Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. (Tiago 4.13-17, NVI)
Ideia exegética: Tiago exorta alguns cristãos comerciantes que estavam agindo de forma orgulhosa ao realizarem seus projetos pessoais sem considerar a vontade soberana de Deus, mostrando que ao planejar eles deveriam (1) considerar a fragilidade humana, (2) reconhecer a soberania de Deus e entender que sua soberba é pecado.
Ideia Homilética: O modo correto de realizarmos projetos pessoais é (1) entendendo a fragilidade e brevidade de nossas vidas, (2) reconhecendo a soberania de Deus em nosso coração e discurso (3) confessando o pecado da pretensa autosuficiência.