• Busca
  • Esqueceu a senha?

Organizando sua Biblioteca Digital

Neste artigo, não abordarei temas teológicos, mas algo bem prático, que tem me auxiliado muito a obter resultados mais precisos nas pesquisas e organizar os livros da minha biblioteca Logos: o recurso “Coleções”.

Se você é um explorador bíblico como eu, e quando está estudando gosta de consultar dicionários, comentários técnico e pastorais, saber qual a opinião  de determinando autor com relação a um dado versículo, verificar os textos gregos e hebraicos e colocar tudo no contexto sócio-histórico-cultural; é provável que em pouco tempo sua biblioteca digital fique enorme (no meu caso, quase 1.400 títulos). Além disso,o Software Logos tem pacotes já organizados (Logos Packages), prontos, com cerca de 5.000 títulos. Com essa uma quantidade grande de recursos, quando você realizar uma pesquisa obterá tantos resultados que irá gastar um bom tempo até encontrar algo relevante.
Para auxiliar nessa questão, o Logos disponibiliza uma forma de organizar e classificar seu livros chamada “Coleções“, que pode ser usada durante as pesquisas restringindo o escopo da busca e trazendo resultados mais precisos.
Screen Shot 2015-03-29 at 18.48.04
Para cria uma nova Coleção, você deve acessar o menu Ferramentas e clicar em Coleções. Uma janela será exibida apresentando uma coleção vazia para você adicionar os livros que quiser.
Screen Shot 2015-03-29 at 18.54.31
Digite um nome para sua Coleção (ex: Dicionários) e em seguida abra a janela da Biblioteca para acrescentar os livros. Clique e arraste os títulos individualmente para a seção “+ Mais estes recursos”.
Screen Shot 2015-03-29 at 19.09.31
Quanto tiver concluído, faça uma nova pesquisa especificando no campo “em” da janela de Pesquisa a coleção que você criou. Veja que são exibidos apenas os livros da coleção, simplificando sua análise dos resultados.
Screen Shot 2015-03-29 at 19.13.11
Com esse recurso do Logos, você pode criar coleções sobre diversos temas e assuntos, e obter resultados mais precisos em suas pesquisas. Também é possível usar as Coleções para selecionar os resultados apresentados nas análises de Textos, no módulo Exegético e na exibição de Comentários. Isso abordarei em um post futuro.
Criado por
Ricardo Meneghelli
Todos os artigos do autor
Criado por Ricardo Meneghelli