• Busca
  • Esqueceu a senha?

Em Busca da Felicidade

Photo by Zac Durant on Unsplash

Texto Bíblico: Salmos 119:1-8

1Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor. 2Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; 3não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. 4Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca.5Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos. 6Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos. 7Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos. 8Cumprirei os teus decretos; não me desampares jamais.

Em 2007 foi lançado um filme chamado “a procura da felicidade” com o famoso ator de cinema Will Smith. No filme Will Smith interpreta Chris um homem que enfrenta sérios problemas financeiros e que por causa disso sua esposa, decide partir. Ele agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só consegue um estágio não remunerado. Seus problemas financeiros não podem esperar uma promoção e eles acabam despejados. Pai e Filho passam a dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

A referência filosófica mais antiga de que se dispõe sobre o tema é um fragmento de um texto de Tales de Mileto, que viveu entre as últimas décadas do século 7 a.C. e a primeira metade do século 6 a.C. Segundo ele, é feliz “quem tem corpo são e forte, boa sorte e alma bem formada”. Vale atentar para a expressão “boa sorte”, pois disso dependia a felicidade na visão dos gregos mais antigos

A busca pela felicidade é uma das principais buscas da humanidade.

Alguns como o personagem interpretado por Will Smith, entende que a felicidade é ter seus problemas financeiros e familiares resolvidos. Mas vemos que muitas pessoas têm a sua situação financeira bem resolvida, mas vivem vidas tristes e amarguradas.

Outros como o Filosofo Tales de Mileto, acham que a felicidade depende de um corpo são e forte, de uma alma bem formada e de boa Sorte. Mas vemos pessoas que que fazem academia, tem boa alimentação, que tem “cabeça boa” e são infelizes, insatisfeitas.

João Calvino vai dizer: “Todos os homens aspiram naturalmente por felicidade, mas, em vez de buscá-la na vereda certa, preferem perambular deliberadamente para lá e para cá, por veredas intermináveis, para sua ruína e destruição[1]

O Salmo 119 é o maior salmo da bíblia. É um poema que em sua totalidade se alegra no fato de Deus haver se revelado a seu povo e o salmista revela intensa devoção pela palavra de Deus.[2] Não sabemos quem, quando e onde foi escrito este salmo, mas o seu conteúdo nos ensina muito a viver uma vida de devoção e satisfação em Deus. Afim de encontrarmos a felicidade.

Nos versículos 1 e 2 encontramos a expressão “Bem-Aventurado”

A expressão “Bem-Aventurado” aparece somente duas vezes no Salmo 119. e são nos versículos 1 e 2.

A expressão “Bem-aventurado” é caracterizado pela Felicidade.

Veja que o salmista inicia o Salmo 119 pronunciando a felicidade, como a felicidade é alcançada ou como é a felicidade.

A FELICIDADE SE INICA EM ANDAR COM INTEGRIDADE NOS CAMINHOS DA LEI DO SENHOR

Feliz é o homem, a mulher, o jovem, a criança, que anda com integridade, ou seja, ele não é censurado, livre de culpa.

Andar aqui é viver ou se comportar de maneira específica é viver de modo distinto. E essa forma de viver e de se comportar se dá porque a felicidade se inicia em andar na Lei do Senhor. Diariamente, e em todos aspectos e áreas da nossa vida. “Que vivem segundo a sua palavra.”

A FELICIDADE SE ENCONTRA NO GUARDAR E BUSCAR.

O salmista continua dizendo que a felicidade se encontra em guardar os testemunhos do Senhor.

A palavra “guardar” que lemos aqui, no original tem também o significado de “se conformar” ou seja é tomar forma de algo, é estar em conformidade, de acordo com algo. o Salmista encontra a felicidade em se conformar a Lei de Deus que nesse caso são os testemunhos do Senhor. Testemunhos do Senhor é a revelação de quem Deus é e de sua vontade. Então a Felicidade se encontra no se conformar na revelação de quem Deus é e em sua vontade, ou seja, de acordo com as escrituras.

O Conceito de “se conformar” utilizado nesse argumento pode ser visto utilizando a ferramenta léxico de Sentido Bíblico. Essa ferramenta é muito útil, O sentido da palavra em seu contexto, nesse caso as palavras “guardar” (v1), “cumpramos” (v4), “observe” (v5) e “cumprirei” (v8) segundo a ferramenta Léxico de Sentido Bíblico tem o significado de: observar (conformar) v. — conformar a ação ou prática de alguém a.

LEMBRE-SE DO QUE PAULO FALOU EM ROMANOS 12.2

E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixe que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

Paulo nos exorta a não viver na FORMA dos padrões e valores do sistema do mundo.

Utilizando a ferramenta Lema em parceria com a ferramenta Léxico de Sentido Bíblico, podemos colaborar com o argumento de se conformar utilizado antes.

Paulo nos aconselha a viver a transformação do nosso entendimento pela palavra de Deus por meio do E.S. Nossa mente, vontade, emoções e consciência são transformadas conforme vamos nos moldado a Lei de Deus. Compreendendo isso, preste a atenção! A busca da felicidade deve ser feita de todo o coração. Tanto o andar quanto o guardar deve ser feito na totalidade do nosso coração.

Coração aqui significa: o local dos pensamentos (mente), vontade, emoções e conhecimento do certo e errado (consciência) de uma pessoa. A Busca pela felicidade é feita na totalidade do coração, isto é, na totalidade dos nossos pensamentos, vontades, emoções e da nossa consciência. Não é somente uma parte, uma porcentagem, é total!!!

O sentido de coração aqui fica claro utilizando a ferramenta de Léxico de Sentido Bíblico.

