• Busca
  • Esqueceu a senha?

Linha do Tempo: A História Bíblica e Mundial num só lugar

Olá caros irmãos e cooperadores do avanço do Reino de Cristo, aqui é o Pr. Elivando Mesquita, e pela graça de Deus, compartilho com vocês mais um incrível recurso do Software Bíblico Logos.

No último Artigo vimos de forma mais extensa a descrição do Factbook. Um recurso que oferece inúmeras informações para o estudo de personagens (bíblicos ou não), eventos, temas, livros bíblicos e suas diversas especificidades de estudos. O propósito foi mostrar como o Factbook agrupa e otimiza todas as informações necessárias contidas na Biblioteca Logos de acordo com cada necessidade de pesquisa.

Hoje nos concentraremos em um Recurso similar ao Factbook, considerando sua capacidade de centralizar e otimizar as informações. Pense em quando você está elaborando uma pregação ou estudo de alguma temática, personagem ou evento (bíblico ou não), e não recorda exatamente quando aconteceu. Por exemplo, a data que Raabe esconde os espias, o período do reinado de Josafá de Judá (ou qualquer outro), as datas das viagens de Paulo, a tradução do NT por Lutero. Tudo isso é possível com o Recurso Linha do Tempo!

A Linha do Tempo (Menu Ferramentas > Referência), não somente exibe milhares de eventos bíblicos e mundiais, como também oferece breves descrições e links para aprofundamento através de recursos da sua Biblioteca ou para a loja virtual. Ou seja, esse recurso faz automaticamente a seleção para nossa pesquisa, mesmo que você não tenha em sua biblioteca.

Janela Linha do Tempo

Veja um exemplo abaixo do Reinado de Salomão em Israel, considerando a perspectiva tardia (Essa janela suspensa é exibida ao clicar com mouse no evento desejado):

Reinado de Salomão

Observe que é oferecido um esboço da vida de Salomão a partir do período destacado (961 – 922 BC). Nessa mesma janela, ao clicar em MAIS, você será redirecionado para o Factbook, e lá poderá aprofundar seus estudos. Abaixo você vê todos os links para os recursos que você possui em sua Biblioteca. Os recursos que aparecem com um cadeado, são recursos importantes para sua pesquisa, mas que você ainda não possui, clicando neles você será redirecionado para a opção de compra.

Um dos destaques da Linha do Tempo é a possibilidade de pesquisar por eventos que ocorreram ao longo da História Mundial! Você pode ver períodos e acontecimentos de Interesse Geral, por exemplo, como: a invenção da pólvora, da lupa, do relógio, da calculadora, como também a vida e obras de Homero, Tales de Mileto, Heráclito, Arquelau, Parmênides.

Imagine, por exemplo, você estudar a linha do tempo do Senhor Jesus Cristo em Seu ministério terreno, ou a vida de Davi, Paulo, Pedro, Lucas, e todos os personagens bíblicos. Além disso, você pode pesquisar eventos como a Reforma Protestante e tudo que a envolveu, como também teólogos do passado e contemporâneos, apontando períodos de sua biografia.

Contudo, no primeiro momento, é possível se sentir intimidado ou perdido devido à grande quantidade de informações à sua frente. Porém, é extremamente fácil reduzir e higienizar a tela, de acordo com a sua necessidade de pesquisa. Veja a imagem abaixo com as diversas possibilidades para particularizar seus estudos (clique para ampliar):

Atenção para uma dica especial!

Um destaque especial deve ser dado à todas essas funções de Filtros. Isso porque, ao fazermos uma pesquisa, muitas informações são retornadas em uma extensão muito ampla horizontalmente. Ou seja, dependendo do período da história em que estamos posicionados, ao realizarmos uma pesquisa, as informações que desejamos podem se referir a outro período de tempo, que não está em nossa tela. Sendo necessário rolarmos horizontalmente para procurá-lo.

Todavia, não é necessário ficar procurando onde estão os resultados da pesquisa. Basta ir à função de filtro “Ajustar” e clicar na primeira opção: “Mostrar todos os eventos correspondentes”. Pronto! Se você observar, a caixa de período será alterada e todos os eventos de sua pesquisa serão exibidos juntos.

Muito obrigado por sua atenção! Espero realmente que tenha sido um tempo útil de leitura e que contribua para a edificação da Igreja de Cristo.

Segue um link de um vídeo que gravei apresentando a Linha do Tempo e todas as particularidades descritas aqui.

Deus os abençoe! Até mais!

Pr. Elivando Mesquita.
Orare et Labutare

Criado por
Pr. Elivando Mesquita

Elivando Mesquita é casado com Amanda e pastor da Igreja Batista Reformada em Russas-CE. Formado pelo Seminário Teológico Charles Spurgeon, atualmente cursando Estudos em Teologia Bíblica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Também é um dos articulistas do Blog em português do Software Bíblico Logos.

Todos os artigos do autor
Criado por Pr. Elivando Mesquita