• Busca
  • Esqueceu a senha?

Como o Amor Cristão Direcionou a Não-Violência do Dr. King

Segunda feira passada os EUA lembraram o Dr. Martin Luther King, Jr, como em todos os anos. Embora mais conhecido como um ativista dos direitos civis, ele era antes de tudo um pastor, e sua fé motivava seu zelo e compromisso com a justiça social.

Você pode explorar a vida, a teologia e o ativismo de King em Martin Luther King Jr. na Armchair Theologians Series (13 vols.).

No recorte abaixo, o autor Rufus Burrow Jr. descreve um ingrediente essencial para a teoria da não-violência do Dr. King: Agape.


Dr. King integrou o conceito de ágape (o amor espontâneo e transbordante de Deus) na teoria da não-violência de uma forma que deu a ela um teor mais explicitamente cristão. Mas talvez ainda mais importante, o ágape deu a não-violência um sólido fundamento teológico. Dr. King entendeu que Deus era a fonte do ágape. De fato, seguindo o teólogo sueco Anders Nygren, ele sustentou que Deus é ágape, bem como o meio pelo qual o amor é introduzido nos corações e almas dos seres humanos. A não-violência exige que alguém corajosamente enfrente e resista ao mal e à injustiça, mas também exige que isso seja feito no espírito do amor.

O tipo Kinguiano de não-violência exige amor, mas não de tipo fraco ou sentimental. “É um amor muito severo que se organizaria em ação coletiva para corrigir o erro assumindo o sofrimento”, escreveu King. Isso é o que torna o cristianismo tão difícil de viver, porque como Dr. King observou durante o movimento o Montgomery, “Ele exige um caro e perigoso altruísmo” – não apenas amor de si mesmo, mas o amor ao próximo. Para King, o ágape cristão era o bem maior, “o poder mais durável” e o “batimento cardíaco do cosmos moral”.

Tendo sido influenciado por Paul Ramsey, King afirmou que o ágape é amor desinteressado, o que significa que não espera nada em troca. Não se preocupa com quem é o próximo. Todo mundo é o próximo.

Sob a influência de Nygren, Dr. King entendeu que agape é a mais elevada forma de amor e é “o poder mais durável do mundo.” É um amor que é totalmente espontâneo e altruísta, não importando se seus objetos são as vítimas da tragédia de Virginia Tech em 16 de abril de 2007, ou o perpetrador nessa tragédia, Tseung Qui Cho. De acordo com King, cada pessoa é um destinatário do amor ágil e inesgotável de Deus.

Além disso, ágape é o amor redentor, o amor de Deus trabalhando dentro dos seres humanos. Ágape é dirigido até mesmo àquilo que é considerado indigno de amor e, ao chegar a um objeto, ele realmente impregna esse objeto com valor. O ponto de significação para a doutrina da não-violência de King é que o agape ama ambos por causa e apesar de. Pode-se amar os inimigos precisamente por causa do agape de Deus (ou o amor de Deus nas pessoas). O amor, nesse sentido, é “o núcleo e a pulsação do coração”.

King também estava convencido de que o ágape é um princípio completamente comunitário ou relacional. Ou seja, as pessoas não são criadas para existir isoladamente. Em vez disso, eles são criados em e para relacionamento e comunidade. Ágape sempre procura criar, preservar e melhorar a comunidade.


Traduzido do Logos Talk

Criado por
klaitonsilva
Todos os artigos do autor
1 comentário
Criado por klaitonsilva