O EFEITO DA FELICIDADE ESTÁ EM CONFORMAR TODO O NOSSO CORAÇÃO DE ACORDO COM A LEI DO SENHOR E NÃO PRATICAR A INIQUIDADE.

Praticar é comportar-se de uma certa maneira; mostrar um determinado comportamento ou atributo; conduzir-se ou comportar-se de forma própria.

Iniquidade é injustiça, perversidade, maldade / atos de injustiça. ou seja, são pessoas que vivem em rebelião para com o próximo, (contrário ao mandamento de amar ao próximo), se satisfaz em viver uma vida corrupta, e de maldade, praticando atos de injustiça. A lei de Deus é o antídoto contra todos os nossos delitos. Ela coloca limites para nós, é ela que nos matem sobre controle toda a nossa inclinação para pecar.

ENTENDA, QUE OS PRECEITOS FORAM ORDENADOS POR DEUS, E NÓS DEVEMOS CUMPRI-LOS Á RISCA.

A Lei é de Deus, ele é o autor dessa lei. E é o próprio Deus que ordena que nós devemos vive-la. Escute o que o próprio Deus falou ao seu povo sobre a sua Lei.

“São estes os mandamentos, os estatutos e os juízos que o Senhor, seu Deus, ordenou que fossem ensinados a vocês, para que vocês os cumprissem na terra em que vão entrar e possuir, 2para que durante todos os dias da sua vida vocês, os seus filhos, e os filhos dos seus filhos temam o Senhor, seu Deus, e guardem todos os seus estatutos e mandamentos que eu lhes ordeno, e para que os seus dias sejam prolongados. 3Portanto, escute, Israel, e tenha o cuidado de cumprir esses mandamentos, para que tudo lhes corra bem e vocês muito se multipliquem na terra que mana leite e mel, como o Senhor, o Deus dos seus pais, lhes prometeu.(Dt 6.1-3)

Devemos observar toda Lei de Deus e caminhar. Devemos observar toda Lei de Deus e não somente a parte que gostamos ou achamos melhor, ou a que vamos conseguir cumprir, mas devemos andar observando a Lei de Deus e se conformando diariamente nela. O Salmista deixa claro nessa declaração de que Deus falou e que seus preceitos se relacionam com a prática.

O caminho para a vida é o caminho da obediência E isso está diante de nós. Está revelado nas escrituras. E o próprio Jesus confirma isso:

Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras”(Jo 14.23-24)

O próprio Cristo andou segundo a Lei de Deus.

“Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.” (Jo 15.10).

AS EVIDÊNCIAS DE QUE VOCE É FELIZ.

O RECONHECIENTO DE QUEM SOMOS E UM DESEJO DE QUE O NOSSO ANDAR ESTEJA EM CONFORMIDADE A LEI DE DEUS.

“Quem dera fossem firmes os meus passos, para que observe os teus decretos” Sl 119-5

Quando conhecemos a Lei Deus, fica nítido o quanto Deus é santo e nós somos pecadores. Fica nítido o quanto somos inclinados, propensos a pecar. Fica claro aos nossos olhos, o quanto Deus é bondoso e misericordioso para conosco. Fica claro que a lei é uma arma nas mãos de um juiz irado, mas um instrumento nas mãos de um Pai Amoroso, um recurso usado pelo E.S para nos tornar mais semelhantes a Jesus Cristo. E é Quando conhecemos a Lei de Deus, que nasce em nós um desejo de nos conformar segundo a vontade de Deus. Um desejo de buscar a Deus, somos capacitados pelo Espirito Santo para trilharmos os caminhos de Deus. Veja que esse desejo não nasce pelo simples objetivo de cumprir uma lista de regras. Mas uma vontade de conhecer melhor a Deus e nos achegar a ele e cultivar um relacionamento sincero e integro. Se o homem observar criteriosamente a lei de Deus, ele não precisa viver sob a apreensão de que se lamentará do que já fez ou se empenha a fazer. “então não terei do que me envergonhar”

UM CORAÇAO AGRADECIDO.

“eu te darei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos.”

Um coração feliz é agradecido a Deus. Ele expressa gratidão e apreço por Deus. E ele fará isso de forma integra, sem culpa, sem medo, fará isso não porque alguém mandou, mas porque ele encontrou a felicidade Viver conforme nos é exigido pela lei de Deus nos deixa feliz. Porque agora, esse coração sabe que o seu conhecimento referente a Deus está aumentando, agora ele está obtendo compreensão de Deus e de sua vontade, agora o que outrora era mistério está sendo revelando diariamente pela sua Lei.

UM COMPROMISSO

“cumprirei os teus decretos”

O salmista faz uma promessa. A palavra cumprirei aqui tem o mesmo sentido que já vimos antes de “se conformar”. O salmista está prometendo que irá se conformar a Deus e a sua vontade. Quando diz-se que a pessoa está “compromissada” é porque a mesma estabeleceu um compromisso de fidelidade com a outra sob a forma de um relacionamento.

O salmista finaliza essa promessa com uma oração. “não me desampares”. O Salmista agora sabe quem ele é, por isso ele pede que nesse processo de andar no caminho da Lei, busca-la de todo o coração e se conformar a ela, se o Senhor não estiver com ele, ele não irá conseguir.

FIM.


[1] Meister, M. F. (2009–2012). Prefácio à Edição em Português. In F. Ferreira, T. J. Santos Filho, & F. W. Ferreira (Orgs.), V. G. Martins (Trad.), Salmos (Primeira Edição, Vol. 4, p. 173). São José dos Campos, SP: Editora Fiel.

[2] Harman, A. (2011). Salmos. (V. G. Martins, Trad.) (1a edição, p. 400). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.

Criado por
Eliezer Mafra
Todos os artigos do autor
Criado por Eliezer Mafra