIRO QUE PRODUZ PIEDADE — O FALSO ENSINO DEVE SER REFUTADO!

APLICAÇÕES FINAIS

1. Em primeiro lugar precisamos analisar a nossa própria vida. Como temos vivido? Onde estão as nossas boas obras? Temos crescido nisso ou não há evidência mais em nós de vida? É a beleza de Deus que está em jogo.

2. Precisamos fazer bom uso do ministério da palavra: exercite-se na piedade. Leia a sua bíblia, frequente as células, se envolva em discipulado, aconselhamento, pregação, participe dos cultos.

3. Cuidemos de nossa igreja. A liderança da igreja tem impacto direto nas nossas vidas. Protejam o púlpito de vocês. Não brinquem com o falso ensino!

4. Você é eleito? A prova: fé no evangelho! Creia em Cristo. Calme pelo salvador nessa manhã. Não saia daqui sem ter pedido a Deus a fé verdadeira. A fé que produz mudança de vida.

Criado por
Thiago Guerra
Todos os artigos do autor
Criado por Thiago Guerra