• Busca
  • Esqueceu a senha?

Dicas e Truques: Pesquisando Profecias Messiânicas

Meus irmãos, sabemos que a Bíblia inteira aponta para o Senhor Jesus Cristo. Vemos isso em toda a extensão do Antigo Testamento, como também massivamente no Novo Testamento. A História da Revelação é a respeito DELE! Ele é a grande Estrela, a Verdadeira Luz (Jo 8.11; 9.5)!

Por isso, quando nos deparamos com essa percepção, desejamos encontrar, especificamente, tanto profecias que apontam para o Senhor Jesus no Antigo Testamento, quanto o cumprimento dessas profecias no Novo Testamento. Para isso, o Logos nos ajuda extraordinariamente! Existem algumas maneiras de encontrar essas informações. Contudo, quero abordar apenas uma, a mais rápida e funcional delas, com o Recurso de Pesquisa.

Todavia, uma observação é necessária! Tanto o que constitui uma profecia messiânica, seus componentes e cumprimentos, quanto os detalhes dos seus cumprimentos, são motivos de grande ponderação pelos estudiosos bíblicos. Por isso, os mecanismos de pesquisa do Logos, não têm a pretensão de exaurir completamente todas as passagens de profecia e cumprimento quanto ao Messias. Entretanto, todas as passagens que são claramente apontadas e cumpridas, são contempladas nos operadores e marcadores de Pesquisa do Logos.

Para isso, os desenvolvedores do Logos marcaram tanto as profecias messiânicas no Antigo Testamento, quanto seus cumprimentos no Novo Testamento. Como mencionei, abordaremos apenas um meio para buscarmos esses resultados. Segue abaixo: Usando o Recurso de Pesquisa do Logos.[1]

  • OBS.1: os comandos ainda não estão traduzidos para o português.
  • OBS.2: copie e cole todo o comando no campo de pesquisa do Recurso de Pesquisa, inclusive as chaves “{”.

A Pesquisa a seguir localizará profecias de que o Messias nasceria em Belém:

  • {Label Messianic Prophecy WHERE Content ~ “Bethlehem”}

A Pesquisa a seguir localizará profecias especificamente em Isaías (você pode alterar para outro):

  • {Label Messianic Prophecy WHERE Source ~ <Isaias>}

A Pesquisa a seguir localizará onde aquele que fala afirma ter cumprido, ele mesmo, a profecia:

  • {Label Messianic Prophecy WHERE Fulfillment ~ “Self-Proclamation”}

A Pesquisa a seguir localizará profecias cumpridas em um livro específico do NT, por exemplo, Hebreus (você pode alterar para outro):

  • {Label Messianic Prophecy WHERE Target ~ <Hb>}

A Pesquisa a seguir localizará todos as profecias na Bíblia, tanto fonte (AT), quanto alvo (NT):

  • {Label Messianic Prophecy}

É isso! Espero que essa dica seja útil para seus estudos e desafio de alimentar a si mesmo e o rebanho do Senhor! Feliz Natal para você e sua família! Logo estarei de volta compartilhando mais dicas e truques para otimizar o uso do Logos.

Deus os abençoe! Até mais!

Pr. Elivando Mesquita.
Orare et Labutare


[1] Jimmy Parks, Messianic Prophecy: Dataset Documentation (Bellingham, WA: Faithlife, 2018).

Criado por
Pr. Elivando Mesquita

Elivando Mesquita é casado com Amanda e pastor da Igreja Batista Reformada em Russas-CE. Formado pelo Seminário Teológico Charles Spurgeon, atualmente cursando Estudos em Teologia Bíblica no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Também é um dos articulistas do Blog em português do Software Bíblico Logos.

Todos os artigos do autor
Criado por Pr. Elivando Mesquita